sábado, 18 de abril de 2009

Quando as crianças começam a mentir



Corrigir as pequenas mentiras é um trabalho em conjunto de pais e educadores Pequenas mentiras começam a aparecer cada vez mais cedo na vida das crianças. Talvez se deva a uma confusão entre a realidade e a fantasia, o que é chamado de verdade inventada, que, na cabeça dos pequenos, talvez não pareça algo tão errado assim. E muitas vezes essa confusão é usada a favor dos adultos, que acaba induzindo a mentira na vida das crianças.

Muitas vezes os pais utilizam da “falsa verdade” para conseguirem mais facilmente algumas atitudes dos filhos, que no fim acabam parecidas como uma chantagem emocional. Todo este comportamento, à visão das crianças conforme vão crescendo, se tornam normais e rotineiras, levando-as a praticar algumas “mentirinhas”. Neste caso é preciso muito diálogo com os pequenos. “Orientar os filhos é a melhor alternativa para uma boa educação”, diz a tutora do Portal Educação Juliana Daher Sabatin.

Mas este comportamento não está apenas no âmbito domiciliar. Nas escolas isso também é muito comum acontecer, principalmente para se livrar de uma bronca ou castigo. Corrigir as pequenas mentiras é um trabalho em conjunto de pais e educadores. “Tão importante quanto a atenção da escola em relação às mentiras ou fantasias dos alunos, é importante a atenção dos pais no ambiente familiar e social”, diz Juliana.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Nenhum comentário: