segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Uma boa educação começa pelo exemplo.


 


Somos nós, os pais, as mães, os responsáveis por formar pessoas boas e responsáveis.


Muitos pais pregam um conjunto de valores que eles mesmos nunca colocaram em prática: o valor do respeito, do reconhecimento, da humildade, da disciplina etc.

À medida que crescemos, vamos percebendo a diferença entre palavras e ações. Se os nossos pais não foram um bom exemplo, temos que ter em mente que “não devemos seguir os exemplos dos nossos pais", “não devemos cometer os mesmos erros”. e assim por diante.
Vivemos imersos em um modelo  educacional de difícil solução, difícil e deprimente, mas não impossível…

Precisamos acreditar no poder do exemplo para transformar a educação no país, no nosso estado, no nosso município.  E esse processo não começa na escola ou no meio acadêmico; começa em casa, aprendendo a ser cidadão de bem a partir da sabedoria, dos exemplos e experiências de nós, como pais. Colocando limites e disciplina. É nisso que devemos acreditar, agora mais que nunca. Sejamos vigilantes em nossas ações cotidianas.
Quando entrei na Universidade em 1996, acreditava em outro mundo, acreditava que ia encontrar as respostas que indagavam a minha mente. É inegável que lá aprendi muito...coisas também valiosas, mais o que tive de maior valor veio da minha mãe, Luzimar Coringa, veio do meu pai, José Bezerra, membros da minha família e os professores acrescentaram. 
É primordial mostrar para os nossos filhos e alunos que nenhuma escola, nem universidade  será tão boa e eficiente quanto a força exemplar da família e dos sábios nas batalhas da vida. Não deve-se esperar da escola, decadente como ela está nesse país, a solução para formação humana, sozinha ela não formará ninguém. 
Prezados pais, estejamos atentos, ainda que falhos.
Estamos vivendo a maior crise de valores, que mina a mente das novas gerações. Isso preocupa, isso incomoda. Cadê os bons exemplos? A juventude ver o externo, os meios de comunicação influenciam demasiadamente, não está havendo filtros, o que é ruim tem prevalecido. Infelizmente!

leia!



É importante refletirmos sobre esses pontos (baseados em artigos de Stephen Kanitz):
– Quem são os heróis que estão lutando por nosso país nesse momento?
– Quem você conhece que lhe serve de exemplo?
– O maior exemplo para seus filhos será sempre você mesmo(a) e seu exemplo.
–  Leva-se tempo e experiência na grande escola da vida para se formar uma sólida opinião a respeito de qualquer assunto.
– Nossos filhos refletirão a educação que receberem em casa.
– Preocupe-se menos com a escola e mais com o que é ensinado em casa.
– Que os filhos sejam fortes o suficiente para resistir às falácias e mentiras que serão pronunciadas nos seus círculos e convivências. 
"Os grandes líderes, os mais eficazes de uma sociedade, não são aqueles que lideram por sua superioridade intelectual ou imposição moral, mas aqueles que aprenderam através do tempo e do sofrimento, o valor que as faculdades interiores e os exemplos pessoais demandam sobre a vida dos outros". 

Josélia Coringa
25/09/17

Nenhum comentário: