domingo, 29 de março de 2009

RESGATANDO VALORES NA ESCOLA




O objetivo desse projeto surge da necessidade de evitarmos atitudes negativas um tanto comuns e desagradáveis na escola. Assim, procuraremos destacar os valores positivos e apresentá-los no dia-a-dia na sala de aula, resgatando atitudes pensadas para cultivar um bom convívio com o grupo.
Se partirmos do pressuposto de que o jovem, mesmo com sua indisciplina, possui qualidades positivas, e que, mesmo no meio de tantas inquietações e medos eles podem mudar e, se chamarmos a família para compartilhar conosco, sendo nossos parceiros, alcançaremos mudanças de comportamento e resgataremos valores como o amor, a amizade, a responsabilidade, a união e o respeito. Cabe ao corpo docente e a todos os envolvidos no contexto escolar despertar esses atributos através da estimulação, do diálogo individual, grupal, de palestras, dos trabalhos em equipe, das encenações, das produções textuais, das visitas as famílias, das oficinas e muitos outros procedimentos didáticos.
Partindo desse princípio, a juventude buscará o seu melhor, estruturando assim a construção de sua auto-estima e da sua sexualidade que aflora de forma desordenada.
Podemos desenvolver o projeto, selecionando a cada bimestre um valor a ser trabalhado. Fragmentando os trabalhos verbais e a contextualização com atividades extra-classe e escritas, atividades em artes plásticas, jogos e literatura dirigida. Nosso objetivo maior deve ser: ”Que a sala de aula se torne um laboratório para o crescimento de todos”.

Josélia Coringa-Professora de Língua Portuguesa (anos finais)

Nenhum comentário: