domingo, 22 de março de 2009

Não afoguemos nossas esperanças




22 de março é lembrado como o Dia Mundial da Água, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992 e comemorado a partir de 1993. Mas o que temos a comemorar se os mananciais enfrentam problemas de poluição e desabastecimento? Os próprios rios que nos banham e nos dão vida estão morrendo pela ação irresponsável de nós mesmos.

Vamos comemorar assistindo às denúncias de que o Rio Potengi cada dia aumenta o nível de poluentes nele despejados, que o assoreamento do Rio Pitimbu é caso de polícia, que o Rio Mossoró não suporta mais ser depósito do lixo da cidade, que o Rio Piranhas/Açu apresenta um quadro de poluição irreversível pela quantidade de agrotóxicos e resíduos de esgotos no seu leito acumulados?

Apenas citando os principais rios onde se concentra o maior contingente populacional do RN, qual seja ao redor da capital, na região de Mossoró e cidades banhadas pela bacia Piranhas/Açu. Sem falar que outros reservatórios também pedem socorro quanto à poluição de suas águas. Basta lembrar do Açude Gargalheiras, largamente denunciado pelos despejos de esgotos saídos de Currais Novos, no Seridó.

O pior é que outros casos virão, mas estejamos alertas, o melhor é prevenir e que não afoguemos nossas esperanças. Que a Mãe D’Água nos perdoe e proteja esse tão precioso líquido que dá vida à terra.
Por João Bosco de Araújo*
BLOG DO JORNALISTA-LEONARDO SODRÉ/NATAL-RN

Nenhum comentário: