sábado, 31 de julho de 2010


MULTIPLICANDO AS NOTAS MUSICAIS





O músico Zelito Coringa que se encontra em Mossoró participando ativamente da Bienal Nacional Teatro Potiguar esteve ontem juntamente com o Ator Maxon Ariton realizando atividades cênicas e musicais para jovens da APAE e da AAPCMR – Associação de Apoio a Crianças Portadoras de Câncer de Mossoró e Região. O convite foi formulado pela gerência do Vilaoeste Hotel, parceira do evento que tem como patrocinadora oficial a empresa de telefonia Oi. O artista Carnaubaense que já foi voluntário da Casa de Apoio Durval Paiva em Natal, agora pretende dá a sua contribuição artística a entidades que atuam na região. Em seguida Zelito se apresentou com o cantor e compositor Genildo Costa fazendo abertura para o espetáculo – O Vôo do Cavalo Cão – Texto de Racine Santos, encenado pela Aruaça Companhia de Teatro.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

RÉPLICAS DA VIDA



Tenho me convencido de que o tempo responde a tudo, é o melhor antídoto para quem ascende, para quem declina, para quem lança, para quem brota, para quem vai e para quem fica. O tempo se encarrega de dá as melhores respostas, as mais esperadas, as silenciosas, até aquelas desejadas e abafadas como um grito escondido bem dentro da alma. Como é bom esperar pelo tempo, viver o tempo e celebrar com ele nossas vitórias. É uma sensação de agrado, sim! Não seria dissimulada em dizer que não me sinto bem. Ah! Como me sinto grata!...
Ele tem sido generoso, tem me feito esquecer e me feito lembrar, tem me feito crescer, tem me feito calar, tem me feito chorar e me feito sorrir. Aprendi, aprendi com o tempo que não devemos dá um passo maior que a perna se a mesma não tolera o tranco, não devemos nos corromper e devemos acreditar, que devemos ser mais verdadeiros mesmo que haja consequência, que devemos ter esperanças e devemos acordar, que devemos aniquilar o poder de uma hipocrisia, vetar a boca, muitas vezes abarrotada de ânsia para dizer o que a cabeça deseja e tem vontade no momento de fúria, especialmente para alguém que nos fere, nos joga na cara com ar de quem sabe tudo, com ar de quem conquistou o mundo, que não produzimos, que num sentido implícito, não somos capazes. Aí como é bom, ser parte do tempo, viver nesse tempo e saborear as respostas.
Cada dia eu preciso me convencer mais, que o que é feito aqui, aqui se recebe o troco, não é necessário mágoas, má vontade e desprezo, aqui também se acaba e aqui se rende, se deixar render, mas não vale a pena, mesmo que seja penoso demais ouvir as hipocrisias, as oratórias revestidas de antipatia, tem que se ter coração de aço e contrapor a tudo isso com o melhor remédio chamado tempo.

JOSÉLIA CORINGA

Subir pelo lado que desce

Viver é subir uma escada rolante pelo lado que desce.
Ouvindo esta frase, imaginei qualquer pessoa nessa acrobacia que as crianças fazem ou tentam fazer: escalar aqueles degraus que nos puxam inexoravelmente para baixo. Perigo, loucura, inocência, ou uma boa metáfora do que fazemos diariamente?
Poucas vezes me deram um símbolo tão adequado para a vida, sobretudo naqueles períodos difíceis em que até pensar em sair da cama dá vontade de desistir. Tudo o que quereríamos era taparmos a cabeça e dormirmos, sem pensarmos em nada, fingindo que não estamos nem aí…
Porque Tanatos, isto é, a voz do poço e da morte, nos convoca a cada minuto para que, enfim, nos entreguemos e acomodemos. Só que acomodar-se é abrir a porta a tudo aquilo que nos faz cúmplices do negativo. Descansaremos, sim, mas tornando-nos filhos do tédio e amantes da pusilanimidade, personagens do teatro daqueles que constantemente desperdiçam os seus próprios talentos e dificultam a vida dos outros.
E o desperdício da nossa vida, talentos e oportunidades é o único débito que no final não se poderá saldar: estaremos no arquivo-morto.
Não que não tenhamos vontade ou motivos para desistir: corrupção, violência, drogas, doença, problemas no emprego, dramas na família, buracos na alma, solidão no casamento a que também nos acomodamos… tudo isso nos sufoca. Sobretudo, se pertencermos ao grupo cujo lema é: Pensar, nem pensar… e a vida que se lixe.
A escada rolante chama-nos para o fundo: não dou mais um passo, não luto, não me sacrifico mais. Para quê mudar, se a maior parte das pessoas nem pensa nisso e vive da mesma maneira, e da mesma maneira vai morrer?
Não vive (nem morrerá) da mesma maneira. Porque só nessa batalha consigo mesmo, percebendo engodos e superando barreiras, podemos também saborear a vida. Que até nos surpreende quando não se esperava, oferecendo-nos novos caminhos e novos desafios.
Mesmo que pareça quase uma condenação, a ideia de que viver é subir uma escada rolante pelo lado que desce é que nos permite sentir que afinal não somos assim tão insignificantes e tão incapazes.
Então, vamos à escada rolante: aqui e ali até conseguimos saltar degraus de dois em dois, como quando éramos crianças e muito mais livres, mais ousados e mais interessantes.
E porque não? Na pior das hipóteses, caímos, magoamo-nos por dentro e por fora, e podemos ainda uma vez… recomeçar.

Lya Luft

COLMÉIA IMAGINÁRIA

O Grupo de percussão "KIZAMBE" realiza o Show Colméia Imagínaria na CASA DA RIBEIRA no dia 01 de Agosto as 19:00hs. Ingressos a venda com o Grupo KIZAMBE, com Sami Tarik - 9197-2615 / 8819-4998; com Dudu Campos - 9148-1495 com Maria Soares no IFRN e no local. O show terá a participação do Musico John Fidja e do Cantor e compositor Zelito Coringa.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

E TOME VIOLINOS DE PROMESSA!



Sempre que posso dou revista na blogosfera no desejo de saber o que de bom acontece principalmente em minha cidade. Não sou insano de negar coisas pontuais que aparecem fotografadas, porém vejo o grande impulso da novidade e a morte lenta rumo ao que fica na metade do caminho. As mudas da entrada da cidade continuam mudas e abandonadas, prova cabal do que digo, e tem mais, muito mais. Sei que a porteira é completamente fechada para quem fala esse dialeto, não nego a minha tribo de vanguarda que é da arte, arte, arte, é tudo que parte, é isso, não confundo politica com politicagem, tampouco quero fazer algum tratado filosófico, mas chamar a atenção para algumas coisas que tenho visto e sabido da boca do povo. Tenho notado a ausência de atividades culturais, de atuações consistentes, de propostas verdadeiramente democráticas, também constato que na verdade morreu a idéia de formar platéia com bons espetáculos. Ter apoio de uma Fundação José Augusto, do Governo do Estado e não fazer nem o básico é despreparo, acomodação, falta de projetos, fragilidade ou faz de conta mesmo? Cultura se faz com enfrentamento das diferenças, não é aceitar simplesmente o que aparece como novidade, tipo Frescoleixon ou Aí que Vida que perigosamente exibem para as crianças na escola. Negar o que está vivo pulsante é bobagem, em suma, Carnaubais precisa fazer o futuro, mas, urgente deve enxergar as aberrações do presente. A imagem que está sendo figurada do seguimento cultural é o do derespeito, da indução ao preconceito, quando deveria chamar a atenção da comunidade para ser uma aliada na construção de um novo cidadão, atento para esse perigo irreversível. O mundo está girando a mil por hora enquanto a aldeia dorme sonhando com quem será o próximo cacique. A juventude está aí sem muitas alternativas e espelhos para seguirem. Lembro-me que outro dia disse a uma certa pessoa com intimidade: Precisamos existir onde acham que a gente não existe, o efeito disso foi completamente desastroso. Na realidade falta quem nos represente com postura inovadora, e isso serve para toda a região do vale do Açu. Durante esses três meses de campanha o patinho feio da cultura mais uma vez será atropelado pelos alto falantes das eleições, e a pisadinha vai ser essa, uma promessa por minuto. Garanto que será mais fácil falar em resíduos sólidos do que nas Bandas de Violinos abandonadas a quase uma década em nosso município, e nas cidades que margeam o curso do Rio Piranhas todinho. O projeto vale musical será rebatizado de Projeto de abandono total do vale sem um pingo de arte. Gostaria no fundo do meu coração de vê a banda passar com todos os seus cordões alegres. Espero que algum sabido aproveite esse mote para o gozo do seu ponto G, e ficarei muito satisfeito se algum outro artista tocar nesse acorde doído.


Zelito Coringa

BIENAL NACIONAL DO TEATRO POTIGUAR TEVE SHOW DE ARTISTA DA TERRA




Teve início ontem, e segue até o dia 2 de agosto, o Rio Grande do Norte sedia a I Bienal Nacional de Teatro Potiguar. E não é qualquer evento. Para se ter uma ideia da grandiosidade, programações acontecerão simultaneamente em Natal, no Teatro Alberto Maranhão, e em Mossoró, na Praça Portal do Saber. Imperdível!
Quem fez o show de abertura do evento foi o músico carnaubaense Zelito Coringa. O artista da terra já premiado com tem textos e trilhas em dois grandes espetáculos: Coivarins - Da Trotamundos Cia de Artes e a Peleja do Amor no Coração de Severino - Do Pessoal do Tarará. O projeto tem patrocínio exclussivo da operador Oi e tem como curador e produtor Judilson Dias.

QUARTA-FEIRA (28 de julho)
Abertura Oficial: 20 horas - ESPETÁCULO ADULTO
Local: PRAÇA PORTAL DO SABER
Espetáculo: A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró
Adaptação e Direção: Dionísio de Apodi
Grupo: O Pessoal do Tarará
Cidade: Mossoró/RN

QUINTA-FEIRA (29 de julho)
20 horas - ESPETÁCULO ADULTO
Local: PRAÇA PORTAL DO SABER
Espetáculo: Shakespariano
Direção: Joriana Pontes
Grupo: Cia. Bagana de Teatro
Cidade: Mossoró/RN

9 às 12 horas - OFICINAS CULTURAIS
Oficinas de Iluminação, Cenário e Sonoplastia
Local: Teatro Municipal

SEXTA-FEIRA (30 de julho)
20 horas - ESPETÁCULO ADULTO
Local: PRAÇA PORTAL DO SABER
Espetáculo: O Vôo do Cavalo do Cão
Texto: Racine Santos
Direção: Augusto Pinto
Grupo: Grupo Arruaça de Teatro
Cidade: Mossoró/RN

9 às 12 horas - OFICINAS CULTURAIS
Oficinas de Iluminação, Cenário e Sonoplastia
Local: Teatro Municipal

SÁBADO (31 de julho)
19 horas - ESPETÁCULO ADULTO
Local: PRAÇA PORTAL DO SABER
Espetáculo: O Auto do Caldeirão
Texto: Oswaldo Barroso
Direção: Grimario Farias
Grupo: Alegria Alegria
Cidade: Natal/RN

21 horas - ESPETÁCULO ADULTO
Local: PRAÇA PORTAL DO SABER
Espetáculo: Circo Arlequim
Texto: Diocelio Barbosa
Direção: Diocelio Barbosa
Grupo: Trupe Arlequim
Cidade: João Pessoa/PB

9 às 12 horas - OFICINAS CULTURAIS (Encerramento)
Oficinas de Iluminação, Cenário e Sonoplastia
Local: Teatro Municipal

DOMINGO (1º de agosto)
20 horas - ESPETÁCULO ADULTO
Local: PRAÇA PORTAL DO SABER
Espetáculo: Quixotinadas - Cruzaventuras Sertanholas
Texto: Silvio Roberto de Oliveira
Direção: Zácaras Garcia
Grupo: Cia. de Eventos Lionarte
Cidade: Limoeiro/PE

domingo, 25 de julho de 2010

"A educação faz um povo fácil de ser liderado, mas difícil de ser dirigido; fácil de ser governado, mas impossível de ser escravizado." Henry Peter

Concurso de Redação - Senador Pompeu 112 anos de Fundação – IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR


No Estado do Ceará, como em todos os Estados brasileiros, há municípios que possuem patrimônio histórico de importância nacional. Em Juazeiro do Norte, a estátua de Padre Cícero, visitada por milhões de pessoas anualmente. Em Viçosa, seus casarões centenários, por ser a terra onde morou Padre Antonio Vieira e onde nasceu Clóvis Beviláqua. Os requícios do Sítio Caldeirão no Crato, onde houve rupestre comunidade teocrática comunista, destruída pela aeronáutica, na única vez que fez uma guerra, matando brasileiros.
Merece destaque o Sítio dos Ingleses em Senador Pompeu, sertão Central do Ceará, onde há vários casarões e onde houve o Campo de Concentração do Patu, em 1932. Adicionou-se aos casarões o Cemitério da Barragem, lugar de peregrinação, onde foram enterrados em valas, os refugiados do Campo de Concentração da Seca de 1932. Matéria dos mais importantes programas de TV jornalísticos, importantes jornais de importância nacional, revistas e tema de monografias em todo o Brasil e de estudiosos internacionais. Fato eternizado em cordéis, no teatro, no cinema, na fotografia, no artesanato,etc. COMO DOCUMENTOS MATERIAIS DA ÉPOCA, OS CASARÕES E O CEMITÉRIO DA BARRAGEM. Patrimônio material de importância nacional, mas abandonado, muitos dos prédios desmoronando. A União, através do DNOCS, tem vergonha de ter criado de um campo de refugiados. Se pudessem davam um fim a tudo. O Governo do Estado do Ceará não tem dado a importância devida ao sítio histórico, o Município pouco tem feito e utiliza a omissão dos outros entes para justificar a sua omissão.

A Constituição Federal, mãe de todas as leis, assim conceitua no seu artigo 216:

Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:

I- ...................................

IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;

V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

§ 1º - O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

Logo ter preservado o patrimônio material é um direito de todos e participar da preservação é um dever de todos. Mesmo princípio contido em todas as constituições estaduais e leis orgânicas municipais do país, em virtude do princípio da simetria.

Pesquisa sobre o tema pode ser feita no google ou no Youtube, bastando pesquisar por Campo de Concentração da Barragem do Patu, Senador Pompeu campo de concentração, Senador Pompeu Seca de 32, através do seguinte site: http://senadorpompeuce.vilabol.uol.com.br/, outros.

Sendo o objetivo do presente artigo provocar uma reflexão sobre qual é a importância da preservação do patrimônio histórico material, que pode ser respondido através de comentário ou de uma redação, esta enviada devidamente fará com que que você, de qualquer parte do Brasil, concorra a R$ 1.000,00 em prêmios, para as 05 melhores redações. Eis o regulamento, divulgue e participe:

CONCURSO DE REDAÇÃO

R E G U L A M E N T O

1) Qualquer pessoa de qualquer parte do mundo pode participar do concurso;

2) O tema da redação é:

A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DOS CASARÕES DA BARRAGEM, PRÉDIOS ANTIGOS E DOCUMENTOS HISTÓRICOS DE SENADOR POMPEU?

3) A redação deve ser entregue na Casa Paroquial, na Uzina Produções, na Portaria da Rádio Sertão Central. Prazo para envio: a partir de hoje, dia 04 de julho de 2010 até às 17:00h do dia 31 de agosto de 2010;

4) A redação deve ter no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas. Cada linha com cerca de 70 caracteres. Podem participar pessoas de qualquer parte do País e, no mínimo, com 12 anos de idade. Deve ser enviada, devidamente digitada, em envelope lacrado, com endereço completo do autor ou autora, que deve assinar a redação. Se possível com telefone e e-mail.

1º lugar R$ 300,00 reais em espécie;

2º lugar R$ 250,00 reais em espécie;

3º lugar R$ 200,00 reais em espécie.

4º lugar R$ 150,00 reais em espécie.

5º lugar R$ 100,00 reais em espécie.

Totalizando R$ 1.000,00 (hum mil reais) em prêmios. SENDO UMA INICIATIVA DO FÓRUM POPULAR PELA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO – ARTÍSTICO DA FÉ E MEIO AMBIENTE, ENVOLVENDO DIRETAMENTE MORADORES QUE MORAM PRÓXIMOS AOS CASARÕES, Através da: ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DO SÍTIO BARRAGEM. Tudo após o fórum ter APROVADO O Projeto: CASARÕES EM FOCO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PELA ARTE. Isto é: Educar para preservação do patrimônio material através da arte e de forma participativa.

Financia o projeto a SECRETARIA DE CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ. Mas queremos também o apoio na sua execução, que será imp0rtante, da Secretaria de Cultura do Município e da Prefeitura Municipal, através do Fundo Municipal de Cultura e com base no artigo 5º, inciso IX, artigo 63 e artigo 69, da Lei Orgânica do Município de Senador Pompeu. O REGULAMENTO SERÁ ENVIADO PARA ESCOLAS, ESTARÃO PREGADOS EM LUGARES PÚBLICOS E PODE SER ACESSADO NOS SEGUINTES BLOGS: www.institutocasarao.blogspot.com e www.valdecyalves.blogspot.com . Para quem mora fora do Município, a redação pode ser enviada para os seguintres emails: valdecyc_alves@yahoo.com.br ou franpaulo@hotmail.com.

DE CARNAUBAIS PARA TODO O NORDESTE




Depois de percorrer mais de 6.000 km por todos os Estados do nordeste em dois meses, incluindo todas as capitais e várias cidades nordestinas, conhecendo novas pessoas e novos projetos culturais, e ter a oportunidade de se apresentar em Praças, Mirantes, Parques, Centros de Cultura e Grandes Teatros, amadureço e vejo a cada passo que a minha missão é essa mesmo, escrever, cantar, tocar, segurar a bandeira da arte e estar feliz por essa dádiva divina. O maior legado dessa caravana foi a consolidação de uma grande parceria com O´Pessoal do Tarará, sem sombra de dúvida o grupo mais representativo do Teatro Potiguar. A partida que aconteceu na cidade de Mossoró no dia nacional do teatro terminou ontem na cidade de Sapé-PB, terra de Augusto dos Anjos, com a presença calorosa de uma grande multidão.
O projeto nos levou de estrada afora através do Premio Miriam Muniz – Funarte/2009.
Faço os meus agradecimentos ao Dionízio do Apodi por mais um convite, pela amizade e pelo profiossionalismo.
Garanto que cantei a minha aldeia e falei por onde andei da maior reserva de palmeiras e das potencialidades culturais adormecidas. Quero compartilhar um pouco dessa experiência com alguns familiares, amigos e jovens artistas da minha cidade.

Zelito Coringa

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O milagre das folhas


O milagre das folhas

"Não, nunca me acontecem milagres. Ouço falar, e às vezes isso me basta como esperança. Mas também me revolta: por que não a mim? Por que só de ouvir falar? Pois já cheguei a ouvir conversas assim, sobre milagres: “Avisou-me que, ao ser dita determinada palavra, um objeto de estimação se quebraria.” Meus objetos se quebram banalmente e pelas mãos das empregadas. Até que fui obrigada a chegar à conclusão de que sou daqueles que rolam pedras durante séculos, e não daqueles para os quais os seixos já vêm prontos, polidos e brancos. Bem que tenho visões fugitivas antes de adormecer – seria milagre? Mas já me foi tranquilamente explicado que isso até nome tem: cidetismo, capacidade de projetar no campo alucinatório as imagens inconscientes.
Milagre, não. Mas as coincidências. Vivo de coincidências, vivo de linhas que incidem uma na outra e se cruzam e no cruzamento formam um leve e instantâneo ponto, tão leve e instantâneo que mais é feito de pudor e segredo: mal eu falasse nele, já estaria falando em nada.
Mas tenho um milagre, sim. O milagre das folhas. Estou andando pela rua e do vento me cai uma folha exatamente nos cabelos. A incidência da linha de milhares de folhas transformadas em uma única, e de milhões de pessoas a incidência de reduzi-las a mim. Isso me acontece tantas vezes que passei a me considerar modestamente a escolhida das folhas. Com gestos furtivos tiro a folha dos cabelos e guardo-a na bolsa, como o mais diminuto diamante. Até que um dia, abrindo a bolsa, encontro entre os objetos a folha seca, engelhada, morta. Jogo-a fora: não me interessa fetiche morto como lembrança. E também porque sei que novas folhas coincidirão comigo.
Um dia uma folha me bateu nos cílios. Achei Deus de uma grande delicadeza”.

Hoje ofereço aos leitores uma crônica belíssima de Clarice Lispector, extraída do livro "As cem melhores crônicas brasileiras". Adoro!!!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Feliz dia do amigo


ORAÇÃO DO AMIGO
"Senhor...
faça que eu partilhe a vida com meus amigos.
Que eu seja tudo para cada um deles .
Que a todos dê minha amizade,
minha compreensão,
meu carinho,
minha simpatia,
minha alegria,
minha solidariedade,
minha atenção,
minha lealdade.
Que eu os aceite e os ame como são.
Que eu seja um refúgio poderoso
e um amigo fiel.
faça com que permaneçamos unidos,(as)
pela nossa eternidade.
Que essa amizade floresça sempre
como um belo jardim,
para que nós possamos nos lembrar
com gratidão.

Que sejamos todos cúmplices de bons
e maus momentos.
Que eu possa estar presente
sempre que precisarem,
mesmo que seja só para dizer:
- Oi , tudo bem com você?

Senhor!...
presente em meu coração!
Eu peço que continue a nos guiar,
amparar e proteger"

terça-feira, 13 de julho de 2010

QUE EU CONTINUE A ACREDITAR NO OUTRO


QUE EU CONTINUE A ACREDITAR NO OUTRO MESMO SABENDO DE ALGUNS VALORES ESQUISITOS QUE PERMEIAM O MUNDO; QUE EU CONTINUE OTIMISTA, MESMO SABENDO QUE O FUTURO QUE NOS ESPERA NEM SEMPRE É TÃO ALEGRE; QUE EU CONTINUE COM A VONTADE DE VIVER, MESMO SABENDO QUE A VIDA É, EM MUITOS MOMENTOS, UMA LIÇÃO DIFÍCIL DE SER APRENDIDA; QUE EU PERMANEÇA COM A VONTADE DE TER GRANDES AMIGOS, MESMO SABENDO QUE COM AS VOLTAS DO MUNDO, ELES VÃO PARTINDO... QUE EU REALIMENTE SEMPRE A VONTADE DE AJUDAR AS PESSOAS, MESMO SABENDO QUE MUITAS DELAS SÃO INCAPAZES DE VER, SENTIR, OU ENTENDER ESTA AJUDA; QUE EU EXTERIORIZE A VONTADE DE AMAR, ENTENDENDO QUE AMAR NÃO É SENTIMENTO DE POSSE, É SENTIMENTO DE DOAÇÃO; QUE EU ALIMENTE MINHA GARRA, MESMO SABENDO QUE A DERROTA E A PERDA SÃO INGREDIENTES TÃO FORTES QUANTO O SUCESSO E A ALEGRIA; QUE EU ATENDA SEMPRE MAIS À MINHA INTUIÇÃO, QUE SINALIZA O QUE DE MAIS AUTÊNTICO POSSUO; QUE EU PRATIQUE SEMPRE MAIS O SENTIMENTO DE JUSTIÇA, MESMO EM MEIO À TURBULÊNCIA DOS INTERESSES; QUE EU MANIFESTE O AMOR POR MINHA FAMÍLIA, MESMO SABENDO QUE ELA MUITAS VEZES ME EXIGE MUITO PARA MANTER SUA HARMONIA; QUE EU ACALENTE A VONTADE DE SER GRANDE, MESMO SABENDO QUE MINHA PARCELA DE CONTRIBUIÇÃO NO MUNDO É PEQUENA; E, ACIMA DE TUDO... QUE EU LEMBRE SEMPRE QUE TODOS NÓS FAZEMOS PARTE DESTA MARAVILHOSA TEIA CHAMADA VIDA, CRIADA POR ALGUÉM BEM SUPERIOR A TODOS NÓS!

Chico Xavier

ZELITO CORINGA EM ARACAJU


Zelito Coringa segue pelo nordeste levando a sua arte e firmando importantes parcerias. Em Aracaju fez show no mirante. Na mesma noite houve a apresentação do O´Pessoal do Tarará com a Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró, em que Zelito assina textos e arranjos adicionais do espetáculo.
O carnaubaense esteve pessoalmente na casa do artista plástico e compositor Jobert Moraes – contemporâneo de Gilberto Gil, parceiro e amigo de Benê Fontelles – autor do livro – Gil Luminoso. O convite foi formalizado por Tanit Bezerra, diretora da Funcaju – Fundação de Cultura, Esporte e Turismo, e que resultará numa participação especial do potiguar no CD do artista sergipano.

Fotos: Tanit Bezerra

domingo, 11 de julho de 2010

A vida lhe coloca onde você escolheu estar...

Nasceste no lar que precisavas.
Vestiste o corpo físico que merecias.
Moras onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com teu adiantamento.

Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades, nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas.
Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente para a tua realização.
Teus parentes e amigos são as almas que atraístes, com tua própria afinidade.

Portanto, teu destino está constantemente sobre teu controle.
Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas, tudo aquilo que te rodeia a existência.

Teus pensamentos e vontade são a chave de teus atos, atitudes são as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivencial.

Não reclames, nem te faças de vítima.
Antes de tudo, analisa e observa.
A mudança está em tuas mãos.
Reprograme tua meta,
Busque o bem e viverás melhor.

Francisco Cândido Xavier

sábado, 10 de julho de 2010

A INFÂNCIA DE UM POETA


De repente corre o lápis
Sobre a pauta do papel
Dançam as letras disfarçadas
Em volta de um carrossel
Cada volta uma palavra
Brotando sobre o cordel

Hó infância dos meus sonhos
O velho tempo levou
O alfabeto uma estrada
Que o caminho mostrou
Encontrei o verso e a rima
Pra falar do que passou

E quando o poeta fala
Brotam nuvens de algodão
As letrinhas ganham vida
No despertar da emoção
E finalmente a palavra
Surge como uma canção

A criança olha o poeta
Que tem luzes no olhar
A leitura vai surgindo
Sem o poeta falar
Mais a pequena entende
Sua forma de sonhar

E assim tudo revive
Num sonho de um sonhador
O abc da criança
Na fala de um cantador
O poeta e a poetisa
A aluna e o professor.


Aldinete Sales

segunda-feira, 5 de julho de 2010

O SIGNIFICADO DE UMA PALAVRA


Inconstância

Ultimamente a palavra ‘inconstância’ tem me chamando muita atenção, não só por ouvi-la várias vezes no meu dia a dia como também por sentir a necessidade de citá-la durante conversas que eu tenho tido.
Como de costume, eu gosto muito de procurar o significado das palavras que eu uso, não pelo fato de não saber usá-las, mas por querer saber a origem e os diferentes significados que a elas são atribuídas.
Então em meio às pesquisas da respectiva palavra, eu encontrei algo que me assustou:

inconstância
1. Falta de constância; volubilidade.
2. Instabilidade.
3. Infidelidade.

Para ser mais clara a opção número três diz: Infidelidade.
Nossa! Esse significado me deixou perplexa.
Pra mim inconstância ou falando ainda melhor, uma pessoa inconstante nada mais é que, uma pessoa que muda conforme as situações, conforme o que lhe é apresentado, uma pessoa que não mantêm uma opinião fixa independente do que aconteça.
Claro que eu não fujo disso, aliás, ninguém foge! Todos nós em algum momento da vida já fomos ou seremos inconstantes. O problema é que existe uma diferença entre “ficar inconstante” e “ser inconstante”.
Exemplificando: “ficar inconstante”, é normal nós mudarmos de opinião diante de um forte argumento! Quando pensamos algo sobre alguém, ou temos uma opinião formada de algum assunto pelo fato de termos visto apenas um lado da situação, mas se, todavia for exposto o outro lado, podemos sim mudar de opinião. Inconstância nesse caso é extremamente normal. Talvez o nome pra isso nem seja “inconstância”, mas sim uma pequena mudança de opinião que pode ser justificada por uma reflexão mais justa e clara.
E o “ser inconstante” é muito perigoso, se trata de uma pessoa que muda bruscamente em qualquer situação, que muda seu modo de pensar, seu discurso e até mesmo muda totalmente suas atitudes “normais” por causa de alguém ou algum acontecimento.
Podem mentir, podem semear contendas, podem simplesmente mudar de personalidade como se muda uma peça de roupa.
É nesse ponto que eu queria chegar, o “mudar de personalidade”.
Se formos observar, uma pessoa inconstante não prospera na sua vida, ela nunca está certa de nada, está sempre perdida em meio as suas dúvidas. Pode até mesmo ser levada por qualquer onda de opinião alheia, levando mais em consideração a opinião dos outros do que a de si próprio.
Nos últimos meses eu tenho convivido com pessoas assim, que além de serem inconstantes, elas são “infiéis” como foi citado o significado “infidelidade”.
Incrível como duas palavras se encaixam perfeitamente, eu não havia pensado nisso, realmente uma pessoa inconstante não pode ser fiel a alguém, pois ela sempre vai mudar para o time adversário e ficar contra você se assim parecer melhor a ela para se “safar” de algum problema.
Assim podemos concluir que INCONSTÂNCIA E INFIDELIDADE caminham de mãos dadas. Fica mais do que provado, até no significado de sua palavra que confiar em pessoas instáveis não dá.
Drielle Brasil (extraido do blog httpinsideme-d.blogspot.com)

sábado, 3 de julho de 2010

O RIO QUE LÊ OS OLHOS DA VARZEANINHA


Aldirene Sales ( A varzeaninha )
Abro o olho de escrever contos,
Revejo as páginas de palmas da palha reciclada,
Sustento o gosto pela leitura,
E as cores que pintam os trilhos da nossa existência.
Vibro com as ilustrações dos pincéis da vassourinha,
Vejo nas mãos da varzeaninha uma flor de boa noite.
Vaso de amor adormecido na janela do tempo,
Vestido bordado de sonho bonito.
Vontade de parir novo mundo na vertente, e ainda.
Deságua no mar o seu amor infinito.
Quintal varrido de manhãzinha,
Galinhas e patos no terreiro da sobrevivência,
Canarinhos silvestres fazendo outros ninhos!
Rolinhas aninhando os seus rebentos.
Seu amigo fiel dando latidos,
Entre assovios de um cabido bem-te-vi.
Ò quão fértil era a lagoa do seu paizinho!
A tabatinga dos cajás, das mangas, peixes e cajus amarelinhos.
O carão cantando mirando a lagoa,
Marrecos no clarão da lua voando alegremente!
Falantes periquitos anunciando um novo dia.
O Rio que lê os olhos da Varzeaninha,
Sabe que no seu coração
Tem pedrinhas e pedrinhas,
Letrinhas e letrinhas de construir esperança.
É o mesmo rio que espelha a calmaria.

Zelito Coringa

SUGESTÃO DE LEITURA



"A vida é uma espiral de evolução... Cada nova volta, cada curva... é um salto quântico!
Não existe evolução sem desafios..."

"Podem podar meu caule, minhas folhas, frutos e flores;
Mas não podem arrancar minha raiz!"

"A vida tira as folhas secas para as novas virem a nascer... Espera e aguarda o novo, caminhar para trás é retroceder”.

Carolina Salcides

RISO DE CABÔCO






Passando pela cidade de Pau dos Ferros-RN, encontrei esta nobre figura - Antonio Agripino que diz não ser nem de longe parente do parlamentar potiguar.
Este senhor de 79 anos vive esbanjando sua força física e ao mesmo tempo seu sorriso de cabôco nordestino.
- Quando perguntei o que ele fazia da vida, disse encima da bucha: - Minha profissão é sofrer todo dia. Vivo aos zimbolé, na casa de um e de oto, já tive muitas mulé, o que ganho não dá pra manter meus gosto, pra ficar sempre de pé me execilto nos pau.
- Fica-nos uma lição, alegria sempre, apesar de qualquer disabor.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

DIRETO DO FAROL DA BARRA




Não para de chover aqui em Salvador, chegamos de madrugada numa viagem de 20 horas cortando o sertão nordestino. Logo mais as 19:30 no largo 02 de Julho estarei me apresentando pela primeira vez na capital baiana, em seguida o espetáculo - O Inspetor Geraldo será mostrado aos baianos.
Aqui um grande palco está montado no FAROL DA BARRA - para o jogo do Brasil!
Se o Brasil ganhar haverá show com Ivete Sangalo.
Durante toda essa turnê enviarei novidades para este blog.
Abraço a todos os Carnaubaenses amantes da arte e do futebol.