quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

EM CARNAUBAIS HÁ CONFIRMAÇÕES QUE O PISO SERÁ PAGO.


Prefeito de Carnaubais confirma que pagará piso nacional dos professores
Os servidores municipais lotados na Secretaria de Educação de Carnaubais serão remunerados de acordo com Piso Nacional do Magistério, equivalente a R$ 950. A informação foi confirmada pelo prefeito Luiz Gonzaga Cavalcante, Luizinho, durante uma assembléia realizada na última semana, com o sindicato da categoria. A medida atende às resoluções previstas pela Lei Federal que instituiu o benefício.

Desde o inicio de seu novo mandato, o prefeito têm deixado claro desde o que essa luta histórica dos professores tem de ser respeitada e cumprida. Incontestavelmente. A opinião do administrador municipal é compartilhada por sua equipe de governo e é um avanço em relação à situação apresentada atualmente pelos municípios vizinhos a Carnaubais.

Realizada na Câmara Municipal, a reunião serviu para que a equipe de governo composta por assessores contábeis e jurídicos e representantes das secretarias de Educação, Finanças e Administração, explicassem melhor como será feito o pagamento. Na ocasião, o dirigente do Sindisec, Josenildo Ferreira, solicitou que o município assegurasse perante a categoria o pagamento do piso. A solicitação foi atendida por Luizinho que, ainda garantiu o cumprimento da lei, mesmo sabendo que isso dará impacto financeiro.

De acordo com dados da Secretaria de Educação, atualmente o quadro funcional da educação carnaubaense é composto por 98 profissionais de ensino de nível médio e superior. Quase todos os professores compareceram à reunião, que ainda teve a presença da representação do Conselho do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Durante o debate sugiram duas propostas para assegurar o pagamento do piso sem afetar tanto o orçamento municipal. O prefeito sugere pagar o piso e fazer rateio trimestral da sobra dos recursos destinados para os professores. Essa foi à garantia dada pela equipe de governo.

Já o sindicalista do município de Assu, professor Luiz Carlos sugeriu que seja estabelecida uma contribuição linear de R$ 157,72 para cada professor. Isso seria equivalente as vantagens já contempladas no plano de carreira da categoria. Alguns educadores graduados não concordaram. Acham injusto um profissional de nível inicial ter o mesmo direito. Exigem a tabela de progressão. Outra exigência é em relação ao pagamento agora em janeiro do terço de férias ao qual a categoria tem direito. Ao final da reunião a categoria tirou uma comissão para se reunir com os representantes das secretarias de Educação, Finanças e Administração para avaliar a receita do Fundeb.
DIÁRIO DE NATAL

Nenhum comentário: