quarta-feira, 31 de agosto de 2011

É ISSO...


Não extrapole

"Não diga tudo quanto sabes, não faças tudo quanto podes, não creias em tudo quanto ouves, não gastes tudo quanto tens. Porque quem diz tudo quanto sabe, quem faz tudo quanto pode, quem crê em tudo quanto ouve, quem gasta tudo quanto tem, muitas vezes diz o que não convém, faz o que não deve, julga o que não vê e gasta o que não pode."

sábado, 27 de agosto de 2011

Um novo plano agrícola, as mesmas velhas propostas.

No mês de junho o digníssimo ministro da agricultura, Wagner Rossi, lançou o Plano Agrícola
e Pecuário 2011/2012. Entre seus objetivos estão: 1. Expandir a produção de grãos, fibras e oleaginosas. 2. Estimular o desenvolvimento sustentável da agropecuária. 3. Incentivar a recuperação de pastagens. 4. Estimular a renovação e ampliação das áreas cultivadas com cana-deaçúcar. 5. Garantir apoio à comercialização para os citricultores. 6. Garantir volume adequado de recursos do Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR). 7. Reforçar o apoio ao médio produtor rural. 8. Manter e aperfeiçoar os programas específicos de investimento. Nenhuma referência à hortifruticultura, ao abastecimento e à revitalização das Ceasas foi feita. A produção e a distribuição dos hortifrutis continuam no esquecimento. As Ceasas que são as principais centrais de abastecimento nas grandes cidades, mais uma vez ficaram no esquecimento, acentuando assim o seu sucateamento. Mais do que nunca, um PAC para as Ceasas sefaz necessário. Vemos assim que as grandes culturas que sempre receberam apoio do governo continuarão recebendo,
e os pequenos produtores continuarão à mercê da sorte. Produzem, ganham, perdem, se recuperam, por conta própria sem nenhum centavo dos governantes. Enquanto que cada vez mais a mídia foca o consumo de frutas e hortaliças como principal fonte para a manutenção de uma boa saúde e longevidade, nada é feito para incentivá-los a continuar em sua atividade. E assim, entra governo e sai governo, entra ministro e sai ministro, entra plano agrícola e sai plano agrícola, o primo pobre da agricultura continua a sobreviver com seus próprios poucos recursos.
Robson Coringa

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A ARTE REINVENTANDO A VIDA

O Projeto Ensaio Geral – Tem como pretensão alcançar a sensibilidade e, sobretudo a certeza de que é possível fazer acontecer um canto novo, onde as pessoas possam ser agentes e parceiros, protagonistas, cidadãos e cidadãs de uma causa que pouco a pouco nos envolve através da arte poética e musical, apontando novas veredas a quem acredita e sabe aonde quer chegar. Venham conosco passo a passo, convictos de que já deixamos neste solo de fertilidade a semente de nossos sonhos, de nossas utopias. Estamos no mesmo tablado, numa mesma arena, numa mesma praça, onde quer que estejamos, que seja motivo de celebrar a arte do nosso povo, dos nossos artistas, que interpretando a vida terão o compromisso de não mais ser submissos e, nem tampouco reféns das velhas formas carcomidas de valorização e de apropriação da nossa cultura. Os guetos acontecem todos os dias e trazem consigo traços da própria imagem, fazendo-se assim protagonistas de seu tempo, de sua história. O Ensaio Geral é verso, é poesia, é lâmina que corta as amarras do convencional, sem temer os acordes das antigas canções que já se foram, mas, que ainda persistem em alimentar a estrofe inovadora das canções que tentamos construir agora.

Genildo Costa & Zelito Coringa - Fonte: ENSAIO GERAL

domingo, 21 de agosto de 2011

NOVA MADRUGADA


As próximas eleições municipais começam a chafurdar o imaginário da nossa população, candidatos das mais variadas caras, caricaturas, correntes e intenções lançam suas logomarcas. O diapasão da velha cantiga segue apresentando os nomes de peso, de pena, do equilíbrio e outras manobras. O grande questionamento que deve ser feito por quem ainda acredita na boa vontade política, nos projetos munidos de sentimento coletivo, no desejo humanitário de quem deseja fazer bem o bem a todos. O ato sacramental da penitenciária democrática concede às absolvições, as dispensas, as comutações, as sanções, as remissões e outras graças. Dane-se quem pensar que estou falando Grego, Carnabalês, nada disso e fora isto simplesmente, cada homem com tinteiro na mão tem um preço, jamais podemos contar quantos vocábulos consegue bonitamente escrever num único texto. Alguns acordam cedo demais e são incompreendidos por gostarem de vê nascer o sol na mesma hora, outros nem sequer dormem e são chamados de sonhadores, nunca deixei de ser um deles. Quero está muito distante desse pensamento individualista: Cada um no seu quadrado olhando para o próprio umbigo, de nome que vai, de sobrenome quem vem, e o povo nem nem! Fará mais um vez do voto a sua moeda de troca. Vou continuar acordado com as minhas inclinações musicais tentando enxergar o sol em cada nova madrugada. 

Zelito Coringa - Cantor e Compositor

sexta-feira, 19 de agosto de 2011


O tempo
"Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo."
(Cora Coralina)

"...tempo é um tecido invisivel em que se pode bordar tudo, uma flor, um pássaro, uma dama, um castelo... Também se pode bordar nada. Nada em cima de invisivel é a mais sutil obra deste mundo, e acaso do outro."

Machado de Assis

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CARNAUBAIS NA FICRO

Depois de realizar mais um trabalho de Direção Musical para a cena teatral mossoroense, Zelito Coringa continua desenvolvendo projetos na cidade, amanhã se apresentará em dois grandes eventos culturais. Às 19:30h mostrará suas canções autorais na FICRO (Estante da TCM), em seguida juntamente com Brazuka Jazz, Geová Costa e o Poeta Antonio Francisco participará do projeto Ensaio Geral liderado pelo cantor e compositor Genildo Costa. O evento terá início às 21: 30H no Ôba Show Restaurante. Informações & Reservas: 84-8863-2046

terça-feira, 2 de agosto de 2011

ZELITO CORINGA NO ESPECIAL LUIZ GONZAGA - Programa Coisas do Sertão



O Programa Coisas do Sertão reúne o que há de melhor do repente, violeiros e poetas de Mossoró e região. Entrevistas, cobertura de shows e festivais, lançamento de livros e cordéis. Com ele, os telespectadores tem um pouco do que existe no mundo dos artistas que vivem diretamente a cultura regional. Hoje estará apresentando um programa especial - LUIZ GONZAGA, dentre os convidados estão o músico carnaubaense Zelito Coringa. O artista do vale do açu fará uma homenagem especial ao rei do baião com a canção LUA NO TERREIRO - musicada do poema (Derna de 1912)  feita em parceria com o grande pesquisador do Cangaço Kildemir Dantas.

HOJE: Às 20:30
TV: TCM - Mossoró