"...PRECISAMOS
PRODUZIR
DESENHO DE PEDRO HENRIQUE- 8º ANO
PRODUÇÃO DOS PRIMEIROS VERSOS,
ALUNOS DIVIDIDOS EM EQUIPES, CADA EQUIPE COM A TAREFA DE PRODUZIR UMA ESTROFE.
OFICINAS COM ZELITO CORINGA
AS OFICINAS FORAM BEM POSITIVAS, OS ALUNOS PRODUZIRAM COM ENTUSIASMO...
APRESENTAÇÃO DOS RASCUNHOS DO CORDEL, PRODUZIDO DEPOIS DA OFICINA COM ZELITO.
MUITO
MAIS E REPARTIR
CADA
VERSO DA HISTÓRIA"
Nas aulas de Português e Artes do 1º bimestre de 2013 os alunos da Escola Princesa Isabel foram estimulados a ler, compor, conhecer as rimas, os tipos de versos, assim como, formas de ilustrar e criar a própria xilogravura. Dessa maneira as turmas de 8º e 9º ano produziram um folheto de cordel com recortes da história local dando ênfase ao Projeto "Carnaubais em verso e prosa".
O CORDEL DA PRINCESA
(Trechos)
DO LUGAREJO
PEQUENO
QUE
PELAS ÁGUAS DESCEU
HOJE
É CIDADE HISTÓRICA
ESCREVA
NO CADERNO SEU
NÓS
VAMOS FALAR AGORA
DAS
COISAS QUE ACONTECEU
QUANDO
AINDA ERA VILA
UMA
IMAGEM FOI CHEGADA
TRAZIDA
POR ABEL ALBERTO
A
SANTA LUZIA SAGRADA
A
PADROEIRA DOS OLHOS
NA
CAPELA ILUMINADA
...
*Produzido pelos alunos do 8° e 9° ano.
Professora:
Josélia Coringa
Oficina
de literatura e música: Zelito Coringa
ESCOLA PRINCESA
ISABEL-ENTRONCAMENTO
PROFESSORA: JOSÉLIA
CORINGA-LÍNGUA PORTUGUESA/ARTES
1º BIMESTRE DE
2013
PLANO DE AÇÃO DO
1º CORDEL DA PRINCESA
ETAPA 1: Realizar momento
de sensibilização nas aulas de Língua Portuguesa;
Ø
Estudar textos sobre Carnaubais,
Ø
Fazer um resgate da história,
Ø
Iniciar produção de estrofes em grupos.
ETAPA 2: Contato
direto com a Literatura de Cordel: Oficina com Zelito Coringa
Ø
Identificação das rimas
Ø
Conhecimento dos temas sobre a nossa cidade
ETAPA 3: Arte: O trabalho com xilogravura (desenho)
Ø
A origem da xilogravura Nordestina;
Ø
Mostrar aos alunos que a xilogravura mantém-se através dos tempos nos
folhetos de cordel e que em tempos de tecnologia é preciso valorizar o que é
feito artesanalmente;
Ø
Confecção da capa do cordel;
Ø
Escolha do melhor trabalho;
Ø
Composição do cordel. (Processo final antes da apresentação)
ETAPA 4: Apresentação
do resultado à Secretaria de Educação para apoio e publicação gráfica.
AVALIAÇÃO
As atividades
permitirão uma avaliação grupal, já que as produções serão realizadas em
equipes considerando-se alguns aspectos: interesse, participação e
desenvolvimento dos trabalhos.
CULMINÂNCIA
Apresentação à
comunidade escolar através do 2º SARAU POÉTICO que acontecerá dia 24-05-2013.
DESENHO DE PEDRO HENRIQUE- 8º ANO
ALUNOS DIVIDIDOS EM EQUIPES, CADA EQUIPE COM A TAREFA DE PRODUZIR UMA ESTROFE.
OFICINAS COM ZELITO CORINGA
AS OFICINAS FORAM BEM POSITIVAS, OS ALUNOS PRODUZIRAM COM ENTUSIASMO...
APRESENTAÇÃO DOS RASCUNHOS DO CORDEL, PRODUZIDO DEPOIS DA OFICINA COM ZELITO.
ESCOLA PRINCESA ISABEL-ENTRONCAMENTO
2 comentários:
Parabéns pelo maravilhoso blog! Parabéns pelos lindos e significativos trabalhos nesta escola! Já estou seguindo o blog e vou colocá-lo na minha lista de blogs, com certeza.
Convido os professores e alunos desta escola a conhecer meu blog educativo. Sou professora da rede estadual de ensino do RN, em Nova CRuz.
Um abraço.
Isabel Ramalho
http://espacoalfaletrar.blogspot.com
Muito grata pela visita, amiga. E também por seguir meu blog educativo.
Um abração. Fique com Deus e tenham um lindo final de semana.
espacoalfaletrar.blogspot.com
Postar um comentário