quarta-feira, 20 de junho de 2012


MAIS UM CONTRASSENSO

Tem horas que me revolto com certas coisas na EDUCAÇÃO.  Quando leio certas matérias estampadas em jornais...ou discursos fabulosos...Essa história de aumentar carga horária é um absurdo, com a educação do jeito que se encontra necessitando de outras ações, esse, a meu ver é só  mais um projeto mirabolante. O governo está mais interessado em fazer decoração, discurso de palanque do que em reestruturar o sistema escolar,               reorganizar a casa. Maquiar parece igualmente simples para esses nossos dirigentes.  Quando estudei a carga horária era de 180 dias anuais e a gente aprendia o que tinha que aprender. Respeitava professores e os pais, sabia o que era limites, tinha menos do que se tem hoje e éramos muito mais felizes. Na época nem existia tantos “conselhos” a não ser os dos pais, demais familiares e educadores. Minha mãe não recebia nenhuma bolsa e nem por isso deixou de me educar com decência. Ter tudo nas mãos só favorece o comodismo, é isso que acontece com muitos jovens de hoje. Faltam-lhes limites e valores.
Muita mudança  tem sido jogada de cima para baixo e não tem mudado nada, as leis favorecem a uns em detrimento de outros, muita politicagem, jogo disfarçado de interesse. Sou a favor de projetos que venham para nos tirar dessa desordem que se encontra a educação. Eu sou a favor de computadores nas escolas, desde que, haja um responsável pelo laboratório em pleno funcionamento e aulas específicas, não um amontoado deles em desuso, sou a favor de aulas de música sem dúvidas! Já era para existir a muito tempo. Houve projetos de banda nas escolas, algumas receberam instrumentos e não saíram do anonimato, minha cidade é um exemplo disso,  hoje já nem servem mais, se deterioraram no tempo  trancafiados em locais inadequados, a juventude não teve o gosto de ouvir a sinfonia dos mesmos...
Sou a favor de tudo que dê melhores condições ao professor, acima de tudo que se trabalhe as famílias, elas devem se reeducar e olhar para os filhos, a indisciplina atrapalha o andamento do nosso trabalho, devemos nos preocupar em passar conhecimento, formação moral é com a família, na verdade o que tem embananado a educação é que ela tem se responsabilizado por tudo e não tem cumprido o seu papel essencial , estamos correndo risco em sala de aula. E o que a sociedade tem feito? Os governantes? A própria classe de professores? O  governo deveria pensar em um projeto sério para mudar as famílias, em mostrá-las mais responsabilidades, mais apoio ao professor, junto a isso investir corretamente.  Família na escola uma vez por ano não resolve, elas precisam fazer o que tem que ser feito em casa todos os dias. E nós professores precisamos nos unir para não morrermos afundando no improdutivo.

A educação pede socorro, moralização, disciplina e colaboração por parte de todos os seguimentos da sociedade.

Josélia Coringa

Charge

Nenhum comentário: