domingo, 22 de março de 2009

Setor de hortifruti integrará a maior feira supermercadista do país



O evento acontecerá em maio e deverá receber 70 mil representantes de lojas, distribuidores, atacadistas e outros canais de varejo

Pela primeira vez, em 25 edições, a “Apas - Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados”, que ocorrerá em maio no Expo Center Norte, em São Paulo, vai reservar um espaço exclusivo para os permissionários ampliarem as vendas de frutas, legumes e verduras para esse importante canal de distribuição, que cresce a cada ano. A organização do evento acredita na possibilidade de que os novos negócios a serem gerados aumentem o mix desses produtos nos supermercados, o que consequentemente trará mais benefícios para os consumidores. A ideia de desenvolver um projeto que envolvesse toda a cadeia – desde o produtor até o consumidor final – surgiu da valorização do setor de hortifruti nos supermercados.

“A participação dos permissionáriosé fundamental para estreitar o relacionamento dentro das lojas”, diz o superintendente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), Carlos Corrêa. “Ao expor na feira, ele será visitado pelo dono ou representante das lojas, além de se relacionar, negociar e vender para os supermercados que, por sua vez, poderão oferecer produtos de melhor qualidade aos clientes”, completa.

A mesma opinião é compartilhada pelo presidente do Sincaesp (Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos no Estado de São Paulo), José Robson Coringa Bezerra, para quem a participação na feira pode ser uma oportunidade para as empresas do setor apresentarem o seu negócio ao mercado, fidelizando o cliente e estabelecendo novos contatos. “Esperamos que a iniciativa crie um ambiente adequado aos negócios, e que favoreçam igualmente supermercadistas e permissionários”, acrescenta Coringa.Cerca de 63 mil pessoas, entre donos de supermercados, distribuidores, atacadistas e representantes de outros canais de varejo, visitaram a edição passada da feira, em 2008, cujo volume de negócios foi de R$ 3,5 bilhões. Para este ano, os organizadores esperam receber 70 mil visitantes, incluindo empresários de outros países. A criação de um espaço exclusivo aos fornecedores de FLV, de mil m², e o aumento no número de participantes estão relacionados à ampliação da área de exposição do Expo Center Norte, que passa de 50 mil m² para 68 mil m².

O tema do evento, o maior do setor supermercadista da América Latina e o segundo maior do mundo, será “Pessoas para pessoas: novas competências para servir o consumidor”. De acordo com os organizadores, diferentemente dos expositores de alimentos, bebidas, serviços e equipamentos, que estão divididos pelos quatro pavilhões do centro de exposições, o setor de hortifruti ocupará uma área nobre e bem localizada dentro da feira, batizada de “Projeto FLV”.

A iniciativa vai reunir todos os permissionários dentro de um mesmo espaço. A organização acredita na união de todos os participantes para fortalecer a percepção do setor. Para Corrêa, ao dividir uma área comum, o grupo se apresenta de maneira mais forte e todos ganham, já que a atuação isolada e espalhada pela feira poderia diluir o seu potencial.“Entendemos que esse seria o formato ideal para atender as necessidades do segmento e também dar uma ótima visibilidade para o setor dentro da feira”, diz.

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