O que vai acontecer:
Milhares de livros didáticos deverão ser revisados para se adaptar às novas regras. Milhões de professores terão que reaprender a língua.
Os milhões de livros revisados terão que ser reimpressos e redistribuídos. Os livros já impressos com as regras antigas irão pro lixo.
Programadores de software terão que correr para adaptar todos os corretores ortográficos da lingua portuguesa.
O que vai mudar:
Fim do trema O acento é totalmente eliminado. Assim, a palavra freqüente passa a ser escrita frequente. Eliminação de acentos em ditongos. Acaba-se o acento nos ditongos “ei” paroxítonas. Assim, idéia vira ideia.O acento circunflexo quando dois “os” ficam juntos também some. Assim, vôo vira voo.
Cai o acento diferencial Aquele acento que diferenciava palavras homônimas de significados diferentes acaba. Assim, pára do verbo parar vai ficar apenas para. ( Que confusão heim?)
Mudanças nos hifens. Sai a maioria dos hifens em palavras compostas. Assim pára-quedas vira paraquedas.Quanto houver necessidade, será dobrada a consoante. Assim contra-regra vira contrarregra. Será mantido o hífen em palavras compostas cuja segunda palavra começa com h como pré-história.Em substantivos compostos cuja última letra da primeira palavra e a primeira letra da palavra são a mesma, será feita a introdução do hífen. Assim microondas vira micro-ondas.
Inclusão de letras. As letras antes suprimidas do alfabeto português (k, y e w) voltam, mas só valem para manter as grafias de palavras estrangeiras;
Fim das letras mudasEm Portugal, é comum a grafia de letras que não são pronunciadas como facto para falar fato. Essas letras somem com a reforma.
Dupla acentuaçãoHá algumas diferenças de acentuação entre o Brasil e Portugal principalmente quando se fala do acento circunflexo e agudo. Assim, os brasileiros escrevem econômico e os portugueses, económico. Essa diferença foi mantida.
Um comentário:
Olá Josélia, parabéns pelo o blog que está recheado de muitas novidades, amei o texto "temos que aprender A língua". Já sou sua seguidora. Abração!!!
Ana Juralice - Tecendo Saberes
Postar um comentário