domingo, 11 de outubro de 2009

EXALTAÇÃO DE ANINHA


(O PROFESSOR)

Professor, “sois o sal da terra e a luz do mundo”.Sem vós tudo seria baço e a terra escura. Professor, faze de tua cadeira, a cátedra de um mestre. Se souberes elevar teu magistério, ele te elevará à magnificência.Tu és um jovem, sê, com o tempo e competência, um excelente mestre.Meu jovem Professor, quem mais ensina e quem mais aprende?O professor ou o aluno? De quem maior responsabilidade na classe, do professor ou do aluno? Professor sê um mestre. Há uma diferença sutil entre este e aquele. Este leciona e vai prestes a outros afazeres. Aquele mestreia e ajuda seus discípulos. O professor tem uma tabela a que se apega. O mestre excede a qualquer tabela e é sempre um mestre. Feliz é o professor que aprende ensinando. A criatura humana pode ter qualidades e faculdades. Podemos aperfeiçoar as duas. A mais importante faculdade de quem ensina é a sua ascendência sobre a classe
Ascendência é uma irradiação magnética, dominadora que se impõe sem palavras ou gestos, sem criar atritos, ordem e aproveitamento. É uma força sensível que emana da personalidade e a faz querida e respeitada, aceita. Pode ser consciente, pode ser desenvolvida na escola, no lar, no trabalho e na sociedade. Um poder condutor sobre o auditório, filhos, dependentes, alunos. É tranqüila e atuante.
É um alto comando obscuro e sempre presente.
É a marca dos líderes. A estrada da vida é uma reta marcada de encruzilhadas. Caminhos certos e errados, encontros e desencontros do começo ao fim.Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.O melhor professor nem sempre é o de mais saber,é sim aquele que, modesto, tem a faculdade de transferir manter o respeito e a disciplina da classe.

Cora Coralina

Nenhum comentário: