O que é um projeto institucional?
Delia Lerner: "O projeto
institucional torna possível encurtar a distância entre os propósitos, as
necessidades e a realidade"
Uma característica do projeto
institucional é o atendimento de uma demanda da escola que exige mudança.
Trata-se de buscar a solução de um problema que traz desconforto e insatisfação
aos integrantes da instituição. O desenvolvimento dele está alicerçado no
diagnóstico, na proposição de metas, na identificação e no planejamento das
ações a serem usadas na resolução da questão. Portanto, o projeto institucional
se constitui em si mesmo como uma metodologia de trabalho.
O documento é composto de uma
justificativa baseada em um diagnóstico da situação-problema, o que possibilita
iluminá-la de forma aguçada e crítica. É importante que todos os atores ajudem
nessa análise para que ela seja o mais detalhada possível. O problema será
resolvido a partir da execução de várias ações ou da implantação de uma
proposta nova, que propiciará avanços no atendimento aos alunos e à comunidade,
no conteúdo trabalhado em sala de aula, na metodologia utilizada e na
avaliação.
Os projetos podem reunir uma série de
condições favoráveis para que a escola assuma com mais responsabilidade as
mudanças, promovendo a construção de novos conhecimentos com sentido e
profundidade. Contudo, para que isso ocorra, é importante definir quais são os
pontos de atenção e quais são as questões mais frequentes e frágeis que merecem
ser discutidas. Portanto, esse é o momento de traçar as metas. Uma das
recomendações é elencar de três a quatro objetivos, o que permitirá que o foco
seja mantido com mais coerência. Quanto mais metas, maior a possibilidade de
dispersão das ações.
A proposta de resolução de
situações-problema pela via institucional é um grande desafio que dá sentido a
todos que dela participam. É uma metodologia que possibilita "encurtar a
distância entre os propósitos e a realidade" e um instrumento que se acomoda
às inquietações, contribuições, hipóteses e estratégias dos envolvidos. O
projeto institucional permite instalar na escola um clima de cooperação que vai
além da instituição, envolvendo pais de alunos e comunidade, e possibilita
trocas de saberes entre as turmas, os funcionários, os professores e os
gestores.
Como já foi dito, o projeto começa
com a abordagem de algo que se pretende melhorar. Inicialmente, a problemática
é assumida pelo diretor, que a apresenta com objetivos definidos de forma
clara, utilizando indicadores de avaliação e prevendo, a cada etapa, atividades
individuais, coletivas e grupais. Ao criar condições adequadas e possibilitar
que as ações adquiram outro valor, o projeto institucional passa a ser
instrumento imprescindível para encontrar ferramentas de análise dos problemas
que se colocam e sobre os quais o grupo de profissionais está convocado a
refletir. Quando a equipe escolar é ouvida e está implicada no planejamento e
execução do plano, ela se sente responsável pelas mudanças a serem alcançadas,
principalmente quando é reconhecida pelo que têm a oferecer.
No desenvolvimento do projeto, quando
as ações estão ocorrendo, cabe ao diretor assumir a coordenação e articulação
de tudo. Essa é parte mais trabalhosa e complexa, porque o gestor precisa ficar
atento a várias atividades ao mesmo tempo e acompanhar e integrar a atuação dos
diferentes grupos, sempre tentando manter o foco. Por isso, é aconselhado
propiciar encontros sistemáticos, individuais ou coletivos, com todos os envolvidos
para permitir a troca de experiências e a reflexão sobre o que está sendo
desenvolvido. Nessas reuniões, pode haver confronto entre algumas estratégias e
soluções, mas é assim que se possibilita a ampliação de conhecimentos.
Amplitude
dos projetos
O projeto institucional pode transpor
os limites da unidade educacional. No decorrer da implantação ou das mudanças,
podem surgir desdobramentos de outras ações que o diretor e a equipe não haviam
previsto.
Darei como exemplo um projeto de
brincadeiras no pátio e no espaço da sala. Para que ele saísse do papel, foi
necessário que a equipe gestora recorresse a instâncias da prefeitura para
arrumações na pavimentação do pátio e no gramado, no plantio de árvores e na
compra de telas para a divisão de ambientes e de brinquedos. Ao mesmo tempo em
que todas essas modificações aconteciam, ocorria também uma formação para
consolidar a importância do brincar com professores, equipe de apoio e com os
pais.
A mudança foi geral, principalmente
após as compras de materiais e a organização deles, de forma a ser acessível a
todos. Tudo foi motivo de alegria e os alunos ficaram radiantes com os espaços
e puderam usufruir plenamente de vários jogos, de brincar de faz de conta, etc.
Depois disso, foi possível pensar na continuidade da formação para que dessem
conta de aprofundar a compreensão de princípios e conceitos da Educação
Infantil e das práticas sociais das situações de brincadeira. Dessa forma,
pudemos observar o que diz Delia Lerner: "O projeto institucional torna possível
encurtar a distância entre os propósitos, as necessidades e a realidade".
A
coordenação e a avaliação são responsabilidade do diretor
O diretor é o responsável direto
pelas mudanças e transformações na escola. Ele e o coordenador pedagógico devem
estar atentos aos rumos das ações, para que não se perca o foco e se conquiste
o resultado almejado. Outro aspecto que cabe ao gestor é propor a avaliação
compartilhada com os participantes. Isso permite que as equipes analisem o
alcance das metas e os principais impactos em relação à aprendizagem dos
alunos.
Segundo Rui Canário, "a
metodologia de trabalho por projetos nos remete à ideia de liberdade, de
criatividade. Podemos sentir a escola como uma instituição aberta, acolhedora,
democrática, comprometida com as questões familiares e comunitárias que não tem
a solução para todos os problemas, mas que pode participar da vida na
comunidade e faz parte deste contexto".
O foco das ações deve ser, portanto,
o compromisso da gestão de alinhavar cada etapa e verificar se o que foi
proposto e o que está seno realizado estão no caminho do mesmo fim, que é a
aprendizagem.
Divulgação
do projeto
Uma vez implantado e avaliado, o
projeto precisa ser divulgado para os pais e para a comunidade em geral, a fim
de que eles acompanhem os resultados obtidos. Esse é o momento de
reconhecimento das ações desempenhadas por todos, por isso, é preciso preparar
uma boa apresentação que conte os passos de cada etapa desenvolvida. Isso pode
ser feito em reuniões, com exposições de fotos na unidade educativa e com
artigos publicados no jornal ou no blog da escola.
Também é interessante compartilhar os
resultados com outros gestores e unidades. Dessa forma, além de ajudar sua
escola, a proposta do projeto institucional pode se tornar uma referência para
outras instituições.
Quer saber mais?
BIBLIOGRAFIA
LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BIBLIOGRAFIA
LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
CARVALHO, S., KLISYS, A. E AUGUSTO,
S.. Bem-vindo, mundo! Criança, cultura e formação de educadores. São Paulo:
Editora Peirópolis, 2006
Canário, Rui. Entrevista à revista
GESTÃO ESCOLAR, Fundação Victor Civita.
Por: Ana Benedita Guedes Brentano
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