domingo, 21 de setembro de 2014

"Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor

Morre Nelson Biasoli, compositor de canto popular da torcida brasileira

"Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor". O autor do canto que embala desde torcidas esportivas até manifestações políticas faleceu nesta quarta-feira (17). O músico Nelson Biasoli tinha 83 anos e morava em Tambaú, interior de São Paulo. Poucos sabem, mas a música muito entoada durante a Copa do Mundo de 2014 se chama "Grito de Guerra" e foi feita, em 1949, para uma competição estudantil de Ribeirão Preto (SP).

Foto: Danilo Borges / Portal da Copa
Em sua vida, Biasoli criou cerca de 900 músicas. Sua carreira foi marcada pela composição de hinos de municípios paulistas, como Getulina, Serrana e Jardinópolis.

Falando nisso
No artigo "O passado que o futebol canta", da Língua 59, Jean Lauand afirma: "Quando analisamos as letras dos hinos em geral - e também os (oficiais ou não) dos times de futebol - frequentemente nos deparamos com uma linguagem estranha: ufanismos mais ou menos ridículos; belicismos, anacronismos; exortações que tinham sentido na época em que foram compostos, mas não hoje; etc.". O texto completo está disponível neste link.

Nenhum comentário: