sábado, 16 de fevereiro de 2013

O que ensinar em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano


Escola Profª Adalgiza Emídia da Costa

Disciplina: Língua Portuguesa.
Turno: vespertino
Professora: Josélia Coringa
Livro didático: Diálogo- Eliana S. Beltrão; Tereza Gordilho.
                                  Planejamento anual
                                                                       

      O que ensinar em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano

A meta da disciplina é permitir que os estudantes leiam e produzam textos de qualidade, além de desenvolver a oralidade.

Objetivo:
Formar alunos capazes de usar adequadamente a língua materna, em suas modalidades escrita e oral, e refletir criticamente sobre o que leem e escrevem. Esses são os objetivos das aulas de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano.
Expectativas de aprendizagem 
Ler individualmente e em grupo, identificar recursos linguísticos.
 Discutir sobre os textos lidos.
Escrever breves ensaios sobre obras literárias, expressar seus pontos de vista frente ao texto e levantar argumentos.
Aprofundar-se sobre determinado autor, lendo e consultando textos sobre a vida e a produção dele, e explorar o estilo e os temas mais abordados por ele.
Buscar informações, selecionando estratégias de leitura conforme os propósitos específicos.
Complementar textos com informações provenientes de outras produções escritas, usando estratégias próprias de cada gênero.
Organizar debates sobre temas de interesse geral e participar dele registrando dados de várias fontes.
                                                                                                                Revista Nova Escola


Objetivos Gerais:
*Desenvolver e aperfeiçoar os mecanismos de leitura escrita, associando as novas situações       de aprendizagem e situações práticas.
*Trabalhar leituras diversificadas dos mais diferentes tipos de textos (informativos, narrativos, literários, poéticos e lúdicos, publicitários, instrutivos, dissertativos e práticos).
*Desenvolver a capacidade de pensar e organizar ideias, expressando-as de forma clara e precisa nas diferentes formas de comunicação oral e escrita.
*Desenvolver a criatividade e o espírito crítico.
*Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita.
*Aprimorar o gosto pela leitura.
*Conhecer e respeitar as diferentes variedades linguísticas.
                     
Objetivos Específicos:
*Desenvolver a habilidade oral e escrita.
*Desenvolver a habilidade de produzir textos individuais e coletivos.
*Compreender o texto lido.
*Conhecer e identificar os diversos gêneros textuais.
*Identificar alguns elementos da narrativa e alguns aspectos linguísticos no texto.
*Estabelecer relações entre os textos lidos.
*Estabelecer semelhanças e diferenças entre a linguagem falada e a escrita.
*Refletir sobre direitos e deveres que possui.
*Criar regras de convívio para a sala de aula.
*Pontuar um texto corretamente e perceber a função dos parágrafos.
*Selecionar, sintetizar e organizar as informações obtidas através de pesquisas.

Metodologias e Estratégias
*Leitura silenciosa e oral: individual e coletiva de textos diversos.
*Análise de textos e interpretação de gravuras.
*Reprodução de textos.
*Consulta ao dicionário.
*Comentários sobre os gêneros textuais.
*Identificação e emprego das regras gramaticais trabalhadas.
*Seminários,
*Reconhecimento de frases ou períodos que não pertencem ao texto,
*inserção de informação desordenada no texto
*Organização (reconstrução) de textos,
*Pesquisas,
*História de vida,
*Leitura coletiva de um livro
*Debates, filmes,
*Dinâmicas, tarefas para casa do livro didático
                   ...


Conteúdos  do 6° ano  -
1º bimestre                                                                           
GRAMÁTICA
·         Frase – tipos de frases
·         Oração e período
·         Sujeito e predicado
·         Classificação do sujeito
·         Substantivos
·         Classificação dos substantivos
ORTOGRAFIA
·         Emprego do S e do Z

LINGUAGEM
·         Verbal e não verbal
Textos: narrativos e relatos de memórias
2º bimestre      
GRAMÁTICA
·         Estudo dos pronomes
·         Classificação dos pronomes pessoais
·         Sujeito implícito e indeterminado
·         Classificação do sujeito
ORTOGRAFIA
·         Emprego do G


Textos: Gêneros de tradição oral  e texto explicativo
 3º bimestre      
GRAMÁTICA
·         Adjetivo e locução adjetiva
·         Estudo dos pronomes demonstrativos e possessivos
·         Estudo do artigo
·         Estudo e classificação dos numerais
·         Flexão de número dos substantivos e adjetivos
·         Formação do plural dos substantivos e adjetivos
ORTOGRAFIA
·         Palavras homônimas


Textos: Verbete de enciclopédia
 4º bimestre      
GRAMÁTICA
·         Flexão de gênero dos substantivos e adjetivos
·         Formação do feminino dos substantivos e adjetivos
·         Estudo do verbo: flexões, modos e tempos
ORTOGRAFIA
·         Classificação das palavras quanto á tonicidade
·         Acentuação das oxítonas



Textos: Poema e texto instrucional
Conteúdos  do 7° ano  -
1º bimestre                                                                           
GRAMÁTICA
·         Oração sem sujeito
·         Predicado-tipos de predicado
·         Modo subjuntivo
·         Tempo do modo subjuntivo
·         Adjunto adverbial
ORTOGRAFIA
·         Acentuação dos monossílabos
·         Emprego do x e ch


Textos: narrativos e relatos de memórias
2º bimestre      
GRAMÁTICA
·         Advérbio e locução adverbial
·         Classificação dos advérbios
·         Verbos irregulares-modo indicativo
·         Classificação dos verbos
LINGUAGEM
·         Linguagem figurada


Textos: Gêneros  poema e anúncio de campanha
 3º bimestre      
GRAMÁTICA
·         Preposição
·         Combinação e contração das preposições
·         Pronomes pessoais oblíquos
·         Verbos irregulares do modo subjuntivo
ORTOGRAFIA
·         Emprego do são, cão, ssão
·         Acentuação das paroxítonos
·         Emprego do g e do j

Textos: Seminário e notícia
 4º bimestre      
GRAMÁTICA
·         Vocativo
·         Interjeição
·         Modo imperativo
·         Formas do imperativo
·         Imperativo afirmativo e negativo
Textos: Reportagem

Conteúdos  do 8° ano  -
1º bimestre                                                                           
GRAMÁTICA
·         Predicado verbo-nominal
·         Verbos ser e estar
·         Vozes do verbo
ORTOGRAFIA
·         Acentuação dos hiatos
·         Emprego dos porquês
Textos: narrativos e relatos de memórias
2º bimestre      
GRAMÁTICA
·         Função do se
·         O verbo pôr
·         Verbos ter e haver
·         Complemento nominal
·         Aposto
ORTOGRAFIA
·         Homófonas e homógrafas
PONTUAÇÃO
·         Orações coordenadas
Textos: Gênero artigo de opinião e texto explicativo
3º bimestre      
GRAMÁTICA
·         Período composto por coordenação
·         Classificação das orações coordenadas
·         Período composto por subordinação
·         Classificação das subordinadas
Textos: Poema e debate
 4º bimestre      
GRAMÁTICA
·         Orações subordinadas adverbiais
·         Classificação das subordinadas adverbiais
PONTUAÇÃO
·         Vírgulas nas orações subordinadas


Textos: Autobiografia

Conteúdos  do 9° ano  -
1º bimestre                                                                           
GRAMÁTICA
·         Orações subordinadas substantivas
·         Períodos mistos
·         Orações subordinadas adjetivas
·         Pronomes relativos
ORTOGRAFIA
·         Estudo de algumas palavras e expressões
LINGUAGEM
·         Sinônimo, antônimo, hiperônimos
·         Polissemia
Textos: crônicas literárias e exposição oral
2º bimestre      
GRAMÁTICA
·         Estrutura das palavras
·         Formação das palavras
·         Derivação e composição


LINGUAGEM
·         Estudo dos radicais
Textos: Gêneros de tradição oral  e texto explicativo
 3º bimestre      
GRAMÁTICA
·         Concordância nominal
·         Concordância verbal

LINGUAGEM
·         Figurada 1 e 2
Textos: Resenha crítica e debate
 4º bimestre      
GRAMÁTICA
·         Regência verbal
·         Versificação
·         Classificação das rimas
ORTOGRAFIA
·         Crase
LINGUAGEM
·         Figurada 3
Textos: Poema e biografias
AVALIAÇÃO:
A avaliação será processual e contínua, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura e escrita dos textos e das atividades, a discussão em grupos, a análise das características textuais, dos elementos gramaticais e ortográficos e a discussão das questões apresentadas.
1. Avaliação da sequência didática:
• Leitura e interpretação de texto;
• Gramática;
• Linguagem;
• Ortografia.

1.Avaliação formativa:
...



28 comentários:

silvia lopes disse...

UM DOS MEHORES BLOGS QUE ENCONTREI HOJE! MUITO BOM! PARABÉNS ´PELA MONTAGEM DO PLANO DE AULA BIMESTRAL. AGORA COMO SUGESTÃO PARA FICAR MAIS COMPLETO DEVERIA INSERIR LINKS QUE LEVASSEM A CADA ASSUNTO COM EXERCÍCIOS E TEXTOS.

Anônimo disse...

Fico muito feliz e agradecida quando em algum momento de duvida, insegurança ou indecisão em nossa atividade profissional, encontro pessoas como você, que posta propostas como esta, clara e objetiva capaz de nos direcionar com confiança novamente.Parabéns e muito obrigada. Um abraço,Teodora

Anônimo disse...

Muito bom

Anônimo disse...

Muito proveitoso, adorei.

Profº Naldinho disse...

Maravilhosa a sugestão professora, como sempre com brilhantes sugestões. acompanho seu blog sempre. Parabéns!!!!

Mizael lira disse...

Bom, fiquei muito feliz ao encontrar este blog; me ajudou bastante.
Parabéns.

Maria Lucia Costa disse...

Gostei muito deste Plano de Aula e confesso que vou usá-lo em meu Planejamento neste ano... muito bom Parabéns

Anônimo disse...

Nunca encontrei um blog tão completo como esse. Obrigada! Amei o plano anual de Língua Portuguesa, é sensacional, muiiiitoo bom! Parabéns!

Carol Cunha disse...

Quero parabenizá-la pelo excelente trabalho!Estava precisando muito desta orientação! Deus te abençoe e continue assim, prestando este socorro à quem necessita de auxílio! Adorei o plano e vou adaptá-lo ao meu plano anual. Um forte abraço!!!! E muito obrigada! Namastê!

Anônimo disse...

Tô colando esse aí!
Muy gracias.

Anônimo disse...

Muito bom,muito proveitoso,é um belíssimo plano de aula, me ajudou muito...Meus parabéns..

Scarlet Zan Mayara disse...

Muito bom teu blog. Ajuda muito na elaboração de plano de aula. Abraços.

Valdete Alves Vila Nova disse...

Ótimo!

Sarah disse...

muito bom!!!
ajudou bastante, obrigada...

Anônimo disse...

gostei muito do blog. Muito completa a listagem de conteúdos. AJUDOU BASTANTE. Obrigada!

Anônimo disse...

Quão preciosa colaboração para meu trabalho! Sou iniciante na carreira e a dúvida sobre o que ensinar sempre me causou medo. Obrigada pelo direcionamento.

Anônimo disse...

Quão preciosa colaboração para meu trabalho! Sou iniciante na carreira e a dúvida sobre o que ensinar sempre me causou medo. Obrigada pelo direcionamento.

Anônimo disse...

Nossa!!! caiu como uma luva, que alívio!!! Muito agradecida, mesmo!!!

Ro Dias disse...

Será que algum de vcs teria o planejamento de 8º e 9º ano do projeto teláris p compartilhar comigo, por favor???

Ro Dias disse...

Por gentileza amigos, gostaria de saber se voces tem o planejamento anual do projeto teláris 8º e 9º ano para compartilhar comigo? Desde ja agradeço

Ro Dias disse...

Por gentileza amigos, gostaria de saber se voces tem o planejamento anual do projeto teláris 8º e 9º ano para compartilhar comigo? Desde ja agradeço

Elitania Rangel disse...

Nooosssa muito bom. Parabéns!!!

Anônimo disse...

muito bom, parabéns!

Joselia Coringa disse...

Obrigada pela sugestão. Perfeito! É assim que a gente aprende, na construção e troca de ideias produtivas.

Anônimo disse...

Muito bom! Uma pena não conseguirmos passar os conteúdos nas escola públicas do Rio, onde não se privilegia a gramática... As crianças chegam ao 6º ano sem conhecimento básico e não conseguimos avançar no ensino.

O Quarto de Aline disse...

Boa tarde! Percebi que esse post é de 2013. Esse programa de ensino serve para dar aulas de reforço em 2016?

Aguardo a resposta. Grata, Aline Menezes
P.: Ameeiii o programa. Muito interessante, parabéns!

Construindo sem diferença disse...

Amei o planejamento, parabéns.

Sueli Gomes disse...

É tão objetivo,que me surpreendeu, fiquei feliz em encontrar tudo junto.completamente feliz e agradecida.Deus te dê mais sabedoria e amor.bjs.Obrigada!