sábado, 20 de dezembro de 2014

FESTA DOS CONCLUÍNTES DO 9º ANO-2014

No dia 19 de dezembro, os alunos do 9º ano da Escola Princesa Isabel,  galgaram mais um degrau na vida estudantil, recebendo o diploma de conclusão do Ensino Fundamental.  
Turma: José Eudes do Nascimento Dantas

O mestre de cerimônia
Erinaldo Cabral, que inclusive fez um excelente trabalho, iniciou acolhendo a todos assim:

Sonhe, busque, espere...ame e seja amado! Deixe sua alma voar alto...pegue carona com os fogos coloridos, mentalize seus desejos mais íntimos e acredite: Eles também chegarão ao céu, irão se misturar as estrelas, irão penetrar no universo e voltarão cheios de energia para tornarem-se reais, basta você querer de verdade, ter fé, e nunca, nunca desistir deles. Boas festas e que seu ano seja cheio de bênçãos e realizações... 

A cerimônia foi realizada no espaço de Deinho, com a presença dos professores, dos familiares, de autoridades e do corpo de Alunos. O diretor Ruan Carlos Fernandes declarou aberta a solenidade e posteriormente cantou-se o hino do município. 


Ruan Carlos fez um discurso centrado, sem rodeios, motivador e com cobranças de melhorias para a escola, aproveitou a oportunidade para falar das angustias vividas numa escola que necessita de mais atenção do poder público. Da contribuição que os recursos do Mais educação vem dando a escola. Fez agradecimentos gerais...

Portanto, o diretor, o secretário de educação, o patrono e o paraninfo externaram seus votos aos concluíntes, prometeram unir esforços para possíveis melhorias e  admitiram que é  difícil trabalhar numa escola sem espaços adequados. O vereador Thiago citou em sua fala que a Escola Princesa é referência no município, foi reconhecedor do trabalho que vem sendo realizado pela equipe.  O prefeito Junior Benevides afirmou cobrar emendas que venham beneficiar a escola Princesa Isabel, e assim todos levaram suas mensagens aos formandos e familiares.

Para os formandos foi dito de maneira geral: 

Não esmoreçam ante as dificuldades, lutem, não voltem os olhos para o que ficou para trás, mirem o futuro, não percam, jamais, o foco de vosso objetivo. Aprendam e amadureçam com as derrotas. Fracassar perante difíceis  obstáculos tem muito mais valor do que alcançar sucesso frente a vitórias fáceis. Continuem tentando, persigam vosso intento com tenacidade. O grau de satisfação de uma conquista é diretamente proporcional à sua complexidade e risco. Alcem voo, tenham iniciativa, sejam  ousados, corajosos, afastem-se da mesmice e da mediocridade.



Juramento:

Aluno: Lairton dos Santos Xavier Junior
Neste momento solene, ao encerrar a minha formação no ensino fundamental, juro dedicar-me à continuação dos meus estudos no ensino médio e depois na universidade, sempre buscando aperfeiçoar-me. Seguirei os caminhos da verdade, da honestidade, do bom senso, da justiça e do conhecimento. Colocando-me como um auxiliar do processo de integração social e do desenvolvimento da minha cidade e do país.


Orador: Iure Gregório Albuquerque da Silva

Boa noite a todos aqui presentes, autoridades, professores, pais, padrinhos, madrinhas e colegas formandos, agradeço por terem depositado em mim a responsabilidade de ser o orador da turma.

“É muito difícil falar por um grupo de jovens tão diferentes entre si, e de uma escola que apesar de simples marcou tanto nossas vidas”

Foi um longo caminho. Muitas vezes teimamos, caímos, nos machucamos, mas também fomos levantados, cuidados e protegidos, apesar da escola não ter um espaço físico digno, nos sentíamos felizes perto de pessoas que tinham prazer de nos ensinar. Quantas vezes tiramos o diretor e professores do sério?

Se nós estamos aqui hoje, foi pela capacidade, perseverança e paciência de todos vocês, que acolheram nossas dúvidas e sempre tentaram nos mostrar a luz, principalmente esse ano, numa turma grande, impulsiva, e barulhenta em uma sala apertada.

É impossível determinar até onde vocês nos marcaram. Digo isso para todos que passaram em nossas vidas. A direção, nossos pais, amigos, professores, e todas as pessoas que compõem a escola.

Obrigado por nos deixarem livres para perseguirmos nossos impulsos adolescentes, e também por nos segurarem para não cometermos bobagens.

Obrigados pelo amor sincero, carinho e afeto que nos tornaram humanos. E nossas sinceras desculpas pelas tantas vezes que os magoamos.

Essas são apenas algumas palavras, que, aliás, nunca poderão expressar a gratidão que temos pela chance de ter cada um de vocês como professores, mentores e muitas vezes, amigos.

Enfim, hoje estamos aqui para celebrar formalmente o fim de uma etapa fundamental de nossas vidas.

Devemos ter consciência de que daqui para frente, nada será fácil, não encontraremos uma sociedade boa que dá segunda chance, não encontraremos a verdade em cada um, nem soluções fáceis para nossos problemas, tudo que quisermos temos que conquistar com garra e determinação. Temos que quebrar as correntes que nos impeçam de crescer. Temos que acreditar em nós mesmos.

Que sejamos prudentes e firmes para dizer não as tentações da vida.

Da infância já nos afastamos, de uma vida adulta estamos nos aproximando, é chegada a hora de sermos mais responsáveis.

Escola Princesa Isabel, sentiremos saudades e levaremos em nossas lembranças os ensinamentos valiosos.

Aproveitamos o momento também para fazer um apelo, um apelo necessário, as autoridades presentes, ao prefeito em especial, a nossa comunidade clama por um prédio novo, por uma escola com espaço físico acolhedor, faça isso e o reconhecimento virá do povo, nas condições que se encontra é inviável um trabalho melhor.

Fica a dica de jovens que estão saindo dessa escola, mas que a levam no coração.

Feliz Natal e um Ano Novo de muitas bênçãos para todos.













                      Agradecimentos: Nayara Raquel 

Breve mais informações.... 
Parabéns Ruan, supervisora Ana Cláudia Albuquerque e demais que se empenharam para realização desse evento.



quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

FeliZ com 9º ano-2014 Escola Princesa


É com alegria renovada que retorno a Escola Princesa para deixar-lhes uma mensagem. Encerra-se mais uma etapa na vida de vocês, alunos do 9º ano e sentimo-nos gratos a Deus por ter feito parte dessa história. Creio que esse é o sentimento de todos os colegas presentes. Desejamos sucesso na vida de vocês, que não parem no meio do caminho, prossigam acreditando que são capazes de ir longe, basta que tenham sonhos e lutem por eles.

Hoje 17 de dezembro, vocês participam do último fechar de cortinas na nossa escola. Todos vocês viveram ao longo desses anos momentos diversos que sem dúvidas ficarão marcados e algum dia sentirão saudades. Cada um com sua feição, cada um a sua maneira também nos deixou marcas inesquecíveis.
O que posso dizer de vocês é só um pouquinho que o tempo me deixou...
             Aldeiza com seu jeito tímido, mal ouvíamos sua voz, algumas dificuldades você enfrentou, procure superá-las e seja feliz. Você é capaz...
             Antônio Carlos  as vezes mal humorado mas bom garoto, muito amadureceu. Siga adiante, acredite em você.
             Daniel, abusado, brincalhão e despreocupado  que sua caminhada daqui para frente seja com mais responsabilidade.
              Carla, morena fotogênica, a amiga fiel de Stefhanie, chamei um dia de gasguita, pelo seu timbre agudo, só por isso. Venceu as barreiras e chegou até aqui,
             Danilo, o levado, muitas vezes irritava com as brincadeiras de mau gosto, mas aprendemos a gostar, a entender suas travessuras. Juízo e muita sabedoria para vencer as tentações da vida. Segue adiante garotão...
             David, com um sorriso sempre posto no rosto, menino calmo, não apareceu nas fotos do convite e foi desobediente, por não fazer a individual, mas perdoamos e desejamos sucesso na sua vida.
             Edson Valetim, aluno aplicado, atento, teve determinação e somou resultados. Fiquei triste em retornar e saber que mudou em alguns aspectos. Desejamos que volte a ser o antigo     Edson. Seja forte garotão.
                Eduardo Siqueira, quantas travessuras tu fizestes hein? Junto com Daniel... aprendeu mesmo sem perceber a importância dos valores e vem amadurecendo, isso é muito bom. Metido a namorador...
               Eridennys  faltoso muitas vezes, brincalhão poderia ter sido diferente...chegou até aqui, não desista nem se deixe levar pelas tentações da vida.
               Eslane, menina meiga, adorável, guardarei no meu coração cada gesto de carinho, torço por você também.
                Fernando, superou algumas dificuldades e se esforçou para estar aqui. Garoto simpático, sucesso na caminhada. Você consegue...
                    Flávia Gabriela, determinada, atrevida, carismática e inteligente. Continue firme nos seus propósitos de ser feliz.
                     Flávia de Sousa, tímida, recatada e sempre disposta a superar as dificuldades. Não desista....
                     Francinaldo, o briguento, insistente e esforçado. Desejamos sucesso nos seus sonhos. Sempre o primeiro a terminar as tarefas....
                    Graziela, calada, discreta, sempre disposta a ajudar os colegas. Siga adiante sendo sempre solidária.
                    Heider, garotão admirável, responsável, sério, cativante, fez um excelente texto para Olimpíada de Português. Força, fé e foco.
                    Iure Gregório, aluno simpático, as vezes preguiçoso mas inteligente, siga firme...
                    Jonas Duarte, o mais faltoso, quando queria fazia tudo
rapidinho, aluno atento...

                        Juliana, a inseparável de Graziele, unha e carne em tudo... bem organizada...boa sorte...
                      Lairton, o menino/rapaz, adorável, fofo, curioso, esperto e brincalhão, solidário com Dudu e Daniel, os três mosqueteiros.
                      Letícia Sousa, casada, precoce, carinhosa, simpática e esforçada, não deixe no meio do caminho seus objetivos, seja feliz...
                     Marcos Antônio, dava unhada e escondia, menino bom, arteiro discreto...
                      Natália de Souza, a amiga de Tereza, caladinha e levada, boa menina também.
                       Nayara Raquel, a modelo, carismática, inteligente e aplicada. Sucesso...
                      Paulo Eduardo, carismático, implicante mas em um segundo já estava tudo bem...superou dificuldades e chegou aqui...
                     Pedro Henrique, preguiçoso como só ele, mas com dons artísticos desenhou a capa do cordel da princesa. Menino bom...
                         Raiany, não leva desaforos para casa, é impaciente e precisa acreditar em si mesma...esperamos que cresça com as lições da vida...Tem tudo para passar também no IFRN se considerarem a displicência...
                     Stephanie Raquel a menina dos olhos dos meninos, cheia de charme, boa aluna, educada, simpática, esforçada e companheira.
                    Tereza, chega e fecha, a linda barbie morena, briguenta, zoadenta sem paciência mas boa menina.
                       Wanderley, sem dúvidas você aprendeu muito, é garoto distraído as vezes mas se esforça para vencer, tem qualidades boas.... Continue com propósitos e seja muito feliz.

É isso, na correria foi o que lembrei...
Vocês  fizeram o que tiveram que fazer...
Oh, e mais, muito mais que isto, vocês tornarão sujeitos da própria história, saibam construí-la...
Haverá tempos, tenho certeza que se lembrarão de nós...
Quando vocês aprontavam mais do que nós podíamos suportar, vocês mantiveram a altivez e as suas convicções. Escola é isso, é essa mistura de jeitos diferentes....
 E fizeram tudo isso de maneira única e irrepetível jamais será esquecido ou copiado.
Vocês amaram, riram e brincaram. Também tiveram suas faltas e perdas - e agora que é chegada a hora de nos despedirmos. Quero dizê-lhes...
Tenho um sonho. Que todos os meus alunos sejam julgados exclusivamente pelo seu conhecimento e sua personalidade e não pela marca de seu tênis, nem pelos bens materiais que acumularem no futuro.
Vocês não são o que gostariam de ser hoje.
Não são ainda o que irão ser.
Mas, graças a Deus,
NÃO SÃO MAIS QUEM VOCÊS ERAM QUANDO CHEGARAM AQUI...
Novos desafios virão, muitas serão as dificuldades, mas a vitória é certa, é só persistir e trilhar o caminho... 

Para finalizar partilho um poema de Vicente de Carvalho que, com o poder dos poetas, sintetiza o que procurei passar a vocês durante o tempo que estivemos juntos:


Essa felicidade que supomos,
Árvore milagrosa, que sonhamos

Toda arreada de dourados pomos,
Existe sim: mas nós não a alcançamos
Porque está sempre apenas onde a pomos
E nunca está onde nós estamos.

Então, está na hora de escrever a própria história e colocar a felicidade onde vocês estão!
E obrigado por terem tido paciência comigo!

Que Deus os oriente e os abençoe! Sejam felizes!
   

                                         Professora Josélia Coringa



terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Mais cuidado com a Língua Portuguesa.



Uma faixa fixada próximo a Escola Estadual Adalgiza com erro de português ou erro gráfico chama-nos a atenção.
O CEAPE (Centro de Estudos Avançados Pós Graduação e Extensão)  divulga a promoção do curso com a palavra extenção e bolça com “Ç”.  Curiosamente, a faixa direciona para inscrições dos cursos de Teologia e Serviço Social.
O texto adverte 50% de desconto para melhor redação e nos faz crer que a promoção deveria ser de uma bolsa integral pelo erro cometido.

A palavra extensão tem sua origem na palavra em latim extensione, devendo assim ser escrita com x na primeira sílaba e s na terceira sílaba. Além disso, na língua portuguesa, os verbos terminados em -ender, -andir, -verter e –pelir formam substantivos com s. 
Exemplos: estender/extensão, expandir/expansão, converter/conversão etc.

O substantivo feminino, extensão será usado quando quisermos referir o ato de estender alguma coisa.