sexta-feira, 27 de março de 2009

DIA DO TEATRO É COMEMORADO HOJE EM APODI COM SHOW DE ZELITO CORINGA



Com certeza muitos leitores que por aqui passem fiquem a se perguntar "quem é esse tal Zelito Coringa?". Para os desconhecedores, fica, então, o convite para logo mais à noite assistir ao show desse taletosíssimo ator, compositor, cantor e instrumentista potiguar. Enquanto isso, conheça um pouco da história de Zelito Coringa.
Zelito Coringa é natural de Carnaubais, no Vale do Açu, berçário da poesia norte rio-grandense. Iniciou seus primeiros acordes musicais após transformar uma tábua de lavar roupa que servia as lavadeiras do Rio D’água, construindo daquele pedaço de madeira o seu primeiro instrumento musical, uma guitarra de cinco cordas, eletrificada com um captador de violão . Mas, foi nas ondas da Rádio Rural de Mossoró e na palhoça de Osmindo, o point de diversão do adolescente que desenvolveu o seu bom gosto musical.

Na comunidade rural isolada do resto do mundo o menino sambudo ligava as antenas sonoras com o ouvido grudado no rádio de mãe Joana Bonóca, aprendeu a cantarolar as canções de Fagner, Raul Seixas, Gilberto Gil, Djavan, Alceu Valença, Zé Ramalho e tantos outros representantes da Música Popular Brasileira. Logo de manhãzinha ouvia-se os repentistas abrirem a alvorada matutina com as sextilhas do repente, ao meio dia a grande audiência do Rádio: Mensagens musicais que iam da conterrânea Núbia Lafaiyette aos graves de Tim Maia. À tardinha era a vez do Forrozinho Gostoso da Rural em que Elino Julião, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro e o mestre Luiz Gonzaga embalam a festa. Antes do tibungue na redinha de cordões coloridos à Hora da Qualhada em que predominava as canções de Roberto Carlos e uma miscelânea de regionalismo musical e poético. Esse era o universo sonoro do garoto sonhador e autodidata.

Após compor frevos para blocos carnavalescos da sua cidade e região, põe o pé na estrada. Em 1990 a convite do MJRC – Movimento da Juventude Rural Cristã, segue para o Estado de Pernambuco, integrando-se ao projeto “BANDO DA TERRA, que objetivava unir jovens músicos de vários estados do Nordeste para uma vivência artística e reforçar as políticas voltadas para os jovesn do campo. Por esse mesmo grupo passaram vários arteiros nordestinos, Ednaldo Francisco (PE), Benedito de Brito (AL), Osmarzinho do Acordeon, Jocélia, Normândia (PB), Zé Costa (RN), Valmir Meirelles, Fernando, Bosco (PE). No BANDO Zelito aprendeu a vivenciar a cultura a através da musica e da poesia popular, objetivo principal do BANDO, que ultrapassando fronteiras nacionais, participou da coletânea “FAZ ESCURO MAIS EU CANTO”, colaborando com duas canções gravadas e divulgadas por toda a Europa, a partir da Alemanha. Na produção desse trabalho que tinha como foco a arte produzida no nordeste, teve a colaboração especial do Xilógrafo e Poeta Estênio Diniz.
Em 1993, o artista potiguar retorna para o seu Estado de origem, volta a morar em sua cidade natal, a bela cidade de Carnaubais. Com os músicos Weudes Linhares e Guttier Manso formam o “Canto da Terra”. De 1994 a 1999 torna-se músico de várias grupos musicais da região. Somente em 1999 ao ser classificado no Festival de Música do Sesi realizado no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, com a “Canção” Sol e Manhã”, em parceria com o guitarrista Carlança ,obtem bons cometários da critica local.
Em 2000, decide definitivamente seguir carreira solo. Em 2001, lança o seu primeiro registro musical: CD autoral com onze canções inéditas, intitulado Passo de Hippie. O cantor e compositor Zelito Coringa, norte-rio-grandense de Carnaubais, vem se firmando de maneira progressiva nessa área musical. Segundo Paulo Macedo – Diário de Natal - "Zelito é para ouvidos que gostam de canções suaves e melódicas. Diversão e Arte". Já o jornal de Hoje diz que Zelito é "mais um bom lançamento na seara da música popular potiguar". Em seu Cd, Zelito Coringa compõe, canta, toca violão e se esforça para manter a poética das letras. Este seu primeiro Cd revela um músico identificado com a mais fina flor da MPB.
Portanto vale a pena, hoje, à noite, ir à Praça da Matriz conhecer e ouvir o que há de melhor na MPB - "Música Potiguar Brasileira". Eu recomendo! - postada por www.diariodeumaprofessorinha.blogspot.com - Apodi/RN

Em comemoração ao Dia Internacional do Teatro, o grupo teatral O Pessoal do Tarará realizará hoje (27), em Apodi, uma intensa grade de atividades que marcará o encerramento do Projeto Apodi - Rota das Artes, iniciado em janeiro deste ano.

PROGRAMAÇÃO

9h - Palestra: A Educação dos Sentidos e o Sentido da Cultura
Palestrante: Professor Aécio Cândido - Vice-reitor da UERN
Local: Casa de Cultura Popular de Apodi

17h - Espetáculo: Apodi – entre ruas e histórias
Produção: Participantes das oficinas ministradas pelo Pessoal do Tarará durante o projeto.
Local: Casa de Cultura Popular de Apodi

Obs1: Os ingressos para o espetáculo serão distribuídas graturitamente a partir das 14h, no própria Casa de Cultura.

Obs2: Durante todo o dia haverá, no mesmo local, exposição fotográfica assinada por Fred Veras, retratando momentos do projeto Apodi - Rota das Artes, em Apodi.

19h - Show com o cantor e compositor Zelito CoringaLocal: Adro da Matriz de Nossa Senhora da Conceição

19h30 - Lançamento do documentário ‘Apodi – Rota das Artes’
Roteiro e Direção: Dionízio do Apodi.
Local: Adro da Matriz de Nossa Senhora da Conceição

INFORMAÇÕES WWW.OPESSOALDOTARARA.COM.BR

Nenhum comentário: