sábado, 13 de abril de 2013


Escola Estadual Adalgiza Emídia da Costa
Professora: Josélia Coringa
Língua Portuguesa

Projeto: Nossas Histórias

Objetivos

- Criar um espaço de reflexão sobre as características do gênero textual autobiografia e promover situações de leitura e escrita.
-Construir e desenvolver a capacidade de autoconhecimento.

Turmas
6º e 7° anos.

Conteúdos
- Produção de texto.
- Características específicas das biografias e autobiografias.
- Procedimentos de revisão.

Tempo estimado
De um a dois meses

Desenvolvimento
1ª etapa

Convidar os alunos a contar a suas histórias, a fazer um registro escrito de suas marcas pessoais, relatar suas memórias e fatos relevantes de sua vida. Para facilitar iniciar com um questionário, um roteiro, contemplando todos os assuntos que eles gostariam de escrever nas próprias autobiografias: nome, local de nascimento, nomes dos pais, irmãos, avós, amigos, rotina diária, o que mais gostam de fazer na escola e fora dela, as comidas preferidas, os bichos de estimação, as lembranças mais queridas, histórias divertidas, para que possam ter um norte do que vão escrever. É importante que, desde o início, eles saibam que vão escrever uma autobiografia e que a sua história somada à dos colegas vai se transformar em livro. Nesse primeiro momento, o principal objetivo do trabalho é estimular a capacidade criadora e a apropriação da linguagem escrita.

2ª etapa

Passar vídeo e apresentar biografias de personalidades da música, da pintura e da literatura. Por meio delas, os alunos vão se familiarizar com esse tipo de gênero literário, além de conhecer um pouco da vida de outras pessoas (personalidades). Conversar com a turma sobre as características identificadas e o que diferencia esse tipo de texto dos demais, como contos, fábulas e notícias jornalísticas.

Dá ao aluno uma instrução antecipada explicitando o que será trabalhado e o comportamento esperado nesse momento

3ª etapa

Fazer uma revisão dos (rascunhos) textos na sala de aula, ajudá-los na construção dos períodos. Escrever com os alunos uma lista com expressões comuns nesse tipo de texto, organizadores textuais conectivos e palavras que eles gostariam de usar em suas autobiografias.

4ª etapa
Produção final. Para ilustrar as autobiografias, fazer cópias de fotografias que merecem destaque.

5ª etapa
Digitar as histórias, imprimir, encadernar e marcar o dia do lançamento.

Produto final
Livros de autobiografia.





Nenhum comentário: