sábado, 28 de abril de 2018

Diagnóstico e Ação


·     
Um olhar sobre nossa realidade.

O Ideb SERVE  como uma bússola para apontar as fragilidades e as forças da escola, ajuda a equipe a refletir e desenvolver a melhor qualidade no ensino.  Ao olhar o Ideb, deve-se levar em conta o indicador que o compõe analisando qual o impacto do aprendizado. O que é preciso melhorar prioritariamente.


40%
É a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 5° ano.
Dos 44 alunos, 16 demonstraram o aprendizado adequado.

50%
É a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 5° ano na rede pública de ensino.
Dos 2.438.249 alunos, 1.225.082 demonstraram o aprendizado adequado.
33%
É a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 5° ano na rede pública de ensino.
Dos 35.139 alunos, 11.629 demonstraram o aprendizado adequado.
38%
É a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 5° ano na rede pública de ensino.
Dos 113 alunos, 42 demonstraram o aprendizado adequado.
Comparação com outras escolas: Compare a escola Professora Adalgisa Emidia Da Costa (EE) com as 4 escolas do mesmo município cujos alunos possuem nível socioeconômico (NSE) semelhante
37%
É a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 5° ano.
Dos 70 alunos, 25 demonstraram o aprendizado adequado.
39%
É a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 5° ano.
Dos 27 alunos, 10 demonstraram o aprendizado adequado.
23%
É a proporção de alunos que aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 5° ano.
Dos 26 alunos, 5 demonstraram o aprendizado adequada
Explorando o aprendizado
A proporção de alunos com aprendizado adequado é o número mostrado nos quadrados. Quanto maior esse número, melhor. Explore.
·         Abel Alberto Da Fonseca (EM)
37%
37% (+9) aprenderam o adequado em português no 5º ano
o    7.97% avançado
o    28.89% proficiente
o    38.92% básico
o    24.22% insuficiente
76% taxa participação
69 matriculados
NSE médio-baixo (4,3)
·         Pe Jose De Anchieta (EM)
39%
39% (+29) aprenderam o adequado em português no 5º ano
o    8.69% avançado
o    30.44% proficiente
o    34.78% básico
o    26.09% insuficiente
88% taxa participação
26 matriculados
NSE médio-baixo (4,3)
·         Princesa Isabel (EM)
23%
23% (+7) aprenderam o adequado em português no 5º ano
o    7.68% avançado
o    15.39% proficiente
o    34.63% básico
o    42.3% insuficiente
100% taxa participação
25 matriculados
NSE médio-baixo (4,3)
40%
40% (-6) aprenderam o adequado em português no 5º ano
o    2.63% avançado
o    36.85% proficiente
o    42.11% básico
o    18.41% insuficiente
88% taxa participação
43 matriculados
NSE médio-baixo (4,3)

EE PROFESSORA ADALGISA EMIDIA DA COSTA


O último IDEB nos anos iniciais da Escola Estadual Prof. Adalgiza, atingiu a meta e cresceu, mas não alcançou 6,0.
Pode melhorar para garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado.


 Alerta: Escolas em situação de alerta não cresceram o Ideb, não atingiram sua meta e estão abaixo de 6.0. T


Atenção: Escolas em situação de atenção não foram bem em dois critérios entre os três analisados. Têm o desafio de crescer para atingir as metas planejadas.
Melhorar: Escolas que podem melhorar cresceram o Ideb e atingiram a sua meta. Têm o desafio de manter o crescimento do índice para atingir as metas planejadas e superar o 6.0.
Manter: Escolas que devem manter sua tual situação cresceram o Ideb, atingiram a sua meta e superou o 6.0. Têm o desafio de manter o crescimento do Ideb para garantir o aprendizado de todos os alunos.
Aprendizado

4,99

Quanto maior a nota,
maior o aprendizado
Fluxo

0,85

Quanto maior o valor,
maior a aprovação
Ideb

4,2

Meta para a escola
3,9






Estrutura da Prova Brasil

Como a prova é elaborada?
A partir de uma Matrires de todo o Brasil elaboram os itens (questões) que devem compor a Prova Brasil. A Matriz de Referência é um documento que contém o conjunto de habilidades de cada série e disciplina e que podem ser mensuradas por meio das questões da prova.
Cabe ressaltar que a matriz não deve ser confundida com as propostas curriculares das redes ou das escolas, pois não englobam todo o currículo escolar. Além disso, diferentemente das provas que o professor aplica em sala de aula, a metodologia adotada na construção e aplicação dos testes da Prova Brasil é adequada para avaliar redes ou sistemas de ensino, e não alunos individualmente.
A Matriz de Referência é a mesma para todas as edições da Prova Brasil, possibilitando, junto com a escala SAEB, a comparação dos resultados em diferentes anos. Veja as Matrizes de Referência de Língua Portuguesa e de Matemática.
 Como a prova é organizada?
Ao todo, são elaboradas 21 tipos diferentes de cadernos de prova para cada série/ano, sendo que cada aluno responde a apenas um caderno de prova. Desta forma, dois alunos não respondem necessariamente às mesmas questões.
Segundo o Inep, cada caderno de prova é constituído por quatro blocos, sendo que dois são destinados a respostas de Língua Portuguesa e os outros dois abordam questões de Matemática. Os testes são de múltipla escolha, com quatro ou cinco alternativas de resposta para cada questão, sendo que apenas uma está correta.
Os alunos de 5° ano responderão a 22 itens de português e a 22 itens de matemática. Já os estudantes de 9° ano e do 3º ano do ensino médio responderão a 26 itens de português e a 26 de matemática. O tempo total estipulado para a realização das provas é de 2 horas e 30 minutos.
Existem, no total, 77 itens de cada disciplina no 5º ano e 91 itens de cada disciplina na 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio distribuídos pelos 21 cadernos de prova .
 Matriz de Referência – Matemática

5º Ano do Ensino Fundamental

Descritores do Tema I. Espaço e Forma
D1 – Identificar a localização /movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações
gráficas.
D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando
figuras tridimensionais com suas planificações.
D3 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de
lados, pelos tipos de ângulos.
D4 – Identificar quadriláteros observando as relações entre seus lados (paralelos, congruentes,
perpendiculares).
D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em
ampliação e /ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
Descritores do Tema II. Grandezas e Medidas
D6 – Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.
D7 – Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como
km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml.
D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.
D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e /ou o intervalo da duração de um
evento ou acontecimento.
D10 – Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro,
em função de seus valores.
D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em
malhas quadriculadas.
D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas,
desenhadas em malhas quadriculadas.
Descritores do Tema III. Números e Operações /Álgebra e Funções
D13 – Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como
agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
D14 – Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
D15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.
D16 – Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial.
D17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
D18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
D19 –Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou
subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma
transformação (positiva ou negativa).
D20 – Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da
multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, idéia de proporcionalidade, configuração
retangular e combinatória.
D21 – Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
D22 – Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta
numérica.
D23 – Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário
brasileiro.
D24 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
D25 – Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo
diferentes significados da adição ou subtração.
D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
Descritores do Tema IV. Tratamento da Informação
D27 – Ler informações e dados apresentados em tabelas.
D28 – Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de
colunas).
 9º Ano do Ensino Fundamental
Descritores do Tema I. Espaço e Forma
D1 – Identificar a localização/movimentação de objeto, em mapas, croquis e outras representações
gráficas.
D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais,
relacionando-as com suas planificações.
D3 – Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.
D4 – Identificar relação entre quadriláteros, por meio de suas propriedades.
D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em
ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
D6 – Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e nãoretos.
D7 – Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são
semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.
D8 – Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos,
número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).
D9 – Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas.
D10 – Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.
D11 – Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
Descritores do Tema II. Grandezas e Medidas
D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
D13 – Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
D14 – Resolver problema envolvendo noções de volume.
D15 – Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.
Descritores do Tema III. Números e Operações /Álgebra e Funções
D16 – Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.
D17 – Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
D18 – Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração,
multiplicação, divisão e potenciação).
D19 – Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações
(adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D20 – Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração,
multiplicação, divisão e potenciação).
D21 – Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
D22 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
D23 – Identificar frações equivalentes.
D24 – Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do
sistema de numeração decimal identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e
milésimos.
D25 – Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração,
multiplicação, divisão e potenciação).
D26 – Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração,
multiplicação, divisão e potenciação).
D27 – Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais.
D28 – Resolver problema que envolva porcentagem.
D29 – Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre
grandezas.
D30 – Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.
D31 – Resolver problema que envolva equação de segundo grau.
D32 – Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em seqüências
de números ou figuras (padrões).
D33 – Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema.
D34 – Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema.
D35 – Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de
equações de primeiro grau.
Descritores do Tema IV. Tratamento da Informação
D36 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
D37 – Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as
representam e vice-versa.



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