Escola
Profª Adalgiza Emídia da Costa
Disciplina: Língua Portuguesa.
Turno: vespertino
Professora: Josélia Coringa
Livro didático: Diálogo- Eliana S. Beltrão; Tereza Gordilho.
Turno: vespertino
Professora: Josélia Coringa
Livro didático: Diálogo- Eliana S. Beltrão; Tereza Gordilho.
Planejamento anual
O que ensinar em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano
A meta da disciplina é permitir que os
estudantes leiam e produzam textos de qualidade, além de desenvolver a
oralidade.
Objetivo:
Formar alunos capazes de usar
adequadamente a língua materna, em suas modalidades escrita e oral, e refletir
criticamente sobre o que leem e escrevem. Esses são os objetivos das aulas de
Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano.
Expectativas de aprendizagem
■ Ler individualmente e em grupo, identificar recursos linguísticos.
■ Discutir sobre os textos lidos.
■ Escrever breves ensaios sobre obras literárias, expressar seus pontos de vista frente ao texto e levantar argumentos.
■ Aprofundar-se sobre determinado autor, lendo e consultando textos sobre a vida e a produção dele, e explorar o estilo e os temas mais abordados por ele.
■ Buscar informações, selecionando estratégias de leitura conforme os propósitos específicos.
■ Complementar textos com informações provenientes de outras produções escritas, usando estratégias próprias de cada gênero.
■ Organizar debates sobre temas de interesse geral e participar dele registrando dados de várias fontes.
■ Ler individualmente e em grupo, identificar recursos linguísticos.
■ Discutir sobre os textos lidos.
■ Escrever breves ensaios sobre obras literárias, expressar seus pontos de vista frente ao texto e levantar argumentos.
■ Aprofundar-se sobre determinado autor, lendo e consultando textos sobre a vida e a produção dele, e explorar o estilo e os temas mais abordados por ele.
■ Buscar informações, selecionando estratégias de leitura conforme os propósitos específicos.
■ Complementar textos com informações provenientes de outras produções escritas, usando estratégias próprias de cada gênero.
■ Organizar debates sobre temas de interesse geral e participar dele registrando dados de várias fontes.
Revista Nova Escola
Objetivos Gerais:
*Desenvolver e aperfeiçoar os mecanismos de leitura escrita,
associando as novas situações de
aprendizagem e situações práticas.
*Trabalhar leituras diversificadas dos mais diferentes tipos de
textos (informativos, narrativos, literários, poéticos e lúdicos,
publicitários, instrutivos, dissertativos e práticos).
*Desenvolver a capacidade de pensar e organizar ideias,
expressando-as de forma clara e precisa nas diferentes formas de comunicação
oral e escrita.
*Desenvolver a criatividade e o espírito crítico.
*Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma
apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita.
*Aprimorar o gosto pela leitura.
*Conhecer e respeitar as diferentes variedades linguísticas.
|
Objetivos
Específicos:
*Desenvolver a habilidade oral e escrita.
*Desenvolver a habilidade de produzir textos individuais e coletivos.
*Compreender o texto lido.
*Conhecer e identificar os diversos gêneros textuais.
*Identificar alguns elementos da narrativa e alguns aspectos
linguísticos no texto.
*Estabelecer relações entre os textos lidos.
*Estabelecer semelhanças e diferenças entre a linguagem falada e a
escrita.
*Refletir sobre direitos e deveres que possui.
*Criar regras de convívio para a sala de aula.
*Pontuar um texto corretamente e perceber a função dos parágrafos.
*Selecionar, sintetizar e organizar as informações obtidas através de
pesquisas.
|
Metodologias e
Estratégias
*Leitura silenciosa e oral: individual e coletiva de textos diversos.
*Análise de textos e interpretação de gravuras.
*Reprodução de textos.
*Consulta ao dicionário.
*Comentários sobre os gêneros textuais.
*Identificação e emprego das regras gramaticais trabalhadas.
*Seminários,
*Reconhecimento de frases ou períodos que não pertencem ao texto,
*inserção de informação desordenada no texto
*Organização (reconstrução) de textos,
*Pesquisas,
*História de vida,
*Leitura coletiva de um livro
*Debates, filmes,
*Dinâmicas, tarefas para casa do livro didático
...
|
Conteúdos do 6° ano -
1º bimestre
GRAMÁTICA
·
Frase – tipos de frases
·
Oração e período
·
Sujeito e predicado
·
Classificação do sujeito
·
Substantivos
·
Classificação dos substantivos
|
ORTOGRAFIA
·
Emprego do S e do Z
LINGUAGEM
·
Verbal e não verbal
|
Textos: narrativos e relatos de memórias
2º bimestre
GRAMÁTICA
·
Estudo dos pronomes
·
Classificação dos pronomes pessoais
·
Sujeito implícito e indeterminado
·
Classificação do sujeito
|
ORTOGRAFIA
·
Emprego do G
|
Textos: Gêneros de tradição oral e texto explicativo
3º bimestre
GRAMÁTICA
·
Adjetivo e locução adjetiva
·
Estudo dos pronomes demonstrativos e
possessivos
·
Estudo do artigo
·
Estudo e classificação dos numerais
·
Flexão de número dos substantivos e adjetivos
·
Formação do plural dos substantivos e
adjetivos
|
ORTOGRAFIA
·
Palavras homônimas
|
Textos: Verbete de enciclopédia
4º bimestre
GRAMÁTICA
·
Flexão de gênero dos substantivos e adjetivos
·
Formação do feminino dos substantivos e
adjetivos
·
Estudo do verbo: flexões, modos e tempos
|
ORTOGRAFIA
·
Classificação das palavras quanto á tonicidade
·
Acentuação das oxítonas
|
Textos: Poema e texto instrucional
Conteúdos do 7° ano
-
1º bimestre
GRAMÁTICA
·
Oração sem sujeito
·
Predicado-tipos de predicado
·
Modo subjuntivo
·
Tempo do modo subjuntivo
·
Adjunto adverbial
|
ORTOGRAFIA
·
Acentuação dos monossílabos
·
Emprego do x e ch
|
Textos: narrativos e relatos de memórias
2º bimestre
GRAMÁTICA
·
Advérbio e locução adverbial
·
Classificação dos advérbios
·
Verbos irregulares-modo indicativo
·
Classificação dos verbos
|
LINGUAGEM
·
Linguagem figurada
|
Textos: Gêneros poema
e anúncio de campanha
3º bimestre
GRAMÁTICA
·
Preposição
·
Combinação e contração das preposições
·
Pronomes pessoais oblíquos
·
Verbos irregulares do modo subjuntivo
|
ORTOGRAFIA
·
Emprego do são, cão, ssão
·
Acentuação das paroxítonos
·
Emprego do g e do j
|
Textos: Seminário e notícia
4º bimestre
GRAMÁTICA
·
Vocativo
·
Interjeição
·
Modo imperativo
·
Formas do imperativo
·
Imperativo afirmativo e negativo
|
Textos: Reportagem
Conteúdos do 8° ano
-
1º bimestre
GRAMÁTICA
·
Predicado verbo-nominal
·
Verbos ser e estar
·
Vozes do verbo
|
ORTOGRAFIA
·
Acentuação dos hiatos
·
Emprego dos porquês
|
Textos: narrativos e relatos de memórias
2º bimestre
GRAMÁTICA
·
Função do se
·
O verbo pôr
·
Verbos ter e haver
·
Complemento nominal
·
Aposto
|
ORTOGRAFIA
·
Homófonas e homógrafas
PONTUAÇÃO
·
Orações coordenadas
|
Textos: Gênero artigo de opinião e texto explicativo
3º bimestre
GRAMÁTICA
·
Período composto por coordenação
·
Classificação das orações coordenadas
·
Período composto por subordinação
·
Classificação das subordinadas
|
Textos: Poema e debate
4º bimestre
GRAMÁTICA
·
Orações subordinadas adverbiais
·
Classificação das subordinadas adverbiais
|
PONTUAÇÃO
·
Vírgulas nas orações subordinadas
|
Textos: Autobiografia
Conteúdos do 9° ano
-
1º bimestre
GRAMÁTICA
·
Orações subordinadas substantivas
·
Períodos mistos
·
Orações subordinadas adjetivas
·
Pronomes relativos
|
ORTOGRAFIA
·
Estudo de algumas palavras e expressões
LINGUAGEM
·
Sinônimo, antônimo, hiperônimos
·
Polissemia
|
Textos: crônicas literárias e exposição oral
2º bimestre
GRAMÁTICA
·
Estrutura das palavras
·
Formação das palavras
·
Derivação e composição
|
LINGUAGEM
·
Estudo dos radicais
|
Textos: Gêneros de tradição oral e texto explicativo
3º bimestre
GRAMÁTICA
·
Concordância nominal
·
Concordância verbal
|
LINGUAGEM
·
Figurada 1 e 2
|
Textos: Resenha crítica e debate
4º bimestre
GRAMÁTICA
·
Regência verbal
·
Versificação
·
Classificação das rimas
|
ORTOGRAFIA
·
Crase
LINGUAGEM
·
Figurada 3
|
Textos: Poema e biografias
AVALIAÇÃO:
A avaliação será processual e contínua, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura e escrita dos textos e das atividades, a discussão em grupos, a análise das características textuais, dos elementos gramaticais e ortográficos e a discussão das questões apresentadas.
A avaliação será processual e contínua, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura e escrita dos textos e das atividades, a discussão em grupos, a análise das características textuais, dos elementos gramaticais e ortográficos e a discussão das questões apresentadas.
1. Avaliação da sequência didática:
• Leitura e interpretação de texto; • Gramática; • Linguagem; • Ortografia. |
1.Avaliação formativa:
... |
29 comentários:
UM DOS MEHORES BLOGS QUE ENCONTREI HOJE! MUITO BOM! PARABÉNS ´PELA MONTAGEM DO PLANO DE AULA BIMESTRAL. AGORA COMO SUGESTÃO PARA FICAR MAIS COMPLETO DEVERIA INSERIR LINKS QUE LEVASSEM A CADA ASSUNTO COM EXERCÍCIOS E TEXTOS.
Fico muito feliz e agradecida quando em algum momento de duvida, insegurança ou indecisão em nossa atividade profissional, encontro pessoas como você, que posta propostas como esta, clara e objetiva capaz de nos direcionar com confiança novamente.Parabéns e muito obrigada. Um abraço,Teodora
Muito bom
Muito proveitoso, adorei.
Maravilhosa a sugestão professora, como sempre com brilhantes sugestões. acompanho seu blog sempre. Parabéns!!!!
Bom, fiquei muito feliz ao encontrar este blog; me ajudou bastante.
Parabéns.
Gostei muito deste Plano de Aula e confesso que vou usá-lo em meu Planejamento neste ano... muito bom Parabéns
Nunca encontrei um blog tão completo como esse. Obrigada! Amei o plano anual de Língua Portuguesa, é sensacional, muiiiitoo bom! Parabéns!
Quero parabenizá-la pelo excelente trabalho!Estava precisando muito desta orientação! Deus te abençoe e continue assim, prestando este socorro à quem necessita de auxílio! Adorei o plano e vou adaptá-lo ao meu plano anual. Um forte abraço!!!! E muito obrigada! Namastê!
Tô colando esse aí!
Muy gracias.
Muito bom,muito proveitoso,é um belíssimo plano de aula, me ajudou muito...Meus parabéns..
Muito bom teu blog. Ajuda muito na elaboração de plano de aula. Abraços.
Ótimo!
muito bom!!!
ajudou bastante, obrigada...
gostei muito do blog. Muito completa a listagem de conteúdos. AJUDOU BASTANTE. Obrigada!
Quão preciosa colaboração para meu trabalho! Sou iniciante na carreira e a dúvida sobre o que ensinar sempre me causou medo. Obrigada pelo direcionamento.
Quão preciosa colaboração para meu trabalho! Sou iniciante na carreira e a dúvida sobre o que ensinar sempre me causou medo. Obrigada pelo direcionamento.
Nossa!!! caiu como uma luva, que alívio!!! Muito agradecida, mesmo!!!
Será que algum de vcs teria o planejamento de 8º e 9º ano do projeto teláris p compartilhar comigo, por favor???
Por gentileza amigos, gostaria de saber se voces tem o planejamento anual do projeto teláris 8º e 9º ano para compartilhar comigo? Desde ja agradeço
Por gentileza amigos, gostaria de saber se voces tem o planejamento anual do projeto teláris 8º e 9º ano para compartilhar comigo? Desde ja agradeço
Nooosssa muito bom. Parabéns!!!
muito bom, parabéns!
Obrigada pela sugestão. Perfeito! É assim que a gente aprende, na construção e troca de ideias produtivas.
Muito bom! Uma pena não conseguirmos passar os conteúdos nas escola públicas do Rio, onde não se privilegia a gramática... As crianças chegam ao 6º ano sem conhecimento básico e não conseguimos avançar no ensino.
Boa tarde! Percebi que esse post é de 2013. Esse programa de ensino serve para dar aulas de reforço em 2016?
Aguardo a resposta. Grata, Aline Menezes
P.: Ameeiii o programa. Muito interessante, parabéns!
Amei o planejamento, parabéns.
É tão objetivo,que me surpreendeu, fiquei feliz em encontrar tudo junto.completamente feliz e agradecida.Deus te dê mais sabedoria e amor.bjs.Obrigada!
Parabéns pela inciativa, sou professora recém formada com pouquíssima experiência em sala de aula.Esse material me deu uma luz. Muito obrigada!!1
Postar um comentário