domingo, 12 de dezembro de 2010

“Se maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”


"Só conheci dois homens livres em sua totalidade. Um, foi meu pai; o outro, sou eu”.
Antônio Francisco

Apesar de antiga, a máxima continua atual, especialmente quando o assunto é cultura popular. No último dia 06 de dezembro a UFRN - Campus de Currais Novos, iniciou a I Semana de trovadores do Seridó. O evento contou com a participação de diversos artistas envolvidos no processo de incentivo às manifestações culturais.

Dentre esses, o poeta mossoroense, Antônio Francisco esteve participando do evento e com todo o brilhantismo, comum a ele, fez sua performance poética durar aproximadamente 3 horas com curtíssimas interrupções. O poeta fez uma viagem bibliográfica apresentando seus livros e contando sua trajetória ao longo dos anos em que esteve (e está) envolvido com literatura.

O menestrel ainda narrou fatos de sua vida pessoal onde, com bastante liberdade, fez referências à terra natal.

“Ver Antonio Francisco declamar é uma oportunidade única. Um mesmo poema pode ser declamado por ele, sem a menor chance de não ser absolutamente especial”, disse a poetisa Maria Maria.

Durante a apresentação o poeta declamou poemas como Três martelos de amizade, Meu sonho, A casa que a fome mora, Os sete contos de Maria e um poema inédito cujo título não foi divulgado. Também falou da sua participação em um projeto literário desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidas), o que nos deixa muito orgulhosos por ser ele um norte-riograndense.

Para homenageá-lo o grupo Netota Cordel do Pau Quebrado e o poeta cordelista Henrique José declamaram outros poemas do autor, deixando-o sensibilizado com a desenvoltura linguística dos artistas.

A apresentação do poeta mossoroense encerrou com um momento de vendas de livros e autógrafos.

A programação esteve aberta aos estudantes de Letras e toda a comunidade. Maomé veio à montanha.

FONTE: www.cnagitos.com

Nenhum comentário: