quinta-feira, 16 de agosto de 2018

ADALGIZA: UM POUCO DE SUA IDENTIDADE
Sua história teve inicio na zona rural do Vale do Assú, num pequeno povoado denominado de Vila de Santa Luzia, no ano de 1948, no governo de Eurico Gaspar Dutra, na qual era chamada de Grupo Rural pelo fato das aulas funcionarem na área rural do antigo vilarejo de Santa Luzia. O Grupo Rural, assim denominada a escola existente da época, não tinha o reconhecimento ou qualquer autorização decretada por lei. Este trabalho educacional foi iniciado pela professora Adalgiza Emídia da Costa. A partir de 1950, a atividade pedagógica foi reforçado com o trabalho das professoras Izabel Rodrigues de Melo e Dona Iracema Gondin.
Em 1975, foi construído um prédio na zona urbana, doação de um órgão Canadense, para o qual em 1976 foi transferido o ensino de toda a população estudantil de Carnaubais/RN e em reconhecimento ao trabalho desempenhado pela professora Adalgiza Emídia da Costa desde os tempos do Grupo Rural, tendo sido ela a primeira professora, surgiu o nome da atual escola do estado.
A escola passou a se organizar ainda na zona rural, quando entre os professores foi escolhida para a 1ª diretora a professora Maria Leonice Martins, que atuou na função por um certo período de tempo. Logo após a professora Maria das Graças de Melo Martins, que realizou seu trabalho como diretora na atual escola no período de 1972 a 1976. No ano de 1980 a mesma foi autorizada por lei com efeito retroativo a 1948 pela portaria de nº 461/80 de 22/08/1980, por esse motivo a escola comemora seu aniversário de acordo com esta data.
Em 1990, dez (10) anos após o decreto que legalizou a escola como sendo instituição responsável pelo governo do estado, realiza-se a primeira eleição para diretor, fruto de uma luta instigada pelo movimento estudantil, na época representado pelo Grêmio Francisco Canindé de Araújo, um dos mais atuantes do vale, e por essa razão a Escola Adalgiza foi a primeira, dentre quatro previstas, da 11ª Dired a ter eleição direta para diretor, tendo como o 1º diretor eleito, o professor e historiador Nicodemos Cavalcante Dantas, atuando hoje na área empresarial da cidade de Carnaubais/RN. A partir daí a escola se consolidou no tocante a oferta de uma educação diferenciada e de qualidade, formando assim a sociedade carnaubaense que, dera inicio seu processo sistêmico-educacional no final da década de 40 (mais precisamente em 1948).
Dados do PPP da escola
(Josélia Coringa)

Nenhum comentário: