... a
superação dos problemas exigirá mudanças profundas na concepção de mundo, de
natureza, de poder, de bem-estar, tendo por base novos valores individuais e
sociais. Faz parte dessa nova visão de mundo a percepção de que o homem não é o
centro da natureza (BRASIL/MEC, 1997, pág. 22).
1 – Apresentação:
Este projeto é uma continuidade da
temática que estávamos trabalhando e visa ajudar a todos os funcionários,
alunos e pais a se conscientizarem, agora mais do que nunca, em relação à
cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os
ciclos da mesma, sua importância para a vida e sobrevivência dos povos.
2 – Justificativa:
O trabalho com o tema “UMA GOTA DE
CONSCIÊNCIA”, deverá apresentar para as crianças e adolescentes uma visão ampla
que envolve inúmeros problemas que a nossa região do vale e o mundo atual vem
enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido
visando proporcionar aos alunos uma diversidade de experiências, com
participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas
à água e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à
sua proteção e conservação e chegar até os pais com visão consciente para poder
despertá-los também.
3 – Objetivos gerais:
Ajudar os alunos a descobrirem os
sintomas e as causas reais dos problemas que a cidade de Carnaubais, o RN e o
Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada a educação, a consciência, às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem em casa, nem na escola, etc.
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada a educação, a consciência, às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem em casa, nem na escola, etc.
|
O professor deverá planejar os conteúdos específicos de acordo com
o bimestre, fazendo valer os quatro pilares da educação e os conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais.
4 – Problematização: através das
experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função
desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos
para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com
a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que
informações e conceitos, adquiram, mais
atitudes e formação de valores, que deverão ser demonstrados na prática
do dia a dia, no meio social.
5 – Etapas Previstas:
1ª Etapa: Apesentar o projeto aos pais e provocar reflexão na reunião do 3º bimestre, conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O professor poderá contar alguma história associada ao tema;
2ª Etapa: pesquisa sobre o tema, dirigida pelo professor,... materiais levados pelas crianças e jovens, pesquisados em casa e análise dos mesmos;
3ª Etapa: cada aluno poderá confeccionar um livreto com figuras, fotos reais da situação do Rio Açu, da barragem armando ribeiro... e produções de textos individuais; ( solicitar um caderno pequeno para eles...)
4ª Etapa: utilizar os materiais restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar;
5ª Etapa: discussão de uma peça teatral sobre o tema, onde os alunos montarão os diálogos, a fim de que esta seja apresentada para outras turmas;
6ª Etapa: trabalhar com músicas, ex: a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde as crianças poderão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma;
7ª Etapa: visita ao rio Açu e discussões sobre a realidade do mesmo (turmas maiores)
8ª Etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.
1ª Etapa: Apesentar o projeto aos pais e provocar reflexão na reunião do 3º bimestre, conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O professor poderá contar alguma história associada ao tema;
2ª Etapa: pesquisa sobre o tema, dirigida pelo professor,... materiais levados pelas crianças e jovens, pesquisados em casa e análise dos mesmos;
3ª Etapa: cada aluno poderá confeccionar um livreto com figuras, fotos reais da situação do Rio Açu, da barragem armando ribeiro... e produções de textos individuais; ( solicitar um caderno pequeno para eles...)
4ª Etapa: utilizar os materiais restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar;
5ª Etapa: discussão de uma peça teatral sobre o tema, onde os alunos montarão os diálogos, a fim de que esta seja apresentada para outras turmas;
6ª Etapa: trabalhar com músicas, ex: a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde as crianças poderão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma;
7ª Etapa: visita ao rio Açu e discussões sobre a realidade do mesmo (turmas maiores)
8ª Etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.
6 – Recursos didáticos: todos os
materiais diversos, atividades e soluções utilizadas durante a realização do
projeto, como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas com pessoas da
família e da sociedade, cola, tesoura, papéis, gravuras ... etc.
7 – Avaliação: deverá ser feita de forma
contínua, com apontamentos descritivos de cada etapa, das discussões do grupo,
das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a
participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como
avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
Realizar apenas uma avaliação escrita e objetiva ao final do projeto.
8 – Conclusão: Espera-se que ao término do
projeto as crianças e jovens estejam conscientes da importância da água tanto
para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e
sem poluí-la, levando para seu meio social todo esse aprendizado.
9 – Bibliografia:
- Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde,
- Projetos Pedagógicos 3º Milênio – Miriam Cristina Cazante de Carvalho.
- Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde,
- Projetos Pedagógicos 3º Milênio – Miriam Cristina Cazante de Carvalho.
Outras pesquisas...
Adaptado por Josélia Coringa-Diretora
da ESCOLA ADALGIZA/CARNAUBAIS
De: Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Graduada em Pedagogia
SUGESTÕES:
CONTEÚDOS
1.
Conteúdos conceituais:
Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades;
Identificar os cuidados que devemos ter com água potável;
Compreender o ciclo da água;
Conhecer as causas da poluição da água;
Identificar o percurso da água do rio ate as casas;
Conhecer a existência da água no nosso corpo e nos alimentos;
Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d água;
Despertar para a necessidade de se economizar água;
2. Conteúdos procedimentais:
Assistir vídeos (Carta escrita no ano 2070, Planeta água – Guilherme Arantes e etc.);
Produção textual, poesias, acrósticos, paródias;
Leitura de textos informativos relacionados ao tema;
Realizar experiências diversas com água nos seus três estados;
Observar um rio ou reservatórios poluídos que faça parte do município;
Observar as consequências dessa poluição no meio em que vive;
Pesquisar em diversas fontes informações bem como imagens que retrate o desperdício da água;
Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema;
Confeccionar painéis relacionados ao tema;
Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento;
Registros fotográficos.
3. Conhecimentos atitudinais
Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola;
Colaborar para preservação da água no meio-ambiente;
Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral;
Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos;
Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida;
Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades;
Identificar os cuidados que devemos ter com água potável;
Compreender o ciclo da água;
Conhecer as causas da poluição da água;
Identificar o percurso da água do rio ate as casas;
Conhecer a existência da água no nosso corpo e nos alimentos;
Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d água;
Despertar para a necessidade de se economizar água;
2. Conteúdos procedimentais:
Assistir vídeos (Carta escrita no ano 2070, Planeta água – Guilherme Arantes e etc.);
Produção textual, poesias, acrósticos, paródias;
Leitura de textos informativos relacionados ao tema;
Realizar experiências diversas com água nos seus três estados;
Observar um rio ou reservatórios poluídos que faça parte do município;
Observar as consequências dessa poluição no meio em que vive;
Pesquisar em diversas fontes informações bem como imagens que retrate o desperdício da água;
Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema;
Confeccionar painéis relacionados ao tema;
Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento;
Registros fotográficos.
3. Conhecimentos atitudinais
Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola;
Colaborar para preservação da água no meio-ambiente;
Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral;
Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos;
Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida;
DISCIPLINAS
PORTUGUÊS:
Leitura de textos, histórias que falem sobre o assunto;
Produção textual;
Escrita espontânea;
Cruzadinhas, caça-palavras;
Entrevista com a família e outros;
Atividades diversificadas (Paródias, Acrósticos, Teatros, etc.);
Escritas de palavras significativas sobre o assunto estudado.
MATEMÁTICA:
Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo);
Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio);
Situações-problema envolvendo a água.
Leitura de textos, histórias que falem sobre o assunto;
Produção textual;
Escrita espontânea;
Cruzadinhas, caça-palavras;
Entrevista com a família e outros;
Atividades diversificadas (Paródias, Acrósticos, Teatros, etc.);
Escritas de palavras significativas sobre o assunto estudado.
MATEMÁTICA:
Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo);
Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio);
Situações-problema envolvendo a água.
Percentual, encontrado em rios e lagos que a
população mundial depende para sobreviver.
CIÊNCIAS
Observação do ciclo da água;
Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas;
Experiências diversas com a água nos estados: solido/liquido/gasoso, Tensão superficial;
Visitar ambientes observando o desperdício e a ocorrência de esgoto a céu aberto;
Vídeos que abordam o tema;
Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre água limpa e a água poluída
Produção de slides abordando os assuntos supracitados.
ARTES
Música Planeta água- Guilherme Arantes, carta escrita no ano 2070
Desenho livre e de observação;
Recortes e colagens;
Painel.
Atividades diversas, como: coreografias e teatros;
Circuito da água;
Cd Xuxa, Guilherme Arantes, Zezé de Camargo e Luciano, Sá e Guarabyra, etc.
INGLÊS
Observação do ciclo da água;
Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas;
Experiências diversas com a água nos estados: solido/liquido/gasoso, Tensão superficial;
Visitar ambientes observando o desperdício e a ocorrência de esgoto a céu aberto;
Vídeos que abordam o tema;
Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre água limpa e a água poluída
Produção de slides abordando os assuntos supracitados.
ARTES
Música Planeta água- Guilherme Arantes, carta escrita no ano 2070
Desenho livre e de observação;
Recortes e colagens;
Painel.
Atividades diversas, como: coreografias e teatros;
Circuito da água;
Cd Xuxa, Guilherme Arantes, Zezé de Camargo e Luciano, Sá e Guarabyra, etc.
INGLÊS
Tradução
de palavras relacionadas;
Jogo de
palavras inglês x português
GEOGRAFIA E HISTÓRIA
A escassez de água
( ...que é um problema que já afeta quase todos os
continentes, e de acordo com dados da FAO (Organização das Nações Unidas para
Alimentação e Agricultura), em 2025, cerca de 1,8 bilhão de pessoas estarão
vivendo em países ou regiões com escassez de água absoluta. Além disso, mais da
metade da população mundial poderia estar vivendo sob estresse hídrico, o que
corresponde a um desequilíbrio entre a oferta e a demanda de água em
determinada região).
– Texto para análise e produção da Linha do Tempo
Um homem, há 100 anos antes de Cristo, consumia 12
litros de água por dia para satisfazer suas necessidades básicas. O homem
romano aumentou esse consumo para 20 litros diários e no século XIX o homem
passou a consumir 40 litros nas pequenas cidades e 60 litros por dia nas
grandes. Já no século XX, o homem moderno chega a consumir 800 litros de
água/dia para atender suas necessidades, onde chega a gastar 50 litros de água
somente numa rápida ducha de 3 minutos.
FONTE:
http://educacao.globo.com/geografia/assunto/geografia-fisica/agua-uso-e-problemas.htmlSEGUINDO A PAUTA: CONSTRUÇÃO DO SUBPROJETO DE SALA DE AULA
PLANEJAMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO
COMBINADOS DO GRUPO
DEMONSTRAÇÃO DE CARINHO À EQUIPE
ENCERRAMENTO: ALMOÇO
Nenhum comentário:
Postar um comentário