ESCOLA PRINCESA ISABEL-ENTRONCAMENTO
PROFESSORA: JOSÉLIA CORINGA-LÍNGUA PORTUGUESA/ARTES
Projeto 1º Cordel da Princesa
JUSTIFICATIVA
“Literatura de Cordel
É poesia popular
É historia contada em versos
Em estrofes a rimar
Escrita em papel comum
Feita pra ler ou cantar.
A capa é em xilogravura
Trabalho de artesão
Que esculpe em madeira
Um desenho com porção
Preparando a matriz
Pra fazer reprodução.”
É poesia popular
É historia contada em versos
Em estrofes a rimar
Escrita em papel comum
Feita pra ler ou cantar.
A capa é em xilogravura
Trabalho de artesão
Que esculpe em madeira
Um desenho com porção
Preparando a matriz
Pra fazer reprodução.”
Autor: Francisco Ferreira Filho Diniz
OBJETIVOS
Ø Estimular a leitura, produção e edição de folhetos de cordel. Simultaneamente um olhar crítico e poético sobre a realidade local;
Ø Valorizar a espontaneidade nos trabalhos escolares;
Ø Levar os alunos a perceberem a beleza presente em um cordel e expressar isto oralmente;
Ø Fazer a leitura das poesias observando a entonação e divisão de versos.
ETAPA 1: Realizar momento de sensibilização nas aulas de Língua Portuguesa;
Ø Estudar textos sobre Carnaubais.
Ø Iniciar produção de estrofes em grupos.
ETAPA 2: Contato direto com a Literatura de Cordel: Oficina com Zelito Coringa
Ø Identificação das rimas
Ø Identificação dos temas sobre a nossa cidade
ETAPA 3: Arte: O trabalho com xilogravura (desenho)
Ø A origem da xilogravura Nordestina;
Ø Mostrar aos alunos que a xilogravura mantém-se através dos tempos nos folhetos de cordel e que em tempos de tecnologia é preciso valorizar o que é feito artesanalmente;
Ø Confecção da capa do cordel;
Ø Escolha do melhor trabalho;
Ø Composição do cordel. (Processo final antes da apresentação)
ETAPA 4: Dramatização do cordel (professores responsáveis: Suely e Alex)
AVALIAÇÃO
As atividades permitirão à professora uma avaliação grupal, já que as produções foram realizadas em equipes. Serão considerados alguns aspectos: interesse, participação e desenvolvimento dos trabalhos.
CULMINÂNCIA
Será confeccionado um livreto com o cordel dos alunos e apresentado à comunidade escolar através do 2º SARAU POÉTICO.
4 comentários:
Ficou bonito e bem elaborado, gostei muito...
Gostei da metodologia e do envolvimento professores- alunos. Parabéns, exemplo a ser seguido.
OLÁ! me chamo MAURIZÂNGELA, mais sou muito conhecia por ÂNGELA, bom venho aqui deixar minha msg. gostei muito do trabalho de vcs, e quero dizer que estou fazendo um trabalho neste mesmo assunto, estou dando o meu melhor para este trabalho, moro na cidade de Itaquitinga-PE, estudo na escola severino gouveia de lima. faço o EJÀ,
estou nas etapas finais, minha professora é a MARIA DA LUZ conhecida mais por da LUZ.
parabéns a vcs pela dedicaçÂo e esperiÊncia de vcs valeu pessoal, exemplo a ser seguido..
OLÁ! me chamo MAURIZÂNGELA, mais sou muito conhecia por ÂNGELA, bom venho aqui deixar minha msg. gostei muito do trabalho de vcs, e quero dizer que estou fazendo um trabalho neste mesmo assunto, estou dando o meu melhor para este trabalho, moro na cidade de Itaquitinga-PE, estudo na escola severino gouveia de lima. faço o EJÀ,
estou nas etapas finais, minha professora é a MARIA DA LUZ conhecida mais por da LUZ.
parabéns a vcs pela dedicaçÂo e esperiÊncia de vcs valeu pessoal, exemplo a ser seguido..
Postar um comentário