quinta-feira, 27 de maio de 2010

A CIDADE (LER) OU ELA NÃO LÊ?


Parabenizo a iniciativa da Semana Literária que está sendo realizada no Município de Carnaubais. Unir a comunidade em prol da leitura é sempre motivo de grande alegria e que essa ou outras iniciativas aconteçam continuamente.
É fácil falar de leitura, é fácil dizer que a mesma é importante, que nos faz viajar e adquirir conhecimentos. Difícil é tomar gosto e fazer da mesma uma prática constante. Será que nós, educadores e representantes do povo refletimos realmente sobre isso? Por que será que o Brasil é considerado um país que não lê? Na verdade temos comprovado uma força infinita de ignorância na leitura. Fala-se muito e pratica-se pouco.
Agora, atento para a seguinte questão de ordem ortográfica: - Qual a escrita correta da frase publicitária divulgada pela secretaria de educação em blogs, panfletos, sites, folders, dentre outros. Afinal de contas, Carnaubais, cidade que LER ou CARNAUBAIS,CIDADE QUE LÊ? Vamos juntos pensar esta questão de nossa língua portuguesa. LER é verbo no infinitivo e é o verbo conjugado no presente do indicativo da terceira pessoa. Segundo os gramáticos a forma conjugada indica ação que está acontecendo agora ou com freqüência. Dessa maneira, a propaganda evidencia ser a Cidade que não lê. Será que ela lê? Ou não tem lido como deveria ler?
Faço esse registro e sugiro que, em relação à gafe cometida, a correção seja feita sem grandes constrangimentos. Carnaubais precisa ser hoje, amanhã e no futuro a cidade que realmente lê e escreve corretamente.

Josélia Coringa

2 comentários:

Linguistas Afins disse...

Cara, Josélia. Nossa língua é realmente cheia de armadilhas, mesmo trabalhando diretamente com ela, uma vez ou outra somos pegos por dúvidas que não deveriamos ter se realmente lêssemos como deveriamos. Assim,. diante de algo a publicar, é preciso que nos preocupemos com a norma padrão ou podemos ser traídos por nossas próprias palavras.

Anônimo disse...

Temos que ter cuidado, também, ao usar o mesmo, a mesma. Pois,da forma que foi utilizado no comentário não está correto.