domingo, 10 de novembro de 2019

DESFILE TEMÁTICO DA ESCOLA ADALGIZA-2019


A Escola Estadual Adalgiza Emídia da Costa, com 71 anos de história é sinônimo de resistência e força, que luta diariamente para promover uma educação séria e com  comprometimento. Exerce em Carnaubais além da função sistematizadora dos conhecimentos humanos, a função educadora para a vida envolvendo a difusão de valores e atitudes, cumprindo seu dever político-social. 
Nossa visão de futuro é construir competências e alicerçar a aprendizagem dos alunos através das habilidades, proporcionando práticas educativas  pela maneira como acolhemos os nossos alunos e pela competência profissional de nossa equipe. Temos uma equipe completa de valores, hoje contamos com todas as áreas de conhecimento ocupadas por profissionais excepcionais, temos alunos oriundos de diversas comunidades, também da zona urbana da cidade. Queremos ser sempre uma ”Adalgiza Viva”, persistente e audaciosa, que promova  boa relação com os pais e que esteja atenta à diversidade de todos os membros da comunidade educativa. Queremos ser uma Adalgiza inclusiva que contribua para o desenvolvimento intelectual e afetivo das crianças e jovens.

COM O TEMA: 
BNCC: ENTRELAÇANDO SABERES
Adalgiza trouxe as ruas de Carnaubais um esplendoroso desfile. 

Segue o histórico do mesmo.

BANDA MACIAL MONSENHOR PINTO de Angicos.

Regente Wagner Pinto e Coordenador geral Ronaldo Pinto, a banda tem 40 componentes.
....

Abrindo as alas a ex-aluna Nina que com seu desembaraço e simpatia, todo ano abrilhantando nosso evento... apresenta a toda comunidade Carnaubaense esse belíssimo desfile temático.A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Joselya Corynga, pessoas a sorrir, pessoas em pé, sapatos e ar livre

Logo em seguida o casal mestre sala e porta bandeira, Kívia e Patrick 
A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Joselya Corynga, pessoas a sorrir, pessoas em pé e ar livre
As guardiãs todas ex-alunas
Caroline , Evânia, Francinara.

 A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé e ar livre
Em seguida vem Iris, linda menina com sua desenvoltura de baliza.
 A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, sapatos, criança e ar livre
Ainda como balizas Vitória e Fernanda alunas maravilhosas do 9º ano.
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé, ar livre e closeup
Assim como, Amanda do 8º ano que abre o pelotão do brasão.
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e ar livre
O Brasão da escola vem conduzido por Alexandre e Gabriel e as belas alunas do 9º ano, Thaís, Thainara, Aninha e Milena, brasão criado por Zelito Coringa e design Alegórico caprichosamente feito por Izabel Evangelista e keldivan Morais.   
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e ar livre
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé, criança, sapatos e ar livre
Em seguida vem a baliza Mariana aluna do 8º ano.
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé, sapatos e ar livre

E Daniel ex-aluno traz a foto da professora pioneira Adalgiza Emídia da Costa. “Adalgiza sempre viva”ladeado pelas lindas bailarinas Carla e laura alunas do 7º e 8º ano.
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé, sapatos e ar livre
 Com a logomarcada,  vem o aluno Ian do 7º ano e a bela Alana Ruane...A “LOGO” que enfatiza Adalgiza no centro do mapa de Carnaubais. idealizada pela atual diretora josélia Coringa e seu irmão ex-aluno Zelito coringa, que  também criaram o fardamento fazendo um resgate das cores padrão da escola desde a sua fundação. Azul marinho com o branco.
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé, árvore, céu, sapatos e ar livre
Riana LUIZA com toda simpatia vem abrindo a ala do brasão de Carnaubais.
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé e ar livre
Brasão de Carnaubais criado por Keldivan Morais, Arinaldo Sales e Ceiça Mendes. A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé e ar livre
Vem conduzido pelos alunos  Ivison e Sueldo trajados a rigor.
Ladeados por Natália, Maria Clara, Marília, Rebeca e Letícia.

Camila aluna do 8º ano, abrindo o pelotão das bandeiras.
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé, sapatos e ar livre
As bandeiras veem conduzidas pelos alunos:
Josué que traz a bandeira Brasileira
Edney a bandeira do estado RN
Almir traz a bandeira do nosso município Carnaubais
Luiz Felipe a bandeira atual da escola atual da escola, criada por Zelito Coringa juntamente com o brasão, a logomarca e a gravação do hino.
A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Maria Luiza Mendes, pessoas a sorrir, pessoas em pé, criança e ar livre
As bandeiras são ladeadas pelas BELISSIMAS E carismáticas alunas Que todo ano vem a Avenida abrilhantar nosso evento.
Radja, LARA, Maria luiza, Kaira, Maria Clara, Josely, Kailane, Elaine

Com esmero e harmonia vem a BANDA ROSA DO VALE que tem como maestro Assis Costa e regente Thiago Brito. Todo equipe é composta por 70 componentes.
Camila ex-aluna baliza trás toda beleza e desembaraço
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé, sapatos e ar livre














































Sarah e Igor ex-aluno com destaque do ano da escola- os 71 anos de 
contribuição educacional...A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé e ar livre
Abre a ala com a sigla da escola
A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Lissandra Sales, pessoas a sorrir, pessoas em pé e ar livre
As majestosas alunas:
Maria Luiza 8º ano, Liliane do 9º ano, Estefany do 6º ano A, Jessilany 6º ano Lilian Sales 8º, Lissandra Sales ex-aluna.

Agora começa a ala temática que vem majestosa com o CARRO TEMÁTICO: 
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé e ar livre
BNCC: Base nacional comum, entrelaçando saberes. Trás a avenida as 10 competências, com as lindas crianças,  jovens e professores apresentando suas alegorias.  
Sob a supervisão e o olhar cuidadoso das coordenadoras pedagógicas: Monaliza e Ceiça Vieira.
Em volta do carro vem as ex-alunas Joseane, Leisiane, Ana Cláudia, Jaine e Daniele.
Em seguida vem Maria Elília que traz a simbologia do livro
 O livro ultrapassa fronteiras, ele age de forma direta na consciência humana, no imaginário das crianças, na esperança dos “desesperados”.  LER FAZ CRESCER...
CONHECIMENTO
O Ciclo de alfabetização faz referência a competência do conhecimento que pretende Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
A turma do 1º ano da professora Da Luz retrata o mundo literário destacando através da literatura infantil as várias possibilidades de aprendizagem por meio da leitura. Afinal “por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa.” Emília Ferreiro.
As turmas do 2º ano das professoras Luana e Maria da Conceição Vieira e a colaboração de Marília retratam o mundo do letramento alfabético, desatacando as letras que fazem parte do nosso alfabeto, como um dos caminhos para a escrita e consequente as práticas de leitura e compreensão do mundo letrado.A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé e criança
O letramento matemático, vem retratado com as crianças fazendo referência aos números no dia a dia, e as possibilidades de aprender através da matemática. Esta ala ressalta que a aprendizagem é uma mobilização de competências e que acontece na interdisciplinaridade dos saberes.
A 3ª ALA TRAS  a valorização e fruição de manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais. 3ª competência da BNCC.A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e noite
TRÁS DE FORMA ESPLENDOROSA O folclore que é parte integrante da cultura de um povo e, por isso, é considerado  como Patrimônio Cultural Imaterial, sendo imprescindível a realização de esforços para a sua preservação.A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé, multidão e ar livre
O frevo é uma dança folclórica típica do carnaval de rua do Brasil.
É uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais conhecidas na região nordeste do país.
 A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé, criança e ar livre
Quadrilha junina dança de teor caipira, acontece nos meses de junho e julho em todas as regiões do país.
Por ser uma dança caipira, sua linguagem se aproxima da coloquial e dos meios sertanejos e nordestinos.
ESSA ALA FOI PRODUZIDA PELAS PROFESSORAS: Emília, Lourdinha, Selmira com a contribuição de Adriana e Zilda.

Uma pausa....um minuto de silêncio....
A ALA do 5º ano vem saudosamente trazendo uma homenagem ao professor Edson, que prematuramente nos deixou...que tanto idealizou este desfile, que tanto contribuiu com uma Adalgiza melhor...mas ficaram guardadas as lições de vida...os valores morais que  preservava e ensinava...
O respeito produz a solidariedade, a afetividade, a generosidade, a compaixão e a capacidade de amar. Esses valores Amenizam a dor e apontam caminhos mais sublimes. Que em tudo haja uma lição e a do afeto seja interpretado nas entrelinhas da vida, sendo apreendida e disseminada... que possamos amar mais uns aos outros.  Edson será eternamente amado por todos nós....  essa turma hoje estar sendo conduzida pela professora Sebastiana, professora a altura do nosso eterno Edson.
Edson idealizou ala dele muito festiva, mas infelizmente não estava conosco fisicamente, temos certeza que lá do céu ele estava feliz....

Trazemos em seguida a BANDA FRANCISCO VERAS DE ANGICOS, COM 56 COMPONENTES TEM COMO DIRIGENTE O MAESTRO carinhosamente conhecido como Srº José  Pequeno que é nosso parceiro de muitos anos.
Em seguida...
As Turmas de 6º ano traz a avenida a competência do AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO, reforçando a importância de Conhecer-se, apreciar-se e cuidar da saúde física e emocional, compreendendo- se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Os alunos sobre a responsabilidade dos professores Júlio Cesar, Nicolau e Regielda retratam os cuidados com a qualidade de vida, de início os alunos retratam atitudes que prejudicam a saúde principalmente o coração, dentre elas estão as drogas, má alimentação, uso excessivo das redes sociais, procrastinação, Em seguida trazem práticas que são benéficas a qualidade de vida como as práticas esportivas, destacando o futebol e os ciclistas. A alimentação também é fundamental, por isso as alunas destacam a alimentação saudável “ Da natureza pra Mesa” enfatizando a importância do cuidado com os alimentos destacando tambem a Pirâmide alimentar. Posteriormente apresentamos os profissionais de saúde, entre eles estão os Nutricionistas, fisioterapeutas, clínicos gerais, personal trainer e professores de Educação física. Por fim destacamos    os cuidados com a saúde espiritual através da fé, A ala traz em seu contexto atitudes de como alcançar essa qualidade de vida através do autoconhecimento e autocuidado.
CULTURA DIGITAL
A forma do homem se relacionar e se comunicar não é mais a mesma do passado. É possível dizer que, em várias situações, já utilizamos mais a conexão digital do que a comunicação real. Hoje, é quase impossível imaginarmos o nosso dia-a-dia sem internet. Por diversos motivos, estamos conectados 24 horas por dia. Somos a sociedade da informação em tempo real e escala global. Apresentando essa revolução tecnológica, os alunos do 7° ano na responsabilidade dos professores Fernanda Patrícia, Jarrilson e Raene vêm trazendo o mundo conectado, através das formas e os meios de comunicação atuais.
O MUNDO TRABALHO
As turmas de 8º e 9º ano retratam a competência sobre o MUNDO DO TRABALHO que objetiva valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Os alunos juntamente com os professores Odenir Lira, João, Emerson e Levani, fazem um recorte espacial entre o passado e o futuro tendo o mundo do trabalho como referência, destacando as revoluções do trabalho com profissões importantes para sociedade que evoluíram ao longo do tempo como os médicos, professores, eletricistas, arquitetos, cientistas, policiais, mecânicos, jornalistas, advogados. Em seguida Destacam-se a expansão do trabalho e da ação humana homenageando a chegada do homem à lua que este ano completou 50 anos e por último a ala faz nos referência as profissões do futuro como nossas comissárias de bordo.

APRESENTAMOS  a comunidade o policiamento mirim, com alunos de diversas escolas do município, sob o comando do Sargento Simplício....um trabalho digno de nossos aplausos...
E para encerrar esse magnífico evento apresentamos em seu último pelotão TODOS os funcionários da escola, que vem a avenida com uma camiseta intitulada “ FAMÍLIA ADALGIZA”
Enaltecendo a importância da família, base para a formação de qualquer indivíduo. É no convívio familiar que aprendemos, um com o outro, a respeitar, partilhar, ter compromisso, disciplina e a administrar conflitos. Como instituição mais antiga, Adalgiza não podia pensar diferente....o resgate dos valores é pilar primordial e começa pela equipe unida...aguerrida, cercada de amor, paciência, respeito e cumplicidade assim educamos e formamos indivíduos seguros e aptos para o convívio social junto com os pais que são fundamentais nesse processo...

Por fim em uma grande corrente, de mãos dadas....
BRITO E BANDA tocam uma música e todos se unem em forma de círculo.

Agradecimento a todos que contribuíram de uma forma ou de outra para essa realização. Gratidão a todos. 

Josélia Coringa 
Diretora 


 A imagem pode conter: 9 pessoas, incluindo Ceiça Mendes, Joselya Corynga e Júlio César, pessoas a sorrir, pessoas em pé e ar livre


 A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Obedia Oliveira e Ceiça Mendes, pessoas a sorrir, pessoas em pé

 A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Joselya Corynga, pessoas a sorrir, pessoas em pé, barba e ar livre


 A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Joselya Corynga, pessoas a sorrir, pessoas em pé e ar livre
 
EM BREVE FOTOS DE TODAS AS ALAS NA SEQUÊNCIA.


Nenhum comentário: