quarta-feira, 12 de maio de 2010

LEITURA DE UM CLÁSSICO VARZEANO




Estive a semana passada na cidade de Pendências e recebi de presente da Fundação de Cultura Felix Rodrigues – Um valioso exemplar do Livro Terras de Camundá – de Manoel Rodrigues de Melo. Li numa tirada só, livro bom demais de ler. O autor faz uma viagem maravilhosa pelos tipos, pelas paisagens e costumes dos moradores do seu lugarejo. Romance escrito em forma de roteiro cinematográfico, em que cada palavra nos faz enxergar uma fotografia em movimento. Ao ler pude sentir o cheiro e a cor de todos os personagens ali descritos, gente que diante da falta de tudo, preservam a amizade, a alegria, as brincadeiras de criança e as conversas bem no pé da cozinha. E assim o cronista maior da nossa região rebatiza a sua querida cidade. Pendências se faz na sua fértil imaginação de homem visionário à promissora Felisópolis. Os diálogos curiosos e carregados de linguagem simples do seu povo enriquecem com perfeição e essência este livro, pura síntese de um cotidiano passado que ainda se repete em muitos recantos fincados as margens do bravo Piranhas Açu.
O grande construtor das letras potiguares Manoel Rodrigues de Melo sonhou a felicidade para a sua terra, e acredito que todos os poetas também sonham a sua.
Depois dessa leitura somente desejo sorte aos moradores das terras de Camundá, que sigam rumo a polis feliz, e que o desenvolvimento chegue e com ele a felicidade sonhada,
longe das pendências do tempo que a nossa vizinha siga construindo o futuro agora.
Daqui da capital das Quandús busco um codinome para sonhar a minha terra também.

Por Zelito Coringa

Nenhum comentário: