sábado, 6 de abril de 2013

GÊNERO TEXTUAL: CORDEL

ESCOLA PRINCESA ISABEL-ENTRONCAMENTO
PROFESSORA: JOSÉLIA CORINGA-LÍNGUA PORTUGUESA/ARTES
Projeto 1º Cordel da Princesa

JUSTIFICATIVA

“Literatura de Cordel
É poesia popular
É historia contada em versos
Em estrofes a rimar
Escrita em papel comum
Feita pra ler ou cantar.

A capa é em xilogravura
Trabalho de artesão
Que esculpe em madeira
Um desenho com porção
Preparando a matriz
Pra fazer reprodução.”


Autor: Francisco Ferreira Filho Diniz

OBJETIVOS
Ø  Estimular a leitura, produção e edição de folhetos de cordel. Simultaneamente um olhar crítico e poético sobre a realidade local;
Ø  Valorizar a espontaneidade nos trabalhos escolares;
Ø  Levar os alunos a perceberem a beleza presente em um cordel e expressar isto oralmente;
Ø  Fazer a leitura das poesias observando a entonação e divisão de versos.

PLANO DE AÇÃO
ETAPA 1: Realizar momento de sensibilização nas aulas de Língua Portuguesa;
Ø  Estudar textos sobre Carnaubais.
Ø  Iniciar produção de estrofes em grupos.
ETAPA 2: Contato direto com a Literatura de Cordel: Oficina com Zelito Coringa
Ø  Identificação das rimas
Ø  Identificação dos temas sobre a nossa cidade
ETAPA 3:  Arte: O trabalho com xilogravura (desenho)
Ø  A origem da xilogravura Nordestina;
Ø  Mostrar aos alunos que a xilogravura mantém-se através dos tempos nos folhetos de cordel e que em tempos de tecnologia é preciso valorizar o que é feito artesanalmente;
Ø  Confecção da capa do cordel;
Ø  Escolha do melhor trabalho;
Ø  Composição do cordel. (Processo final antes da apresentação)
ETAPA 4: Dramatização do cordel (professores responsáveis: Suely e Alex)
AVALIAÇÃO
As atividades permitirão à professora uma avaliação grupal, já que as produções foram realizadas em equipes. Serão considerados alguns aspectos: interesse, participação e desenvolvimento dos trabalhos.
CULMINÂNCIA
Será confeccionado um livreto com o cordel dos alunos e apresentado à comunidade escolar através do 2º SARAU POÉTICO.







4 comentários:

Anônimo disse...

Ficou bonito e bem elaborado, gostei muito...

Anônimo disse...

Gostei da metodologia e do envolvimento professores- alunos. Parabéns, exemplo a ser seguido.

maurizangela disse...

OLÁ! me chamo MAURIZÂNGELA, mais sou muito conhecia por ÂNGELA, bom venho aqui deixar minha msg. gostei muito do trabalho de vcs, e quero dizer que estou fazendo um trabalho neste mesmo assunto, estou dando o meu melhor para este trabalho, moro na cidade de Itaquitinga-PE, estudo na escola severino gouveia de lima. faço o EJÀ,
estou nas etapas finais, minha professora é a MARIA DA LUZ conhecida mais por da LUZ.
parabéns a vcs pela dedicaçÂo e esperiÊncia de vcs valeu pessoal, exemplo a ser seguido..

maurizangela disse...

OLÁ! me chamo MAURIZÂNGELA, mais sou muito conhecia por ÂNGELA, bom venho aqui deixar minha msg. gostei muito do trabalho de vcs, e quero dizer que estou fazendo um trabalho neste mesmo assunto, estou dando o meu melhor para este trabalho, moro na cidade de Itaquitinga-PE, estudo na escola severino gouveia de lima. faço o EJÀ,
estou nas etapas finais, minha professora é a MARIA DA LUZ conhecida mais por da LUZ.
parabéns a vcs pela dedicaçÂo e esperiÊncia de vcs valeu pessoal, exemplo a ser seguido..