terça-feira, 25 de janeiro de 2011

DIZ CORINGA...


Chuva faz preço das hortaliças subir até 60%

Já a fruticultura não está sofrendo tanto com os efeitos do clima, salvo pelo cultivo de uvas

O setor de hortifruti do Estado de São Paulo pode visualizar uma redução na oferta de hortaliças de até 30%, dado principalmente ao volume excessivo de chuvas. As folhagens, como o alface, almeirão ou a rúcula, entre outras, são os produtos que mais sofreram impactos em suas qualidades. Já os preços já estão entre 15% e 60% maiores. Na fruticultura, que experimentou em 2010 preços bastante atrativos ao produtor, não está sofrendo tanto com os efeitos do clima, salvo pelo cultivo de uvas que deve ter uma redução de 30% no volume ofertado neste ano.
O produtor paulista de hortaliças pode começar o ano com uma rentabilidade maior em seu negócio, isso porque as chuvas que tem castigado o estado também estão influindo na qualidade e produção de folhagens. Segundo José Robson Coringa, presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças do Ministério da Agricultura (Mapa), todo começo de ano é mais complicado para o setor pelo excesso de precipitação. Entretanto, o volume observado nestas primeiras semanas de 2011 foi considerado por ele um desastre. "O volume de chuvas está reduzindo drasticamente a nossa oferta, e a qualidade do produto está péssima. Isso é um desastre", contou.
Com isso, o presidente aposta em uma redução de até 30% na oferta de hortaliças no estado além é claro de preços mais altos ao consumidor e qualidade duvidosa de folhagens. "A quebra pode ficar muito maior podendo superar a marca de 30% de redução na oferta de hortaliças. Se a chuva continuar castigando o estado teremos uma situação mais grave com produtos ainda mais maltratados e feios, e mais caros também", afirmou Coringa
Leia mais na edição impressa do Jornal Diário da Franca.

Engº. Agrº, M.Sc. Irrigação e Drenagem

PRINCIPAIS CAUSAS DAS ENCHENTES NO VALE DO AÇU

O Vale do Açu está com risco de inundações, tendo em vista principalmente, que a mata existente em seu leito, provoca a formação de grandes bancos de areias, impedindo ou obstruindo o escoamento da água.
Sabemos que muitos fatores contribuem para o assoreamento do Rio, como: desmatamentos, compactação dos solos pela agropecuária tradicional provocando erosão, construções de pontes, barramentos, passagens molhadas, drenos, etc., mas a mata que vem se formando no leito do Rio Açu, principalmente pelas espécies nativas de calumbi, unha de gato e mofunbo, formamdo verdadeiras touceiras, considero o principal fator que vem contribuindo para o assoreamento do Rio e consequentemente provocando as enchentes.
Essa tarefa para o desmatamento, não demanda grandes recursos, ou seja, com apenas tratores de esteiras, será possível viabilizar o desmatamento e com o leito do rio livre da mata, aumenta a velocidade da água, provoca o carreamento da areia que está assoreada, aumenta a vazão e consequentemente diminui as inundações.
Ipanguaçu/RN, 22 de janeiro de 2011.

Júlio Justino de Araújo
Engº. Agrº, M.Sc. Irrigação e Drenagem
Professor IFRN Campus Ipanguaçu

24 de janeiro de 2011 19:42

Caro professor, agradeço pela contribuição em meu blog.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ESPERAMOS QUE PROVIDÊNCIAS SEJAM TOMADAS PARA EVITAR TRAGÉDIAS NO RN.

A PREVISÃO É DE MUITA CHUVA NO RN.
A NATUREZA TEM DADO RETORNO AO HOMEM, E ANTES QUE TRAGÉDIAS COMECEM A ACONTECER OS DIRIGENTES DAS CIDADES BANHADAS PELO RIO ASSU, PRECISAM SAIR DA INÉRCIA E COMEÇAR A AGIR. SERÁ QUE É MAIS INTERESSANTE ESPERAR PELO PACOTE DO ESTADO DE CALAMIDADE?? SIM! PARA ALGUNS POLÍTICOS VER O POVO EM SITUAÇÃO DE RISCO OU SUBMISSO, CARENTE DE AJUDA É UMA PORTA QUE SE ABRE PARA SE APROVEITAR DO VOTO POSTERIORMENTE. ISSO É LAMENTÁVEL!!!
O POVO PRECISA ACORDAR!

HUMOR!

sábado, 15 de janeiro de 2011

FAÇA AS SUAS PREVISÕES

Como cidadão carnaubaense irei de agora em expressar mais ainda os meus sentimentos em relação a este querido tabuleiro chamado Carnaubais. Sei exatamente o que significa ideologia, principalmente quando ela não se perde no emaranhado da busca, quando se deseja dispor de ferramentas para um discurso coerente, quando há firmeza de propósitos e não se distancia da ética, quando ela une e ao mesmo tempo separa. “Ideologia eu quero uma pra viver”, Disse o eterno jovem Cazuza. A ditosa democracia somente existe se o direito a diversidade for permita. O desejo de um Novo ou de uma Nova Carnaubais acredito ser possível, mas, sendo bastante prudente com o que acontece no momento, fica difícil dizer assim de cara. Estarei me dedicando a uma nova leitura de mãos que acabo de batizar de "Calomancia" para poder tirar a certeza do que vai acontecer daqui pra frente. Nas minhas previsões calomancióticas há fortes indícios que esse desejo se encontre velho e calejado nas mãos do povo.

Zelito Coringa

PASSAGEM EM PASSIONE

http://passione.globo.com/videos/v/cande-reclama-do-comportamento-de-fatima/1269620/#/capítulos/20100524/page/1

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

PENSO QUE...

Seja qual for o campo em que atue, nenhuma pessoa pode esperar uma aprovação unânime sobre o trabalho que realiza, sobre os atos que pratica e muito menos sobre as idéias que expõe.
Se a atividade exercida envolver responsabilidades diretivas sobre uma empresa, uma entidade, um time que seja, ou mesmo sobre um país inteiro, aí que o indivíduo não deve pretender, em hipótese alguma, estar acima de eventuais críticas em relação a seus atos. Imaginar-se acima de qualquer contestação ou de qualquer manifestação de desagrado é uma atitude que não combina com um dos mais sagrados princípios de uma sociedade verdadeiramente democrática, que é o do direito à livre manifestação do pensamento. Considerar-se como dono da verdade absoluta ou como autor de receitas definitivas, na maioria das vezes significa apenas a exposição de um espírito mesquinho e autoritário, seja isso feito de maneira consciente ou inconsciente. Quando feita de maneira consciente, a atitude denota presunção, mau caráter e outras coisas do gênero. Se tratar de uma atitude inconsciente, ela revela só deslumbramento e ignorância mesmo. Para avaliar o que terá conseqüências mais nefastas para o conjunto das pessoas atingidas (se um autoritário presunçoso ou um ignorante deslumbrado), poderiamos simplificar dizendo que o pior, sem dúvida, seria a junção das duas coisas. Mas, infelizmente, não é só isso. Muito pior para todos é quando a comunidade atingida, quer na empresa, na entidade, no time ou no país não consegue organizar-se para reverter a situação, ficando à mercê do demagogo, seja por indigência cultural e educacional, seja por puro comodismo. Não havendo oposição consciente e responsável, pode-se esperar queda progressiva no resultado de qualquer negócio, seja uma empresa ou um país. Portanto, é um exercício de cidadania exercer nosso direito de criticar e exigir eficiência na condução dos assuntos que dizem respeito à comunidade na qual no inserimos. Abdicar dessa atitude política significa render-se à máxima atribuída à Platão que diz: “a desgraça de quem não gosta de política é que será governado por quem gosta”

José Robson Coringa - Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças - Ministério da Agricultura
MATÉRIA SOBRE O CONSUMO DE HORTIFRUTI NO BRASIL 
http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/playerpopup.aspx?midia=140909&channel=98 - CANAL RURAL

O RESPEITO

Dei uma caminhada hoje pela cidade e acabei sabendo de muita coisa curiosa que anda acontecendo: Exoneração de secretários, vereadores voltando para os cargos, outros perdendo a boquinha, gente assumindo duas pastas ao mesmo tempo, gente que era da situação e não é mais, gente que foi e já voltou, manifestação de servidores, ônibus escolar guardado em fazenda, ginásio fechado sem esporte, recesso fora de hora, recanto sem cultura, boatos de nova união, coisa de cortar coração, e uma enorme lista de nomes que disputarão as eleições em 2012.
Faço a seguinte reflexão: Se meu voto nunca esteve à venda, peço que me compreenda, não pretendo ser centavo de moeda de troca de seu ninguém. Até o momento desconheço a existência de alguns projetos reais para a cidade, é tudo muito informal, conversa de ponta de calçada. Tenho quase certeza que até lá a pisadinha vai ser essa, seriedade e projeções de futuro podem feder mais uma vez em nossas ventas. Peço perdão a Platão que diz: Quem não gosta de política será governado por quem gosta. Na verdade estou começado a acreditar nisso, se todo mundo brinca de ser candidato acaba de surgir mais um, ele se chama: O Respeito.

Zelito Coringa

UMA QUINTA MAIS QUE CULTURAL

Durante todo o dia de hoje foi realizado na cidade uma vasta programação de encerramento do CARNAUBAIS NA ROTA DAS ARTES. Quem não esteve presente hoje pela manhã perdeu a instigante palestra do Prof° Walter Silva sobre a cultura do lixo. À tardinha tivemos a Exposição fotográfica, em seguida show musical, exibição do documentário e a brilhante apresentação dos jovens atores carnaubaenses que durante esse período receberam gratuitamente uma riquíssima vivência teatral, com O’pessoal do Tarará, responsável pela realização do projeto com apoio exclusivo do BNB/BNDS. Agradeço o importante apoio da Paróquia de Santa Luzia na pessoa do Padre Francinaldo. Meus agradecimentos a todas as pessoas que participaram do projeto. As crianças que me abordava diariamente na rua com essa belíssima pergunta: Hoje tem Teatro, vai ser aonde? Muita gente teve oportunidade de assistir espetáculos maravilhosos durante essa extensa temporada de três meses, senti falta de algumas figuras que afirmam prestigiar a cultura. Fora isso o resultado foi bastante positivo, tenho certeza que a semente foi plantada, quando vai germinar só o tempo dirá, precisamos fugir do imediatismo e pensar a longo prazo. Me sinto feliz e aliviado por mais esse feito. Gostaria de dizer que no momento estou amadurecendo novas parcerias para que possa realizar em breve um novo e consistente projeto de arte no município.

Zelito Coringa

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CARNAUBAIS NA ROTA DAS ARTES CHEGA O FIM

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará encerra o projeto Carnaubais na Rota das Artes, nesta quinta-feira (13), na cidade de Carnaubais, com uma vasta programação cultural, que chegará ao público de forma gratuita, graças ao patrocínio do Banco do Nordeste, através do Programa BNB de Cultura. Palestra, estréia de espetáculo, exibição de documentário, além de exposição fotográfica, darão o tom cultural, durante toda a quinta-feira.

Toda a programação de encerramento do projeto Carnaubais na Rota das Artes acontecerá no Centro Social, ao lado da igreja de Santa Luzia. Às 10h o professor Walter Silva, que há nove anos desenvolve um projeto de conscientização para a qualidade da cultura musical, dentro das escolas de Mossoró, ministrará uma palestra, aberta a toda a população carnaubaense. A palestra tem o título “Arte x Cultura do Lixo”, e dentre os principais recursos utilizados por Walter Silva é a música. O projeto visa conscientizar os jovens sobre o consumo do que ele chama cultura do lixo.

Às 17h, será aberta uma exposição fotográfica com momentos do projeto Carnaubais na Rota das Artes, que teve início no dia 12 de outubro passado, e chega ao encerramento nesta quinta-feira. O projeto propiciou aos carnaubaenses, o contato direto e gratuito com o teatro, através da apresentação, na cidade e na zona rural, de cinco espetáculos diferentes de teatro. Além disso, uma oficina foi ministrada, onde técnicas foram passadas para jovens que utilizavam as manhãs para terem aulas de teatro, numa das salas do Centro Social Santa Luzia.

Às 18h o cantor e compositor carnaubaense, Zelito Coringa, apresentará o seu repertório. Zelito é um parceiro de outros projetos do grupo, e que é de Carnaubais.

Às 19h será exibido um documentário, com roteiro e direção de Madson Ney, um dos integrantes d´O Pessoal do Tarará, e que mostrará diversos momentos desenvolvidos pelo projeto Carnaubais na Rota das Artes.

Às 20h será a estréia do espetáculo “O Atormentado”, fruto das oficinas realizadas em Carnaubais, e que utiliza apenas jovens da comunidade, para que o projeto, após este encerramento, possa mostrar seus frutos, já que o jovem grupo das oficinas poderá apresentar o espetáculo pelas comunidades.

PUBLICAÇÃO – O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará confecciona uma revista que falará sobre todo o projeto Carnaubais na Rota das Artes, mostrando desde as primeiras ações, até o encerramento.

PROGRAMAÇÃO DE ENCERRAMENTO
Projeto Carnaubais na Rota das Artes

Patrocínio: Programa BNB de Cultura 2010/parceria BNDES
Local: Centro Social Santa Luzia (Carnaubais)
10h – Palestra “Arte x Cultura do Lixo” – professor Walter Silva
17h – Exposição Fotográfica do projeto Carnaubais na Rota das Artes
18h – Apresentação de Zelito Coringa
19h – Exibição de documentário Carnaubais na Rota das Artes
20h – Apresentação do espetáculo “O Atormentado”, com participantes das oficinas

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A CRISE PASSAGEIRA E O FAZIMENTO DO FUTURO

Vivemos um momento de pura reflexão tribalista apesar do individualismo que se encaminha com a bendita modernidade. O município de Carnaubais maior reserva de carnaubeira da América Latina no coração do Rio Grande do Norte ainda não descobriu a sua verdadeira vocação sustentável, e isso é fato. Trançar os olhos da palha seria a solução? Penso que sim. Fechar os olhos da cara e sobreviver como as mudas acanhadas no cartão postal da entrada da cidade? Penso, repenso e não acho nenhuma explicação para tamanha disparidade e retrocesso. Não pretendo ser analista profissional das questões corriqueiras da política local, não transito na miudeza assuntiva do leva e trás enfadonho das esquinas, no entanto careço expor este ponto de vista a cerca do momento crítico atual. Chamo de fazimento do futuro o efeito do presente que nos acende as lembranças do longo, médio e curto passado. Encontramos os velhos protagonistas na mesma encenação teatral, irmanados na mera concórdia previsível, da busca do pau mais sombroso e dos holofotes prefeitáveis. O chafurdo é tão bem feito que o vento dá mil voltas lá na boca do estreito onde nasce a famosa várzea e volta pedindo socorro aos Santos do Rosário teimoso. Assopram nos ouvidos do povo com garantias impossíveis de serem empregadas, literalmente. Vejo que as palmas entristecidas e perdidas de fé choram lamentando o bafejo da brisa oceânica que outrora benzia com a sua maresia a nossa juventude. Hoje não há discurso que desfaça o mal feito mudar de figura, deixamos nosso maior distrito virar cidade, corremos o risco de outros entroncamentos serem também emancipados. Passando a vista nas aquisições correligionárias atesto a confusa particularidade que lentamente tem exterminado aquela firme identidade progressista. Foi-se o tempo das mentiras e do esquecimento? Acredito que não. Subestimar a paciência dos esperançosos rudes ou dos temerosos inteligentes continua sendo perigoso demais. Não há emenda de corda do bloco da corda que faça chegar ao fundo do poço o balde da sorte e voltar cheio do líquido precioso? Creio que sim, há muito chão de chão pela frente, resta saber quem pisará o caminho diferente. Os nós começam a serem desatados naturalmente, dizer aonde chegará essa romaria de gente tresloucada pelo poder pode acabar de vez o que nos resta de otimismo. Precisamos de um novo ponto de partida onde a alegria e a firmeza de propósito predomine. A falta de tributos é o bordão da hora dito de forma tão melindrosa que as palavras arrumadinhas na tela da desculpa faz a crise parecer um bicho papão, que dorme na porta da prefeitura espantando as pessoas encurraladas pelo medo da sobrevivência. Se dissermos que a crise é falta de organização gerencial saberemos que ela sempre existiu por aqui, continuar existindo com alarde faz parte de algo muito mais estratégico, remediar parece ser a meta alcançada de quem faz o presente. O curso desse conto de fadas é um misto de chafurdo destilado na bacia fisiológica que o trato das circunstâncias apagou o que tínhamos de referencia. Até o momento não figura novidade de um amadurecido projeto de desenvolvimento que não esteja preso as nebulosas do passado. O interesse da coletividade verdadeiramente deveria ser levada em conta, sem amarras partidárias e a acolhida de novas ideias, novos olhares, novos saberes praticados com total entusiasmo pelo desejo da felicidade do outro, do bem estar do outro, da alegria do outro, da prosperidade do outro. Vejo que esse desejo não condiz com a nossa realidade, é metalinguagem poética apenas, vontade em vão, loucura de quem acredita na beleza do humanismo, na amizade sincera, no simples ato das mãos entrelaçadas pelo bem do ambiente em que vivemos. Aos poucos se perdeu a ideologia, o prazer da dialética, um pouco da ética, a direção da esquerda, a roda da direita, o significado da luta e a luta que era feita com veemência. O caminho se fez reviravolta e a rodilha continua dando giro na cabeça de quem fica com o balaio nas costas, a fatídica escassez de recursos e a gemedeira da população insaciável por um pedaço do bolo é o preço que se paga com justeza. A sabedoria popular, a filosofia, a música, a física quântica, a dramaturgia, a religião e a poesia juntas versam sobre atitudes tomadas nos desalinhos do nosso cotidiano, nos corredores do poder principalmente. Ser ou não ser, melhor é ser de todo jeito. Aos discípulos de Maquiavel que interpretam a sua maneira de vê e fazer o futuro acontecer sem levar em conta a essencial energia que move o universo, é fácil dizer que Deus é maior do que se pensa. Há uma infinidade de frases celebres para ditarmos e enxergarmos este instante como sendo mais um valioso aprendizado. Enfim, recorro-me a máxima sabedoria popular com suas tiradas satíricas assertivas. "Pior, pior é a cantiga da perua..."

Zelito Coringa - Crônicas do Blog

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Grupo de teatro prepara programação para Carnaubais

O grupo de teatro O Pessoal do Tarará está preparando uma programação especial para o próximo dia 13, onde finalizará o projeto Carnaubais na Rota das Artes, que está sendo desenvolvido desde outubro passado no município de Carnaubais, levando espetáculos e oficina gratuitamente à população das zonas urbana e rural, através do Programa BNB de Cultura 2010/parceria BNDES.

Para o encerramento, dia 13, está prevista uma programação que envolverá a comunidade carnaubaense, durante todo o dia, através de palestra, apresentação de novo espetáculo com participantes das oficinas, exibição de documentário sobre a realização do projeto no município, exposição fotográfica, lançamento de revista e show musical.

"Será um momento para comemorarmos os resultados, mas também para refletirmos o papel da arte nas cidades do interior do Rio Grande do Norte. Hoje o nosso grupo se sente nesta função, com este papel de incentivar principalmente o teatro, nas cidades do interior do Estado", destaca o ator Maxson Ariton.

Durante todo o projeto, o grupo apresentou um repertório com cinco espetáculos, para populares da zona urbana, bem como visitou várias comunidades rurais. "O Inspetor Geraldo", "O Pulo do Gato", "A Peleja do Amor", "Baby, eu te amo!" e "A Ventania de Shakespeare" foram os espetáculos encenados, diariamente. Além disso, uma oficina é realizada até hoje, com vinte jovens carnaubaenses que formarão um grupo de teatro na cidade, já que a oficina resultará em um espetáculo, que estreará no próximo dia 13.

"O mais legal do projeto é que a gente passa, mas deixa um espetáculo na cidade. E este espetáculo pode fazer todo o circuito de apresentações que já fizemos, pela cidade e zona rural. E é importante o nosso agradecimento ao Banco do Nordeste, nosso parceiro desde o início do grupo, ao padre Francinaldo, que abriu as portas da cidade para o nosso grupo, ao companheiro Zelito Coringa, e principalmente ao povo de Carnaubais que é tão acolhedor", destaca o diretor d´O Pessoal do Tarará, Dionízio do Apodi.


O Pessoal do Tarará encerrará este projeto e entrará de férias, retornando no dia 13 de fevereiro, onde divulgará toda a agenda de 2011, que já se mostra, a exemplo de 2010, cheia de atividades.

Fonte: O Mossoroense

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

REFLITA!

“Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão”

"ÀS VEZES OUÇO PASSAR O VENTO, E SÓ DE OUVIR PASSAR O VENTO, VALE A PENA TER NASCIDO." (Fernando Pessoa)


É PROIBIDO...
Pablo Neruda

É proibido chorar sem aprender,
Levantar-se um dia sem saber o que fazer
Ter medo de suas lembranças.

É proibido não rir dos problemas
Não lutar pelo que se quer,
Abandonar tudo por medo,
Não transformar sonhos em realidade.

É proibido não demonstrar amor
Fazer com que alguém pague por tuas dúvidas e mau-humor.

É proibido deixar os amigos
Não tentar compreender o que viveram juntos
Chamá-los somente quando necessita deles.

É proibido não ser você mesmo diante das pessoas,
Fingir que elas não te importam,
Ser gentil só para que se lembrem de você,
Esquecer aqueles que gostam de você.

É proibido não fazer as coisas por si mesmo,
Não crer em Deus e fazer seu destino,
Ter medo da vida e de seus compromissos,
Não viver cada dia como se fosse um último suspiro.

É proibido sentir saudades de alguém sem se alegrar,
Esquecer seus olhos, seu sorriso, só porque seus caminhos se desencontraram,
Esquecer seu passado e pagá-lo com seu presente.

É proibido não tentar compreender as pessoas,
Pensar que as vidas deles valem mais que a sua,
Não saber que cada um tem seu caminho e sua sorte.

É proibido não criar sua história,
Deixar de dar graças a Deus por sua vida,
Não ter um momento para quem necessita de você,
Não compreender que o que a vida te dá, também te tira.

É proibido não buscar a felicidade,
Não viver sua vida com uma atitude positiva,
Não pensar que podemos ser melhores,Não sentir que sem você este mundo não seria igual.


CICLOS EM NOSSA VIDA
Fernando Pessoa

"Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final.

Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.

Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.



Foi despedida do trabalho?
Terminou uma relação?
Deixou a casa dos pais?
Partiu para viver em outro país?
A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?

Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu.

Pode dizer para si mesma que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, a serem subitamente transformadas em pó.

Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seu marido ou sua esposa, seus amigos, seus filhos, sua irmã, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.

Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.

O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.

As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora.

Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.

Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração..... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.

Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se. Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.

Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor.

Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.

Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal".

Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará.

Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.

Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.

Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.

Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é.

Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu própria, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és.