Educar seres humanos é uma missão que
demanda empatia e aprendizado constante. Com o tempo, a sociedade se
transforma, e a educação precisa acompanhar o ritmo dessas mudanças para se
manter relevante.
Como sabemos que a leitura é um
ótimo instrumento de atualização,
listamos 10 importantes livros para professores. Essas obras trazem insights
enriquecedores acerca do dia a dia do educador e sua relação com o educando,
bem como seus desafios em relação à prática pedagógica.
Siga em frente para
uma boa dose de inspiração:
1. “Pedagogia da Autonomia”, de Paulo
Freire
Paulo Freire foi um
dos mais importantes educadores e pedagogos do século XX, sendo até hoje
considerado “patrono da educação brasileira”. Portanto, nada mais justo do que
começar por ele!
“Pedagogia da
Autonomia” é uma reflexão enriquecedora sobre o ato de ensinar. Aqui, são
levantados questionamentos sobre os papéis desempenhados por educadores e
alunos no processo de aprendizagem.
Freire se utilizou
de conceitos como ética, autonomia, curiosidade e capacidade crítica para
abordar o tema, e partiu dos seguintes princípios:
·
não há docência sem discência;
·
ensinar não é transferir conhecimento;
·
ensinar é uma especificidade humana.
2. “Quem Ama, Educa”, de Içami Tiba
Esta obra de Içami Tiba fala do papel fundamental que a família
desempenha na educação dos jovens, abordando questões como
diálogo, tecnologia, limites e valores. Para o autor, responsabilidade e
autonomia são conceitos que devem ser trabalhos juntos pelos pais e educadores.
O livro não é
focado na educação formal, aquela que acontece exclusivamente na escola, mas na
educação cidadã, que acontece a todo momento e em todos os lugares.
3. “A Organização do Currículo por
Projetos de Trabalho”, de Fernando Hernández e Montserrat Ventura
A partir da obra de
John Dewey, pedagogo estadounidense, os educadores Hernández e Ventura
questionam a organização tradicional dos currículos escolares e sua eficácia.
Para eles, todos os
conteúdos podem ser aprendidos com a elaboração de projetos coletivos, o que
evita que os alunos assumam um papel passivo na aprendizagem, levando-os a se
tornar responsáveis por ela, com o auxílio do professor.
Hernández ainda
aponta que trabalhar com projetos, em vez de manter as divisões clássicas entre
disciplinas, é apenas uma das formas de permitir a aprendizagem por meio da
interação. Há muitas outras.
4. “Educar na Esperança em Tempos de
Desencanto”, de Chico Alencar e Pablo Gentili
O historiador e
político brasileiro Chico Alencar se alia ao professor argentino Pablo Gentili
para refletir sobre a prática docente e seu significado na América Latina.
Os autores se
dedicam a analisar os desafios que a educação e os educadores enfrentam
atualmente, como desemprego e tecnologias excludentes, contrastando-as com
noções de cidadania e moralidade.
5. “A Alegria do Ensinar”, de Rubem
Alves
Rubem Alves foi um
psicanalista, educador e escritor brasileiro cujo legado engloba uma
multiplicidade de temas.
Nessa obra, com seu
olhar otimista, Alves defende que a educação tem um aspecto de imortalidade, já
que os alunos lembrarão das palavras dos professores, e, de geração em geração,
os ensinamentos sobreviverão. Trata-se de um livro enaltecedor da profissão e
de fácil leitura!
6. “Developing Minds”, de Arthur
Costa
Nesse livro, o
professor emérito da Universidade da Califórnia Arthur Costa se propõe a
refletir sobre as mudanças no cenário educacional ao longo dos anos,
especialmente em relação à tecnologia.
O livro também
aborda como a prática do ensino muda à medida que evolui nosso entendimento
acerca do cérebro humano e como ele aprende.
A obra ainda não
foi traduzida para o português, sendo inglês seu idioma original.
7. “Pais Brilhantes, Professores
Fascinantes”, de Augusto Cury
Augusto Cury é um
famoso psiquiatra e professor brasileiro, tendo inúmeras obras sobre
comportamento, inteligência e educação publicadas.
“Pais Brilhantes,
Professores Fascinantes” gira em todos dos hábitos saudáveis que tanto pais
quanto professores devem manter para educar crianças e jovens equilibrados.
Também traz técnicas pedagógicas e ideias que podem potencializar a
aprendizagem e a sociabilidade em qualquer ambiente.
O livro possui uma
versão destinada aos jovens: “Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes”.
8. “Epistemologia Genética”, de Jean
Piaget
Outro clássico da
pedagogia, escrito pelo biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget, para quem o
conhecimento era fruto de uma construção contínua que pode ser segmentada em 4
fases:
·
sensório-motor;
·
pré-operatório;
·
operatório concreto;
·
e operatório formal.
De fato, os estudos
de Piaget nessa área culminaram na criação de uma teoria do conhecimento,
explicada nessa obra de mesmo nome.
Esse livro ampliará
seus horizontes a respeito dos processos que possibilitam a aprendizagem.
9. “Maria Montessori”, de Hermann
Röhrs
Esse livro, que está em domínio público,
é apresentado pelo ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo Fernando
Haddad. Sua produção se deu em cooperação com a Organização das Nações Unidas
para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
A obra traz ensaios
sobre a vida da médica e pedagoga Maria Montessori, bem como alguns textos de
seu livro revolucionário Pedagogia Científica. Montessori foi uma defensora dos
direitos infantis e criou toda uma metodologia focada no aluno, transformando o
cenário educacional do século XX.
10. “Gramática da Fantasia”, de
Gianni Rodari
O escritor italiano Gianni Rodari
apresenta em sua obra ideias para estimular a criatividade e exemplos práticos
de como trabalhar a imaginação.
Todas as técnicas são fruto de sua experiência com a literatura infantil.
Não é um livro
focado na didática em si, mas em como utilizar histórias e narrativas para
exercitar a mente e dar-lhe instrumentos para que ela pense “fora da caixa”.
A prática didática é uma atividade ao
mesmo tempo nobre e desafiadora, já que a construção de conhecimento depende
da interação entre professores,
alunos e ambiente. Todas essas obras mostram que a leitura pode
e deve ser utilizada, portanto, como um instrumento de aperfeiçoamento e
reflexão.
Assim, é válido
conhecer o que os principais cientistas, filósofos e pedagogos que pesquisaram
sobre a educação têm a revelar sobre o assunto. Você já conhecia alguns desses
livros para professores? Compartilhe conosco suas impressões e nos conte como
eles influenciaram sua prática!
Sentindo-se
inspirado? Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e convidar
seus amigos para refletirem sobre a educação?
Nenhum comentário:
Postar um comentário