terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Engº. Agrº, M.Sc. Irrigação e Drenagem

PRINCIPAIS CAUSAS DAS ENCHENTES NO VALE DO AÇU

O Vale do Açu está com risco de inundações, tendo em vista principalmente, que a mata existente em seu leito, provoca a formação de grandes bancos de areias, impedindo ou obstruindo o escoamento da água.
Sabemos que muitos fatores contribuem para o assoreamento do Rio, como: desmatamentos, compactação dos solos pela agropecuária tradicional provocando erosão, construções de pontes, barramentos, passagens molhadas, drenos, etc., mas a mata que vem se formando no leito do Rio Açu, principalmente pelas espécies nativas de calumbi, unha de gato e mofunbo, formamdo verdadeiras touceiras, considero o principal fator que vem contribuindo para o assoreamento do Rio e consequentemente provocando as enchentes.
Essa tarefa para o desmatamento, não demanda grandes recursos, ou seja, com apenas tratores de esteiras, será possível viabilizar o desmatamento e com o leito do rio livre da mata, aumenta a velocidade da água, provoca o carreamento da areia que está assoreada, aumenta a vazão e consequentemente diminui as inundações.
Ipanguaçu/RN, 22 de janeiro de 2011.

Júlio Justino de Araújo
Engº. Agrº, M.Sc. Irrigação e Drenagem
Professor IFRN Campus Ipanguaçu

24 de janeiro de 2011 19:42

Caro professor, agradeço pela contribuição em meu blog.

Um comentário:

Ademar disse...

Muitos são os fatores que contribuem para as inundações no vale do Açu seja de ordem antrópica ou natural. Entretanto entendo eu que o surgimento de vegetação no leito do rio Piranhas Açu é conseqüência de um processo bastante avançado de assoreamento e não a causa desse assoreamento. A principal causa de assoreamentos em corpos d’água é a retirada da mata ciliar sem essa proteção natural os corpos d’água ficam bastante vulneráveis.