segunda-feira, 5 de julho de 2010

O SIGNIFICADO DE UMA PALAVRA


Inconstância

Ultimamente a palavra ‘inconstância’ tem me chamando muita atenção, não só por ouvi-la várias vezes no meu dia a dia como também por sentir a necessidade de citá-la durante conversas que eu tenho tido.
Como de costume, eu gosto muito de procurar o significado das palavras que eu uso, não pelo fato de não saber usá-las, mas por querer saber a origem e os diferentes significados que a elas são atribuídas.
Então em meio às pesquisas da respectiva palavra, eu encontrei algo que me assustou:

inconstância
1. Falta de constância; volubilidade.
2. Instabilidade.
3. Infidelidade.

Para ser mais clara a opção número três diz: Infidelidade.
Nossa! Esse significado me deixou perplexa.
Pra mim inconstância ou falando ainda melhor, uma pessoa inconstante nada mais é que, uma pessoa que muda conforme as situações, conforme o que lhe é apresentado, uma pessoa que não mantêm uma opinião fixa independente do que aconteça.
Claro que eu não fujo disso, aliás, ninguém foge! Todos nós em algum momento da vida já fomos ou seremos inconstantes. O problema é que existe uma diferença entre “ficar inconstante” e “ser inconstante”.
Exemplificando: “ficar inconstante”, é normal nós mudarmos de opinião diante de um forte argumento! Quando pensamos algo sobre alguém, ou temos uma opinião formada de algum assunto pelo fato de termos visto apenas um lado da situação, mas se, todavia for exposto o outro lado, podemos sim mudar de opinião. Inconstância nesse caso é extremamente normal. Talvez o nome pra isso nem seja “inconstância”, mas sim uma pequena mudança de opinião que pode ser justificada por uma reflexão mais justa e clara.
E o “ser inconstante” é muito perigoso, se trata de uma pessoa que muda bruscamente em qualquer situação, que muda seu modo de pensar, seu discurso e até mesmo muda totalmente suas atitudes “normais” por causa de alguém ou algum acontecimento.
Podem mentir, podem semear contendas, podem simplesmente mudar de personalidade como se muda uma peça de roupa.
É nesse ponto que eu queria chegar, o “mudar de personalidade”.
Se formos observar, uma pessoa inconstante não prospera na sua vida, ela nunca está certa de nada, está sempre perdida em meio as suas dúvidas. Pode até mesmo ser levada por qualquer onda de opinião alheia, levando mais em consideração a opinião dos outros do que a de si próprio.
Nos últimos meses eu tenho convivido com pessoas assim, que além de serem inconstantes, elas são “infiéis” como foi citado o significado “infidelidade”.
Incrível como duas palavras se encaixam perfeitamente, eu não havia pensado nisso, realmente uma pessoa inconstante não pode ser fiel a alguém, pois ela sempre vai mudar para o time adversário e ficar contra você se assim parecer melhor a ela para se “safar” de algum problema.
Assim podemos concluir que INCONSTÂNCIA E INFIDELIDADE caminham de mãos dadas. Fica mais do que provado, até no significado de sua palavra que confiar em pessoas instáveis não dá.
Drielle Brasil (extraido do blog httpinsideme-d.blogspot.com)

Nenhum comentário: