sábado, 27 de novembro de 2010

UM ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO VITIMOU O JOVEM SALATIEL BEZERRA E ARTUR DA FONSECA...

Nota de pesar às famílias...
É com grande pesar e consternação que lamentamos o falecimento de Salatiel e Artur, ocorrido por volta das 19 :00horas (27/11), na comunidade da baviera, zona rural de Assu-RN. Prestamos nossas condolências aos familiares e amigos desses dois jovens que morreram de forma inesperada deixando toda cidade entristecida.

...Quanta tristeza

Há nesta vida.

Só incerteza.

Só despedida...

Vinícius de Moraes

O PESO DO BALAIO


Não faz parte da minha índole o uso da critica sem sentido, aquilo que considero da minha ossada costumo mostrar o meu ponto de vista, opinar sempre com o intuito de contribuir construtivamente. Falar sobre a arte faz parte do meu cotidiano, a buscar pela excelência e condições adequadas para realizarmos o trabalho dignifica tanto o agente que promove como o artista que sobe ao palco. Ontem à noite juntamente com O’pessoal do Tarará estive mais uma vez prestigiando o Sexta Cultural com a eliminatória da – A mais bela Voz da Rádio Rural, noite movida por uma série de problemas técnicos insuportáveis. O potencial artístico dos concorrentes superou toda a deficiência da estrutura oferecida, tratava-se de uma etapa regional, necessário um pouco mais de cuidado, passagem de som, ajustes finais indispensáveis. O que importa é que teremos um representante de Carnaubais em Mossoró, nosso amigo Adailso Cirilo que defenderá a canção Beatriz de Chico Buarque e Edu Lobo. É impossível colocarmos a cultura no primeiro plano sem o funcionamento de uma equipe preparada e motivada para o melindroso serviço. Tenho consciência que promover a cultura é carregar o peso do balaio nas costas, neste sentido sou solidário ao Secretário de Cultura local pelo visível esforço, não guardo ranço em meu coração, no entanto preciso dizer que culturalmente a minha cidade está sem rumo, sem um projeto de curto, médio e longo prazo.
Compreendo que o trato com este seguimento não depende de uma única pessoa; gestor, parlamentar, agente, artista, intelectual, sujeito que fala a linguagem do povo, mas de todos esses atores juntos. Quando isso vai acontecer e mudar? Talvez no futuro, no futuro, no futuro...

Zelito Coringa - Opinião


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Museu Câmara Cascudo, da UFRN, comemora 50 anos

Museu Câmara Cascudo, da UFRN, comemora 50 anos22/11/2010 18:11 O Museu Câmara Cascudo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, comemora seu quinquagésimo aniversário nesta quarta-feira, dia 24, a partir das 10h. A comemoração acontece no próprio Museu, com a presença de funcionários e de convidados.


A festividade começa às 10h, com o hasteamento de bandeiras na presença da Banda de Música da Polícia Militar. Em seguida, ocorre o lançamento do selo comemorativo e a abertura da exposição “Cinquenta Anos”. A comemoração encerra à noite, com solenidade às 19h30.

CARNAUBAIS LITERALMENTE NA ROTA DAS ARTES

A programção do CARNAUBAIS NA ROTA DAS ARTES - Marcada hoje para o Genipapeiro foi transferida para a Mutambinha por motivos da morte de um jovem estudante, vítima de um acidente de moto. Logo mais as 20:00 horas será apresentado o INSPETOR GERALDO ao lado da capela da comunidade.

OFICINAS TEATRAIS
Amanhã iniciaremos com jovens atores e músicos carnaubaenses a montagem do recital/espetáculo - A LENDA DO POÇO VERDE com estréia prevista para Dezembro. Acabei de enviar textos, poesias e canções compostas especialmente para esta peça.
O objetivo está sendo alcançado paulatinamente.
Este projeto tem patrocício exclusivo do BNB e BNDS, e em Carnaubais recebe apoio da paróquia de Santa Luzia na pessoa do Padre Francinaldo Macário.

OUTRA AÇÃO CULTURAL
O Cine SESI chega a Carnaubais, lembro-me muito bem das solicitações que foram protocoladas para que essa iniciativa viesse a nós em tempo hábil. Tenho certeza que deve ter caído do céu no meio de tanta crise.  É o caso da Filarmônica, que veio mas já se encontra na fila desarmônica...

O SEXTO
De forma civilizada na última sexta cultural promovida pela prefeitura convidei todo O'Pessoal do Tarará para prestigiar o evento, a idéia era mostrar que apesar do projeto CARNAUBAIS NA ROTA DAS ARTES ser independente não veio para a cidade para uma gincana. Estranhou-me a escolha do local para a exibição do cinema, logo ao lado da Igreja Santa Luzia. Espero que não tenham abandonado por hora O Recanto das Artes? As atividades do projeto estão concentradas também ali e se estendem até final de Dezembro.
É por essas e outras que o meu diapasão vive semitonado buscando a afinação ideal no meio desse povo.

Zelito Coringa

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

UM NOVO HINO PARA CARNAUBAIS

O bafejo da brisa já se perdeu no tempo, as salinas, os manguezais, o que nos resta é apenas à saudade de toda uma riqueza entregue de mão beijada. O nosso torrão é muito acolhedor por sinal, essa qualidade permanece viva desde o nascedouro do poço, basta contarmos a quantidade assentamentos, a lavagem dos brutos continuam em nossa margem de crescimento.
Basta sabermos que outros municípios avançam em seus projetos de desenvolvimentos, e Carnaubais? Estamos fadados a perdemos o que ainda nos vale, o petróleo, o ouro não renovável. Pensando nisso, tomo a liberdade de escrever uma nova canção com sustança para a cidade. Não podemos fazer mais o futuro, o nosso tempo já cessou, é preciso fazer o presente agora. Faço questão de apresentar estes primeiros versos.

HINO EM DEFESA DO QUE NOS VALE
Letra e Música: Zelito Coringa

SOPRA O VENTO E TRÁS ESPERANÇA
NOSSA GENTE É DE BRAÇO TÃO FORTE
QUE A PALMA DA PALMEIRA ALCANÇA
A GRANDEZA DO CORTE A CONSORTE
PALMEIRAL PORTAL DA BELEZA
FONTE DE UMA VILA ENCANTADA
DO SOBRADO NOS SOBRA A CERTEZA
QUE É EM NÓS ÉS TERRA ADORADA
FÉ EM TI CARNAUBAIS
POÇO DA LAVAGEM CONSTANTE
FÉ EM TI CARNAUBAIS
FAZ DO TEU PRESENTE GIGANTE
NA DEFESA DO AMOR E DA PAZ
FÉ EM TI CARNAUBAIS...


















Montagem do Espetáculo - CARNAUBAIS NA ROTA DAS ARTES

A ARTE ACONTECE NA TERRA DAS QUANDUS

sábado, 13 de novembro de 2010

FÁTIMA XIMENES VICE-REITORA DA UFRN

GRANDES MULHERES NO COMANDO
A professora Ângela Paiva Cruz, atual vice-reitora, e a professora Fátima Ximenes, diretora do Centro de Biociências, foram eleitas reitora e vice-reitora, respectivamente, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em pleito realizado na última quarta-feira, 10 de novembro. Do total de 34.080 votantes, a chapa Novas Conquistas obteve 65,68% dos votos, contra 34,31% para a chapa Um Novo Olhar, encabeçada pela professora Arlete Araújo.
A nova reitora da UFRN venceu nos três segmentos – professores, alunos e servidores técnico-administrativos. De acordo com o atual reitor, Ivonildo Rêgo, a escolha feita pela UFRN representa a opção pela continuidade dos projetos de sua gestão e a expectativa de novos avanços e crescimento da Instituição.
Eleita para o quadriênio 2011/2015, Ângela Paiva afirma que o resultado da eleição é reflexo da aprovação obtida na gestão Ivonildo/Ângela. “Obviamente me sinto feliz com o resultado e desde já agradeço aos professores, alunos e servidores que confiam em mim para gerir a Universidade por quatro anos. Quero dizer também que eles podem esperar a continuidade do trabalho da atual gestão e que novos avanços estão por vir”, disse.
Os nomes das professoras Ângela Paiva Cruz e Maria de Fátima Ximenes deverão compor
uma lista tríplice, que será elaborada pelo Conselho Universitário (CONSUNI), em reunião prevista para o próximo dia 30 de novembro. Esta lista será encaminhada para o Ministério da Educação, que homologará o nome da nova reitora.

A nova reitora tomará posse dia 30 de maio de 2011, quando termina o mandato o reitor Ivonildo Rêgo.
Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes é diretora do Centro de Biociências e chefe do Laboratório de Entomologia e orienta alunos de graduação e pós-graduação, além de desenvolver projetos de pesquisa sobre a transmissão de doenças.
Do blog: Sou muito grata a Fátima Ximenes, por todos os seus ensinamentos, morei com ela sete anos (quando estudei em Natal) e aprendi muitas lições que me fizeram crescer, Fátima é uma mulher inquestionável, é um grande exemplo de ser humano. Fico muito feliz por todas as suas conquistas.
Filha de Gilberto Freire e Terezinha Bezerra (minha tia)

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PENSE NISSO!


FOLHA EM BRANCO
Certo dia eu estava aplicando uma prova e os alunos, em silêncio, tentavam responder as perguntas com uma certa ansiedade. Faltavam uns 15 minutos para o encerramento e um aluno levantou o braço, dirigiu-se a mim e disse:"Professor, pode me dar uma folha em branco?"Levei a folha até sua carteira e perguntei porque queria mais uma folha em branco. Ele respondeu: " Eu tentei responder as questões, rabisquei tudo, fiz uma confusão danada e queria começar outra vez". Apesar do pouco tempo que faltava, confiei no rapaz, dei-lhe a folha em branco e fiquei torcendo por ele.Aquela sua atitude causou-me simpatia. Hoje, lembrando aquele episódio simples, comecei a pensar quantas pessoas receberam uma folha em branco, que foi a vida que DEUS lhe deu até agora, e só têmfeito rabiscos, tentativas frustradas e uma confusão danada... Acho que agora seria bom momento para se pedir a DEUS uma nova folha em branco, uma nova oportunidade para ser feliz. Assim como tirar uma boa nota depende exclusivamente da atenção e esforço do aluno, uma vida boa também depende da atenção que demos aos ensinamentos do Mestre.Não importa qual seja sua idade, condição financeira, religião, etc. Levante o braço, peça uma folha em branco, passe sua vida a limpo. Não se preocupe em tirar 10, ser o melhor.
Preocupe-se apenas em aplicar o aprendizado que recebeu nas aulas do Mestre. Ele se interessa por aquele que pede ajuda e repete toda a "matéria" dada, portanto, só depende de você.
Rita Pando - Direitos reservados à Paróquia Santa Catarina http://www.paroquiasantacatarina.com.br/

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Crucificar Monteiro Lobato?

"Que não comece entre nós, banindo um livro infantil do mais brasileiro dos nossos escritores, uma onda do mal, uma nova caça às bruxas, marca de vergonha para nós"
No curso de uma vida somos submetidos a muita insensatez e muita tolice. Nem tudo é Mozart ou Leonardo da Vinci, carinho de amigos e filhos, abraço de pessoa amada. Então, a gente vai ficando calejado, para não expor demais a alma como alguém a quem retiraram a pele, e a quem a mais leve, mais doce brisa parece um fogo cruel. Pois nestes dias me deparo na imprensa com algo que rompeu minhas defesas e me fez duvidar do que estava lendo. reli, mais de uma vez, em mais de um jornal, e ali estava: querem banir das escolas um livro (logo serão todos, logo serão de muitos autores, não importa por que motivo for) de Monteiro Lobato, porque alegadamente contém alusões racistas.
Ora, gente, eu fui nutrida, minha alma foi alimentada, com duas literaturas na infância: os contos de fadas de Andersen e dos irmãos Grimm, e Monteiro Lobato. Duas culturas aparentemente antípodas, mas que se completavam lindamente. Narizinho e Pedrinho moravam no meu quintal. Emília era meu ídolo, irreverente e engraçada. Dona Benta se parecisa com uma de minhas avós, e tia Nastácia era meu sonho de bondade e aconchego. Eu me identificava mais com elas do que com as princesas e fadas dos antiquíssimos contos nórdicos, porque jabuticaba, bolinho, bichos e alegria eram muito mais próximos de mim do que as melancólicas histórias de fadas e bruxas – raiz da minha ficção.
Toda essa introdução é para pedir às autoridades competentes: pelo amor de Deus, da educação e das crianças, e da alma brasileira, não comecem a mexer com nossos autores sob essa desculpa malévola de menções a racismo. Essa semente terá frutos podres: vamos canibalescamente nos devorar a nós mesmos, à nossa cultura, à nossa maneira de convivência entre as etnias.
Com esse perigosíssimo precedente, vamos começar a “limpar”, isto é, deformar muitos livros. Japoneses, árabes, alemães, italianos, poloneses, índios e negros (ou não posso mais usar essas palavra?) sofrem ou podem sofrer ataques racistas. Isso é motivo de penalidades da lei para os racistas, se for o caso. Racismo dói, eu sei disso. Quando menina, certa vez um grupo de crianças nem louras nem de olhos azuis me cercou no pátio da escola, e elas dançavam ao meu redor cantando “alemão batata come queijo com barata”. Não gostei. doeu-me. Hoje acho graça: na hora não foi engraçado.
Mas por isso vamos cavoucar em livros de história e banir os autores – o que só se admite em casos claros de repugnante racismo, não importa contra que raça for, diga-se de passagem? Essa planta rasteira, que vai contaminar nossa cultura, tem de ser cortada pela raiz. Ou a caça às bruxas vai se disseminar feito peste, pois é uma peste, iniciando um processo multiplicador de maldades comandadas por inveja, ou seja o que for, destruir obras, vidas, memórias, e atacar sobretudo as almas infantis como insetos daninhos. Não permitam isso, autoridades responsáveis e competentes: uma vez iniciado, esse processo não terá fim.
O politicamente correto pode ser perigoso e hipócrita. Os meus olhos azuis, como os de um de meus filhos, e os olhos escuros dos outros dois, como os oblíquos dos japoneses e os olhos pretos dos árabes, são todos da família humana, muito maior e mais importante do que suas divisões raciais.
Nem comecem a dar ouvidos a essas buscas mesquinhas por culpados a ser jogados na fogueira: livros queimados foram um dos índices sinistros – ao qual nem todos deram a devida imprtância – da loucura nazista. Muita tragédia começa parecendo natural e desimportante: no início, achava-se Hitler um palhaço frustrado. Deu no que deu, e manchará a humanidade pelos tempos sem fim.
Que não comece entre nós, banindo um livro infantil de Monteiro Lobato, o mais brasileiro dos nossos escritores: será uma onda do mal, uma nova caça às bruxas, marca de vergonha para nós. Não combina conosco. Não combina com um dos lugares nesta conflitada e complicada Terra onde as etnias ainda convivem melhor, apesar dos problemas – devidos em geral à desinformação e à imaturidad: o Brasil.
Veja edição 2190, ano 43, n.º 45, 10/11/2010, pág.26.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O poder da escolha


A todo instante fazemos escolhas em nossas vidas. Até mesmo o fato de não escolher, já é uma escolha. Escolhemos sair ou ficar em casa, escolhemos terminar o trabalho hoje ou deixar para amanhã, se queremos andar com fulano ou ciclano... Tudo na vida é uma questão de escolha.O fato é que as escolhas têm consequências. Todas as escolhas têm consequências!O que precisamos avaliar é que ao decidirmos seguir um caminho, realizar um sonho, conquistar uma meta iremos pagar um preço por isso. É uma escolha.Podemos perder algo, mas também podemos ganhar algo.A dica é que você reflita sobre suas atitudes, procure ser menos impulsivo e perceba que não existe o certo e o errado: tudo é uma questão de valoração pessoal e uma avaliação sobre "o que se ganha e o que se perde" com cada escolha que fazemos.Não quero aqui, de forma alguma, pregar minha escala de valores, tampouco julgar suas escolhas, apenas alertá-lo que, se estiver consciente das consequências, talvez sua vida comece a ter resultados mais acertados a cada dia.Lembre-se: Todas as escolhas têm consequências, reflita antes de agir. Acredite: você terá mais liberdade de dizer sim ou não para os eventos de sua vida e com certeza irá se arrepender bem menos de resultados diferentes dos esperados.
Ana Maria Braga

sábado, 6 de novembro de 2010

JÁ PODE PROGRAMAR...


Teatro do Midway será inaugurado com show de Roberto Carlos
Natal vai ganhar um novo ponto de cultura a partir do dia 9 de dezembro, quando será inaugurado, no Shopping Midway Mall, o Teatro Riachuelo. O show de abertura do novo espaço cultural da capital potiguar será só para convidados e contará com a presença do rei Roberto Carlos.
De acordo com a assessoria do teatro, já nos próximos dias 19 de 26 de novembro serão realizados dois shows em caráter de teste. Segundo a assessoria, a cantora Elba Ramalho e o cantor Jorge Vercillo farão apresentações que servirão como teste acústico da casa.
Os shows custarão R$ 80 e R$ 40 (meia) cada e os ingressos estão à venda na La Femme Lingerie.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

PENSE NISSO!








"...Para viver de verdade, pensando e repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amado; e amar; e amar-se. Ter esperança; qualquer esperança. Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim. Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si mesmo e à possível dignidade. Sonhar, porque se desistimos disso apaga-se a última claridade e nada mais valerá a pena. Escapar, na liberdade do pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadrar, seja lá no que for. E que o mínimo que a gente faça, seja, a cada momento, o melhor que afinal se conseguiu fazer."(Lya Luft)

Do blog: É incrível como alguém consegue pedir para que tenhamos equilíbrio de uma forma tão simples, tão bela...Lya é uma escritora inquestionável.


quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ESPETÁCULO CONTINUA

Se acreditarmos que Jesus Cristo com as suas ações de caridade, amor, cura e atenção verdadeira ao povo mexeram com o brio dos poderosos, e que esses o crucificaram temendo a força dos seguidores oprimidos retratados neste mesmo filho do carpinteiro, nos faz ter a certeza que evangelizar é sem dúvida politizar as pessoas por intermédio da palavra de Deus. Deste os tempos mais remotos o homem tem buscado melhorar a sua própria vida, a vida do próximo, no gesto mais simples, na atitude mais desprovida de qualquer interesse. A política nos move mesmo sem sabermos que estamos sendo movidos por ela, podemos ser levados para a terra prometida ou ficarmos aprisionados no deserto querendo matar a sede sem dar um passo à frente em busca da fonte. O chamamento de um líder nos faz acordar para os desafios da existência, e neste sentido devemos agradecer aos milhares de religiosos que conseguem agir com liberdade e coragem objetivando a compreensão dos ensinamentos bíblicos sem perder de vista a missão de fazer a humanidade ser repleta de cidadãos conscientes. Quem consegue transcender e contribuir com distinção merece todo o respeito do mundo. Agradeço ao nosso pároco local Francinaldo Macário pelo apoio ao projeto CARNAUBAIS NA ROTA DAS ARTES. Gostaria de dizer que humanizar através da arte é também um difícil sacerdócio.
Zelito Coringa