sábado, 19 de maio de 2018

DIA DAS MÃES. TEMPO DE RECUPERAR SEU SENTIDO.


Dia das Mães comemorado no segundo domingo de maio. Muitas homenagens ainda estão acontecendo. Festa e alegria para uns, vazio para outros e festival de vendas para o comércio. 
E afinal qual o seu verdadeiro sentido nos dias de hoje?

Sabemos que o Dia das Mães foi criado devido à atuação de mulheres/mães cristãs em causas sociais. E foi uma evangélica metodista de West Virginia, Estados Unidos, a ativista social Anna Reeves Jarvis, mãe de doze filhos, que começou a articular eventos que reuniam mães em torno de demandas sociais. "Demandas sociais" Isso mesmo!!!
Jarvis criou em 1858 os Clubes "Dias de Trabalho das Mães" que atuavam pela diminuição da mortalidade de crianças de famílias de trabalhadores. Anos depois, a ativista organizou o Dia da Amizade das Mães, para reunir famílias e vizinhos separados com a Guerra Civil dos EUA, e para ações solidárias com os feridos. Depois de sua morte, em 1905, Anna Jarvis filha para honrar a memória da mãe ativista social mobilizou um ato pela paz e com isso prestar homenagem a todas as mães.

A campanha pelo Dia das Mães começou com a realização de cultos, em diversas igrejas, no segundo domingo de maio. Isso se deu em anos seguidos e em cidades diferentes. Como houve grande adesão, o segundo domingo de maio foi instituído por lei nos EUA, em 1914, como Dia das Mães.

Infelizmente a idealizadora da campanha acabou se frustrando, o sentido virou comércio de flores,  e em 1923, Jarvis passou a militar contra a data que ela própria havia criado. Chegou a ser presa, massacrada e acusada de perturbar a paz e protestar contra a comercialização. Anna Jarvis não teve sucesso na recuperação da essência do Dia das Mães: morreu em 1948, cega, pobre e sem filhos. 

Temos exemplos de grandes mulheres/mães que lutam por causas sociais, mulheres que perderam seus filhos de maneiras diversas. Mães que não baixam a cabeça diante dos obstáculos. Mães que transformam vidas. Mulheres/mães que transbordam seu amor todos os dias. 

Mulheres de destaque como Lucinha Araújo, mãe do cantor Cazuza, vitimado pela AIDS, líder da Sociedade Viva Cazuza de apoio a portadores do vírus HIV. Glória Perez e tantas outras que até vivem no anonimato, mas lutando bravamente por dias melhores. 

Que tal exercitarmos a recuperação do sentido original do Dia das Mães?
  



Será que não é hora de instituirmos o dia da família?  
Trazermos todos para dentro da escola, pais, avós, tios, quem educa. Desta forma a criança se sentirá acolhida. Valorizar a família e fazê-la REpensar o papel que ela tem na educação das crianças, se é realmente presente ou se está meramente cumprindo um protocolo da escola. 

Vamos repensar esse tema e fortalecer a "família"



Nenhum comentário: