domingo, 6 de janeiro de 2013

PRATICANDO O DESAPEGO


Afinal, se coisas boas se vão é para que coisas melhores possam vir. Esqueça o passado, desapego é o segredo!
Fernando Pessoa
Terminei o ano refletindo muito e tomando decisões importantes. Hoje resolvi me desprender de coisas, roupas, livros, coisitas de casa, enfim. Tenho mania de guardar TUDO  e venho descobrindo que isso só me dá trabalho, é como um peso que a gente carrega, resolvi então FAZER uma faxina geral, havia adiado por longo tempo essa decisão. A faxina então começou na minha mente. Quero que a partir desse ano eu me sinta mais leve, leve de tudo...Mudei, mudei!!! Coisas que não acrescentam podem ir, livros que já li podem ir, Ah!! cansei!
Mudei, mudei muito. Às vezes sinto a minha falta, mas outras vezes acho que foi um alívio.
Caio F. Abreu   

15 dicas preciosas para fazer aquela limpeza no seu guarda roupa!
Imagens: Divulgação/Reprodução
1 Faça uma promessa para 2013: a cada peça nova que entrar no seu guarda-roupa, uma velha será doada, vendida ou trocada. As consultoras recomendam o site Enjoei para disponibilizar para compra aquilo que você não quer mais.
2 Não usou aquela blusa ou saia no verão passado? Há 100% de probabilidade de não usar neste também. Portanto, a peça deve sair do seu guarda-roupa – e da sua vida.
3 Livre-se de roupas que você deseja voltar a usar quando emagrecer. Mesmo com alguns quilos a menos, o corpo vai mudando com o passar do tempo. E, quando estiver com a silhueta dos sonhos, compre peças novas como forma de se presentear pela conquista.
Imagens: Divulgação/reprodução
4 Vintage é bem diferente de velho. E a menos que você combine muito bem com o estilo brechó – e, acredite, a maioria das pessoas não combina –, deixe de guardar itens datados. Aquela blusa fluo incrível que você usava nos anos 80 e ficava linda nos anos 80! Mesmo com o retorno dos tons vibrantes, o shape atual é outro, os tecidos são diferentes dos daquela época, a construção da roupa era diferente. Difícil ficar bom.
5 Um armário cheio limita a criatividade e o bom senso. Muita gente leva uma vida pra lá de corrida e, na hora de se arrumar de manhã, acaba apanhando sempre o que estiver mais à mão, o que sempre funciona, o que é sinônimo de conforto. Um closet enxuto funciona muito melhor, porque você aprende a explorar possibilidades e combinações. Para Cris e Fê, se uma peça não pode ser usada com pelo menos outras três, não é prática nem funcional.
Imagens: Divulgação/Reprodução
6 Cheque se algumas peças não vêm sendo usadas porque você não gosta do comprimento, do ombro ou da manga. Nesse caso, vale a pena procurar uma boa costureira que vai reformá-las conforme suas necessidades.
7 Descarte sapatos que já passaram por muitos consertos. Uma hora, vão acabar deixando você numa situação embaraçosa. Imagine o salto quebrar ou a pintura sair em um evento badalado?
8 Mulheres compram por emoção e têm dificuldade em exercer o desapego. Tudo bem manter no closet – em uma caixa, se estiverem fora de uso – umas cinco peças, no máximo, valiosas, como aquela blusa que vestia quando conheceu o amor da sua vida. Mais do que isso, elimine.
Imagens: Divulgação/Reprodução
9 Analise se suas roupas combinam com seu estilo de vida. De nada adianta ter uma dúzia de terninhos se você trabalha em casa e raramente vai à reuniões. Ou ter um monte de vestidos de festa ou balada se no fim de semana seu programa favorito é ir ao parque com os filhos pequenos.
10 A maior parte dos acessórios fica datada muito rapidamente, então não há sentido em guardá-los por mais de uma temporada. Não é o caso dos lenços – invista naqueles com estampas mais clássicas (florais e animal print, por exemplo). –> ((essa é BEM relativa e vale mais pras modinhas — pulseirismos, colarzões, anéis de falange, etc etc etc. tão excluídos os acessórios trazidos de viagem, herdados (!!!) ou angariados em feiras de antiguidade, sabe como?))
DOS MEUS COLARES É DIFÍCIL ME DESAPEGAR.
11 Muitas mulheres deixam de usar determinadas peças simplesmente porque elas não estão à mão. Evite guardar bolsas em saquinhos ou sacolas e calçados nas caixas. Deixe tudo à vista, inclusive acessórios.
Imagens: Divulgação/Reprodução
12 Organize o guarda-roupa segundo uma determinada lógica. Pode ser por estação, por cor, por tipo de peça… Isso facilita o momento da escolha. E compre cabides do mesmo modelo, para evitar confusão.
13 Se a tarefa de se livrar de determinadas peças for muito difícil para você, sob o ponto de vista emocional, chame uma amiga para dividi-la com você. Mas tem de ser aquela amiga bem crítica e racional, não a que vai passar a mão em sua cabeça.
14 Ao olhar aquele monte de peças retiradas do closet você sentiu uma pontada de dúvida no coração? Última chance: coloque-as em uma mala e guarde-a. Se em seis meses você não se lembrar de nada que estiver ali, doe, troque ou venda tudo sem dó.
Imagens: Divulgação/Reprodução
15 Depois de limpar seu guarda-roupa, faça um planejamento do que precisa comprar ao longo de 2013. Anote em um caderninho e tenha a lista sempre com você. Isso evita comprar coisas desnecessárias e, pior, por impulso.
Além de te auxiliar a manter um closet organizado e com as peças à vista, abrir mão do que já não lhe serve é sempre bom quando a ideia é renovar.
Limpe o guarda-roupa das coisas velhas e deixe as novas entrarem sem culpa!
Vai comprar algumas peças das novas coleções?! Então separe um montinho de outras peças que já não lhe interessam mais. Comprou um jeans novo?! Separa aquele antigo para doação. Se ele está em boas condições, certamente será muito bem aproveitado por outra pessoa! A vida é assim, feita de ciclos. Com as roupas não é diferente!
Então prontas para começar um 2013 com tudo  novo ou renovado?
OFICINA DE ESTILO – www.http://oficinadeestilo.com.br/
"Não me prendo a nada que me defina. sou companhia, mas posso ser solidão. tranqüilidade e inconstância, pedra e coração. Sou abraços, sorrisos, ânimo, bom humor, sarcasmo, preguiça e sono. Música alta e silêncio. Serei o que você quiser, mas só quando eu quiser. Não me limito, não sou cruel comigo! Serei sempre apego pelo que vale a pena e desapego pelo que não quer valer… Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato. Ou toca, ou não toca.
Clarice Lispector

Nenhum comentário: