sexta-feira, 10 de setembro de 2010

TEATRO POTIGUAR NO FLORIPA TEATRO

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará viaja nesta sexta-feira para Florianópolis, com o objetivo de participar de um dos maiores festivais de teatro do país: será o XVII Floripa Teatro, organizado pela Fundação Franklin Cascaes, de Santa Catarina. O festival não tem caráter competitivo, e se constitui numa grande mostra de teatro de grupo do Brasil, com apresentações em teatros, lonas, e dezenas de workshops.  O Pessoal do Tarará apresentará o seu espetáculo A peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró, neste domingo, às 21h no Teatro Governador Pedro Ivo (maior palco das artes de Santa Catarina). Na segunda-feira, 13, o espetáculo será apresentado na Lona do Largo da catedral, às 12h e às 17h. Neste mesmo dia o grupo ministrará um work shop intitulado Á Construção da Cena´, na Casa da Memória. Na terça-feira, 14, o grupo apresentará A Peleja do Amor na Lona do rio Tavares, em duas sessões (15h e às 20h). Na quarta-feira (15), o grupo se apresenta na Lona dos Ingleses, também em duas sessões (15h e 20h).
O grupo com o maior número de apresentações neste festival é O Pessoal do Tarará. “Desde que fomos selecionados que a coordenação do Floripa Teatro está dando todas as condições para a realização de um trabalho de qualidade”, explica a atriz e produtora Ludmila Albuquerque.
Serão sete apresentações e um workshop na décima sétima edição do Floripa Teatro, mais importante festival de teatro de Santa Catarina. O Pessoal do Tarará pela primeira vez mostrará a sua arte em terras catarinenses. O festival recebeu 314 propostas de espetáculos de todo o Brasil, e aprovou 36, dentre elas o espetáculo ‘A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró’, que seguirá representando o Rio Grande do Norte pelos festivais do Brasil. Participam ainda, além d´O Pessoal do Tarará, grupos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará.

SOBRE O ESPETÁCULO - “A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró” é uma livre adaptação de um grande clássico do teatro: Cyrano de Bergerac, do francês Edmond Rostand (1868-1918), estreada em setembro de 2006, depois de um período de quase um ano de montagem.

O Pessoal do Tarará privilegiou aspectos regionais, em seu espetáculo, o que fica claro com a presença de poesias do poeta mossoroense Antônio Francisco, e do saudoso violeiro, Eliseu Ventania, também nascido no Rio Grande do Norte. No entanto, a direção trabalhou, durante o processo de montagem, o encontro do “erudito” com o “popular”, tornando a peça regional e ao mesmo tempo clássica. Isto é facilmente notado no texto, na interpretação dos atores, no cenário, nos figurinos, e até nos instrumentos musicais.

SINOPSE - O espetáculo conta a história de Severino de Mossoró, que apaixonado pela sua prima Roxana, vê em sua falta de beleza (Severino é possuidor de um nariz extravagante) o maior empecilho para esta aproximação. Por outro lado, Roxana se aproxima de Severino e pede para que ele proteja Cristiano, um belo e jovem rapaz, por quem Roxana se diz atraída.
Ao se aproximar de Cristiano, Severino percebe que o belo rapaz não tem habilidade com as palavras, e aproveita para convencê-lo, de que os dois, juntos, poderiam conquistar o amor de Roxana. Severino com sua eloquência, e Cristiano com sua beleza.

A PELEJA DO AMOR NO CORAÇÃO DE SEVERINO DE MOSSORÓ

FICHA TÉCNICA:

Livre adaptação de Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand
Com poesias de Antônio Francisco e músicas de Eliseu Ventania e Zelito coringa
Adaptação e Direção: Dionízio do Apodi
Colaboração: Lenilton Teixeira
Arranjos Musicais: Cláudio Henrique
Arranjos Adicionais: Zelito Coringa
Instrutores de Percussão: Coquinho e Osman
Iluminação: Ronaldo Costa
Montagem e Operação de Luz: Alex Peteka
Engenheiro de Som: Eduardo Pinheiro
Cenário: Marcos Leonardo e O Pessoal do Tarará
Figurinos e maquiagem: Marcos Leonardo
Boneco e cavalos: Edgley Feitosa
Elenco: Antônio Marcos, Dionízio do Apodi, Ludmila Albuquerque, Madson Ney, Maxson Ariton
e Rosi Reis

Nenhum comentário: