segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ler para quê?


Por que vemos hoje tanta falta de interesse nos jovens em ler bons livros? Há muitas razões, com certeza. Há outros interesses mais “divertidos”. Para alguns, ler dá trabalho, cansa, exige que nos fixemos naquilo que lemos para não perdemos a linha de raciocínio. Outros dirão que não precisam ler, pois há quem faça seus trabalhos(inclusive de final de curso).Infelizmente é uma verdade, se não lemos,como podemos produzir nossos textos, como podemos escrever algo que valha a pena?

Enquanto a grande maioria dos jovens não gosta de ler, uma minoria necessita de viajar através dos livros, pois estes nos fazem companhia. Segundo a redação do momento.com o livro “silencioso e disponível, nos permite dar asas à imaginação, deixando, por alguns momentos, o mundo real e mergulhando no ambiente descrito pelo autor, a imaginar paisagens,vestimentas, cores.Temos a liberdade de imaginar os personagens, de nos emocionar e vibrar com eles, de imaginar o desfecho da história.”

Por outro lado, “muitos educadores hoje, têm dificuldades em incentivar a leitura entre seus alunos, os quais mostram, não raramente, problemas nas matérias onde a leitura é básica, e encontram barreiras em exames seletivos.Estudiosos na arte da aprendizagem garantem que crianças que veem os pais lendo, que percebem que os pais têm prazer ao ler, são crianças mais interessadas em leitura do que os filhos de pais que não leem.”

E como ficam aqueles pais que seus filhos não valorizam a leitura, pois não acreditam seja importante conhecer assuntos novos (mesmo que este conhecimento vá ajudá-lo para o resto da vida)? O livro é nosso grande amigo.Ele nos oferece informações do passado que nos auxiliam compreender o presente. Para construirmos o futuro, necessitamos compreender de que forma as coisas acontecem, suas fórmulas, caminhos, bases de sustentação, competências. Por tudo isso, a leitura é extremamente importante em nossas vidas.Lemos porque nos faz bem em todos os sentidos.

PROF:Edite Malaquias

http://www.acessepiaui.com.br

3 comentários:

Padre Francinaldo disse...

Passo sempre por aqui, muita competência no assunto!
Valeu!

Padre Francinaldo disse...

"Passo sempre por aqui.
Como sempre muita competência"!
VALEU!

Padre Francinaldo disse...

Passo sempre por aqui.
como sempre muita competência!
Um abraço!