terça-feira, 16 de outubro de 2012

ZELITO FARÁ APRESENTAÇÕES DO NOVO SHOW EM FLORIANÓPOLIS E CURITIBA


Zelito Coringa apresenta “Candeeiro de Cem Votis” Composto de poemas e canções autorais, marcado por novas experimentações, afinações alternativas e a técnica Sanfoneta, som extraído do violão com canetas esferográficas.
A musicalidade da viola nordestina e a literatura de cordel estão presentes de forma marcante neste novo trabalho. Textos de sua autoria do premiado Espetáculo Coivarins – Cia Trotamundos de Artes. A Semente de Nós, Manual de Sobrevivência, Aos olhos de Voz – Vencedor de Melhor trilha do Teatro Potiguar/2004 com os parceiros Dudu Campos e Mazinho Viana norteia a concepção musical e poética do Show. Além dos Animais tem Razão e Taco de Chão do poeta membro da ABLC - Academia brasileira do Cordel – Antonio Francisco.
As músicas sobre os poemas “A Muié e o Amô do poeta Assuense Renato Caldas e a “A Mulher e o Reino” – Do autor e escritor Ariano Suassuna sintetizam de forma singela a alma feminina nordestina com simplicidade e sofisticação será também recitada.  
Outras importantes parcerias serão apresentadas, dentre elas “De Mossoró a Canindé” com o Mossoroense Mazinho Viana, trilha sonora do documentário “O Poeta e a Bicicleta” Classificado no FESTin de Portugal/2010. Além das canções inéditas e já gravadas por artistas catarinenses “Xote Lindo” do CD – Bendita Companhia, com Tatiana Cobbett, Marcoliva e Rafael Calegari, Pra Cantar e Ser Feliz, do CD Mar Alto – Caio Muniz, com Marcoliva, Caio Muniz, Rafael Calegari, e as inéditas com a bailarina e compositora Tatiana Cobbett, Mote Contínuo, Cosmopolita e a mais recente Grão de Nós.
Zelito Coringa é potiguar natural de Olho D’água município de Carnaubais interior do Rio Grande do Norte. Músico autodidata descobriu-se como artista ouvindo música num rádio ABC Canarinho movido à pilha Rayovac. O Candeeiro a gás a leitura dos primeiros romances e a escrita dos primeiros rabiscos poéticos.
O termo “Votis” é uma expressão bastante usada no nordeste principalmente no Rio Grande do Norte e Ceará. O seu significado popular é espanto, é surpresa. Vale conferir.  
 “Conheci a luz elétrica aos doze anos de idade, foi uma festa apertar pela primeira vez o simples interruptor da lâmpada de 100 Volts, a luz se fez em todos os recantos da casa, em seguida a poesia abriu-me os olhos para o mundo. O resumo de tudo isso é o desejo de dizer de forma diferente com as novas parcerias, outras energias e musicalmente vivenciar a tão rica cultura brasileira.” Diz Zelito. 

Nenhum comentário: