quarta-feira, 28 de outubro de 2009

ORGULHO DE SER NORDESTINA




São pessoas como Zelito Coringa que me fazem ter orgulho de ser nordestina e, mais ainda, de ser potiguar. Foi com muita alegria que tomei conhecimento da matéria ao lado, publicada no Jornal Grande Florianópolis, no último final de semana. A matéria enfatiza o show que o artista potiguar realizaria naquele fim de semana na cidade catarinense.
No mesmo período, o multiartista foi tema de matéria em outros veículos de comunicação de Santa catarina, como o Diário Catarinense, o jornal Notícias do Dia, o PressFloripa e do programa de televisão "TV com Olho & Fôlego".
Violinista, compositor, cantor e ator são apenas algumas das muitas facetas desse multiartista potiguar. Natural de Carnaubais-RN, com referências da MPB e das raízes nordestinas, Zelito é um artista que produz um trabalho poético-musical contemporâneo, conceitual, curioso e bastante inovador.
Através da bela música de sua autoria, "Índia Apodi", que faz parte do documentário produzido pelo grupo teatral O Pessoal do Tarará, Zelito se tornou bastante conhecido pelos apodienses que hoje já o consideram um artista com alma poty.
As Oficinas e o Show de Zelito Coringa teve o apoio da ONG JUCAMARIA e a Fundação Cultural de Florianópolis - Franklin Cascaes. A Cantora, Compositora e Bailarina Tatiana Cobbett, autora e Intérprete do musical "Mulheres de Hollanda" de Chico Buarque, assina a direção artística do músico Potiguar.

Fonte: Diário de Uma Professorinha

Parabéns Zelito, Sucesso Amigo!

Ao amigo Zelito Coringa, que encontra-se no Sul do país apresentando aos sulistas um pouco do seu belíssimo trabalho. No próximo mês, Zelito estará também no Sudeste brasileiro. Ele se apresentará, de 05 a 10 de novembro, no Rio de Janeiro.

Para quem não conhece, ou não lembra, Zelito Coringa um potiguar arretado. Grande pessoa e excelente profissional: poeta, músico, ator, cantor e compositor, autor inclusive da bela música "Índia Apodi", composta em homenagem a nossa cidade.
Professora Rokátia - AEL - Apodi-RN
www.diariodeumaprofessorinha.blogspot.com

terça-feira, 27 de outubro de 2009

ARTÍSTA DE CARNAUBAIS NO RIO GRANDE DO NORTE É BEM RECEBIDO NA ILHA


"MATÉRIAS PUBLICADAS NO DIÁRIO CATARINENSE, NOTICIAS DO DIA, PRESSFLORIPA, TV COM, OLHO & FOLEGO - GRANDE FLORIANÓPOLIS"

Natural de Carnaubais-RN, com referências da MPB e das raízes nordestinas, traz no matulão um trabalho poético musical contemporâneo, conceitual, curioso e inovador.
As Oficinas e o Show de Zelito Coringa teve o apoio da ONG JUCAMARIA e a Fundação Cultural de Florianópolis - Franklin Cascaes. A Cantora, Compositora e Bailarina Tatiana Cobbett, autora e Intérprete do musical "Mulheres de Hollanda" de Chico Buarque, assina a direção artística do músico Potiguar.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009


Zelito,
A leve brisa, do ar nordestino, embalado no som de intensa saudade, me traz a vontade de escrever poesia, não é melodia nem rima bem feita, apenas o vento,que está na espreita, te leva um recado, coberto de luz, boa sorte amigo, nessa caminhada, e espalha esse brilho que tanto reluz... Aldinete Sales

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

MULHERES NO PODER


Muito se tem falado nos últimos tempos sobre a
ascensão das mulheres e sobre o crescimento da importância
do seu papel nos mais diferentes segmentos
da sociedade. Já é comum, inclusive, a presença
de mulheres exercendo a função mais destacada na
administração de diversos países. Por sinal, uma das
maiores economias do mundo moderno, a Alemanha, é
comandada por uma delas, a Chanceler Angela Merkel,
considerada a mulher mais influente do planeta nos
dois últimos anos.
E quem não se lembra de Margarete Tatcher, a primeira
ministra que trouxe os britânicos de volta à realidade
nas décadas de 70 e 80 e que também comandou
a retomada das Ilhas Falklands/Malvinas das mãos
dos decadentes generais argentinos? Coincidência ou
não, esse acontecimento comandado por uma mulher
acelerou a derrocada das ditaduras no continente sul
americano, que nem sempre agradecemos, se não me
engano.
Falando na Argentina, não dá para esquecer que na
machista América Latina as representantes do sexo feminino
já ocupam o primeiro posto da administração de
algumas das principais economias da região. Na própria
Argentina, com Cristina Kirchner (que os argentinos vão
querer esquecer, possivelmente), e no Chile, com a presidente
Michelle Bachelet.
Podemos lembrar ainda que, mesmo em algumas
tradicionalíssimas sociedades do oriente, é comum a
presença de mulheres comandando o país, embora nesses
casos a ascensão tenha mais a ver com heranças ditatoriais
do que com eleições democráticas. Recordam-se de
Imelda Marcos?
Os exemplos mencionados acima mostram que as
mulheres podem ser grandes dirigentes, mas mostram,
também, que elas não são passíveis de erros.
O que interessa
na verdade não é se temos um homem ou uma
mulher na direção, o que importa é que tenham competência
para o cargo que exercem. Desnecessário dizer que
a conduta desonesta, a dissimulação, a intriga, a mentira
não deveriam ser tolerados em ninguém, homem ou
mulher,
em nenhuma circunstância, seja na nossa casa,
na nossa empresa, ou aqui mesmo na nossa CEAGESP.
Isso é ponto pacífico.
Mas, devemos ressaltar que, quando se trata da conduta de quem exerce o poder e possui atribuições de mando, com capacidade para interferir na vida e nos negócios de
outras pessoas, a exigência de comportamento honesto
deve ser maior ainda. A propósito, o momento é perfeito
para render aqui uma homenagem à minha conterrânea
Lina Vieira (ex-Secretária da Receita Federal), que preferiu
perder o cargo, mas manter o caráter.
Também na CEAGESP, podemos louvar o trabalho
de inúmeras e dedicadas funcionárias, mas podemos
também questionar as atividades de outra cujo trabalho
ninguém sabe ao certo qual é. Palpita demais, conspira
demais, viaja demais e produz muito pouco para a atividade
fim da empresa. Como não ocupa cargo de direção,
é legítimo questionar: Quem mandou ela mandar? Tem
visão, formação e carisma? Será que age por conta própria?
Será que recebeu procuração para fazer o que faz?
E da parte de quem? Do José, do João ou do Paulo? E
com base em quais premissas? A da competência é que
não parece ser.
Quem exerce um cargo público, seja ele de Primeiro
Ministro, de Presidente da República, de Chefe da Casa
Civil ou de uma mera assessora de diretoria (que é o que
não falta, como todos sabem), tem de ser mais honesto
e competente que os outros. Se essa pessoa age em
benefício próprio ou de terceiros ou, ainda, se vale
do cargo para prejudicar quem quer que seja, além de
estar cometendo um crime, está ferindo os mais elementares
princípios da decência. Isso é válido em qualquer
democracia que se preze, tanto para os homens como
para as mulheres.
José Robson Coringa Bezerra
Diretor Presidente

ZELITO MINISTRA OFICINA DE MÚSICA E LITERATURA DE CORDEL


Hoje e Amanhã
O objetivo da oficina é que as crianças desenhem o cenário para o show de Zelito Coringa, Passo de Hippie - mesmo nome do CD que ele lança em Florianópolis.
Local: Espaço de Artes Carijó - Rua Antenor Borges, 409 - Canasvieiras.
Horário: das 10h ao meio-dia e das 13h30 às 15h30.
Gratuito - Informações: www.ning.com

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

RN paga o 6º pior salário do país aos professores

O portal de notícias G1 publicou um estudo baseado em uma pesquisa do Ministério da Educação (MEC), onde é apontado que o Rio Grande do Norte paga o sexto pior salário a professores do ensino básico. Ainda segundo a pesquisa, dezesseis estados do país pagam salários inferiores à média nacional. Os dados do MEC foram coletados no ano de 2008, focando os salários pagos a professores das redes estaduais e municipais de todos o país. A média salarial calculada foi de R$ 1.527 mensais. A média do Rio Grande do Norte, segundo o G1, é de R$ 1.232. O pior salário é pago por Pernambuco, de apenas R$ 982 e o melhor, pelo Distrito Federal: R$ 3.360.

No ranking estabelecido pela pesquisa, os oitos piores salários são pagos por estados nordestinos. O único que escapa, ultrapassando inclusive a média nacional é Sergipe, com o salário de R$ 1.611. Abaixo do Rio Grande do Norte estão Ceará, Bahia, Piauí, Paraíba e Pernambuco. Estão acima Alagoas e Maranhão. Os valores salarias obtidos já contam com gratificações e consideram a renda para a carga horária de 40 horas semanais.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem.


"O caráter é como uma árvore e a reputação como sua sombra. A sombra é o que nós pensamos dela; a árvore é a coisa real." (Abraham Lincoln)

MOMENTOS DE REFLEXÃO FILOSÓFICA

“Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil;
se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil;
se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil;
se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil;
se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil,
então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes.”
(Marilena Chaui)
FONTE: A BUSCA DA VERDADE.

SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS...

... ENTRE O MODELO
PEDAGÓGICO ANTIGO E MODELO CONTEMPORÂNEO DA EDUCAÇÃO.

Nesse primeiro instante da corrida pedagógica e filosófica saíremos de uma sociedade arcaica,porém, vale resaltar que devemos a esta civilização (arcaica) o conhecimento mais profundo sobre o homem, as crenças modernas, a produção da arte, da literatura e o pioneirismo na arquitetura
de pedras. Além de ter desenvolvido o primeiro material adequado para o uso da escrita na escola, o papiro.

É importante fincar o marco dessa viagem tendo como coordenada de partida especificamente o antigo Égito,
descer as correntezas num velho barco movido a vento e chegarmos vivo ao cais do mundo globalizado.
Ficarmos de prontidão por alguns segundos em frente ao notebook de um jovem cibernético, e dizermos, e agora José? Você é duro José. Seu terno é de Vidro, seu livro morfou?

Fazer uma análise detalhada buscando encontrar as bases dos princípios educacionais,
as distorções e avanços ao longo dessse leito é montar um quebra cabeças com idas e vindas,para chegarmos quem sabe intactos ao desconhecido dos dias atuais.
Por essas coordenadas históricas não poderemos jamais esquecer da importância do rio Nilo, símbolo de abundância dos égipicios, fonte de riquezas, no entanto para explorá-las necessitavam adquirir novas formas, nossas maneiras de expandir suas tradicões e transmiti-las por métodos mais eficazes.
Esta civilização desejava tornar economicamnte mais desenvolvido o seu povo.
A educação surge como veículo transmissor dos saberes adquiridos ao longo do tempo, que por meio da Mnemônica, repetição e memorização todo conhecimento era levado de geração a geração.
O direito ao ensino estava destinado apenas a classe dominante.
Os fins objetivos e subjetivos da educação era de controle permanente dos princípios adotados pela sociedade vigente.
Negava-se a individualidade humana e qualquer noção de liberdade.

Podemos acentuar aqui um ponto em comum da educação antiga, e a educação que chamamos de contemporânea.É preciso repetir mais um vez que o povo se encontra no rabo do cometa social, diante da adversidade preparados devem estar para suportar o desafio de conquistar um lugar ao sol.
Nessa disputa há quem defenda que o pobre perdedor, não importa a cor, ao invés de ser jogado ao Ostracismo total, receba o direito de entrar pela porta dos fundos da instituição, quando deveria na verdade possuir as mesmas condições dos jogadores mais fortes. Esta ação será que justifica a outra? Cotas e lições iguais para todos? Como se resolve esse dilema?
A disparidade de vantagens que os mais robustos economicamente exercem sobre os mais pobres é evidente.

É imprescidível questionar, que avançar rumo ao novo fazer educacional, e repensar o termo escola pública é de responsabilidade de quem?
Se a educação estivesse na pauta prioritária dos nossos governos, poderíamos afirmar que somente isso bastaria?
A trilhogia perfeita, escola, aluno e a família cabe nesse papel, e o ambiente, a cidade, o campo, a favela, devem seguir os mesmos parâmetros?
Alguém diz: Cadê o suporte profissional para o mestre, quais os princípios e limites que os pais exercem sobre os filhos, é integral o tempo, eles brincam de quê, ouve que tipo de música?, Vão ao teatro, assistem que programa de TV?
Saindo desse foco deixamos de lado as questões ideológicas e pomos em ação as teorias pedagógicas, a psicopedagogia, os processos cognitivos e todas as fases para o desenvolvimento natural da criança. Os desafios continuam, havendo ou não semelhanças, havendo ou não diferenças. A educação tem a necessidade de se moldar a cada tempo, de acompanhar principalmente as mudanças sociais.

Somos por exemplo uma nação de milhares de analfabetos e a educação (pública) arrasta-se lentamente em meio ao desenfreado avanço tecnológico. Isso é fato. As promesssas X prática é a retórica dos Sofistas no discurso da maioria dos homens públicos. Neste contexto educacional podemos dizer que por um lado ela continua agasalhada no mesmo berço paterno,e noutro extremo segue a era do livro digital, da internet e do ensino à distância.

Retomando as questões pragmáticas do ensino público, observamos a simples disputa por uma vaga universitária, e comparamos aos tradicionais jogos olímpicos da grécia antiga, vence o mais forte, o que come de forma balanceada, o que pode comprar e comer os livros, e bem alimentado de saber e atenção vencerá com facilidade o opositor passa fome.
Consideramos que a sociedade continua sorrateiramente impondo seus limites as classes menos favorecidas.

Vamos adiante buscando compreender um pouco mais do passado tendo em vista os seus avanços para o futuro.
Os grandes pensadores como Homero, Socrátes, Aristóteles e outros firmaram suas teorias em prol de ideais educacionais democráticos e condizentes com as necessidades da época.
Por volta de 1800 a 1600 a.C, cria-se a primeira biblioteca pública e o livro passa a ser a fonte principal de sabedoria.
Seguiremos pelo mesmo leito do rio para dizer que naquele momento a memorização abria passagem para o estudo das letras, a leitura navegava como o barco condutor do conhecimento. Surge históricamente o modelo bivalente -
Marca registrada da educação antiga. Este princípio se extende até a revolução cultural do Cristianismo.
A metodologia consistia em dois modos distintos; a educação intelectual destinada aos nobres e a bélica oferecida aos plebeus.
Objetivava uma relação menos conflitosa das massas com o poder.
A educação estava voltada para os súditos, porém ensinava a prática da obediência e a submissão.
Os grandes desafios da educação antiga relaciona-se com os principais períodos: Homérico, Clássico, Helenístico e Romano.

A epopéia homérica traz para este cenário a idéia de que o homem pode se tornar um Deus, desde que os seus princípios sejam bons.
A visão do homem como buscador do seu próprio heroismo e imortalidade. Marcado pelos fundamentos da fenomenal cultura grega, nascedouro da primeira versão da Paidéia. O dominío da arte de ler e escrever já era uma realidade, mas ainda se utilizava da leitura dos clássicos
- Como a Ilíada e a Odisséia, como forma de levar os jovens a imitação dos feitos heróicos, prepará-los para as acirradas disputas sofistas.
Essa mentalidade grega tinha como objetivo mostrar que deter o conhecimento era o único meio dos jovens ascenderem socialmente.
Desta feita o período Clássico, dos séculos 4-5 a.C, mantêm-se fiel aos ideais homéricos, do compromisso com o Estado e a submissão dos mais fracos.
Sendo as crianças objeto do poder estatal cabendo a este moldá-las aos seus interesses.
Adotando um modelo unilateral a cidade de Esparta faz do cidadão um Ser produzido, preparado apenas para a defesa da sua Pólis.
A concepção do homem subjetivo começa a se tornar realidade em Atenas.
Ao contrário do Estado espartano, a Pólis ateniense com uma educação mais liberal,
voltada para o aperfeiçoamento pessoal mostrava portando pequenos avanços.
A família possuia autonomia sobre suas crianças, constituindo-se um princípio de liberdade e escolhas.
Estas estavam aptas a praticarem a Ginástica como preparação para os combates,
a Música com o objetivo de desenvolverem a temperânça e a Arte da escrita
como meio de aquisição de mais conhecimento.

Começa então uma nova era do homem que aparece como principal protagonizador e objeto de investigação. Conhece-te a ti mesmo.
Com estas palavras - Sócrates - Gesta a sua Maiêutica - método de instrução da vida humana.
Por meio de perguntas e respostas o mestre ajuda os jovens a descobrirem-se.
Platão utiliza-se desse mesmo método dialético para criar a base Sistemática da Educação. Destacando-se o aspecto moral e social.
O ideal platônico é julgado em seguida por Isócrates como sendo implaticável, e faz dura oposição as práticas sofistas em relação ao discurso mentiroso.
Defende três aspectos fundamentais a serem desenvolvidos: Talento, prática e estudo.
Estas idéias também passam a servir de inspiração aos pensadores do renascimento.
Aristóteles afirma que a educação do sujeito deve está a luz dos interesses do Estado.
Fecha-se um ciclo de pensamentos onde a liberdade do homem e seu verdadeiro desenvolvimento permanece ainda longe de ser uma realidade.
Somente com a explosão da visão do homem Cosmopolita - A educação Romana tragada pelos princípios Gregos, promove a abertura das escolas eruditas e o homem busca o seu ideal erudito universal.

Exatamente deste ponto queremos chegar com mais rapidez as conquistas da educação do século 20.
Passaremos por todos os pensadores importantes desta época sublinhando a indispensável contribuição que todos deram ao seu atual dinamismo.
Educação para o socialismo, educação para o capitalismo, por Lênin, por Marx, por Gramsci, Freud, Piaget e Vigotski.
Pela guerra, pela guerra fria; pelo pós-guerra, pela massa média, massa inautêntica, homem massa sem cara de homem, o eu impessoal,a juventude entre os massas paradigmas. A música X coisa banal, a tela digital no lugar do quadro negro, e o mestre dando show no data show.
Resta-nos saber que afluente pertence esse rio, de correntezas desconhecidas, e seguirmos navegando.
J. CORINGA- ESCRITO EM 21/09/2009

terça-feira, 20 de outubro de 2009


Quem não lê fica estático,
sem avanço, nem progresso
Mas quem lê cresce na vida,
E adquire sucesso,
Veja que contradição,
Um progride, o outro não,
Um prossegue o outro fica.
Um eleva o pensamento,
Consegue conhecimento,
Mas o outro se complica.

(OLIVEIRA,Ozeias,2005)

DA MINHA TURMA NA ESCOLA OS LEITORES SOBREVIVERAM. LER É MAIS IMPORTANTE QUE ESTUDAR.
Ziraldo

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

CARÁTER X REPUTAÇÃO

As circunstâncias entre as quais você vive determinam sua reputação. A verdade em que você acredita determina seu caráter. A reputação é o que acham que você é. O caráter é o que você realmente é... A reputação é o que você tem quando chega a uma comunidade nova. O caráter é o que você tem quando vai embora... A reputação é feita em um momento. O caráter é construído em uma vida inteira... A reputação torna você rico ou pobre. O caráter torna você feliz ou infeliz... A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura. O caráter é o que os anjos dizem de você diante de Deus.

Arnaldo Jabor

domingo, 18 de outubro de 2009

É ASSIM QUE SE ALCANÇA UM OBJETIVO!


Não queremos perder, nem deveríamos perder: saúde, pessoas, posição, dignidade ou confiança. Mas perder e ganhar faz parte do nosso processo de humanização.
... acho que a vida é um processo... É como subir uma montanha. Mesmo que no fim não se esteja tão forte fisicamente, a paisagem visualizada é melhor.

Lya Luft

sábado, 17 de outubro de 2009

PROFESSOR ALUIZIO!


Parabéns!

Desejo um aniversário feliz, muita saúde, paz e sabedoria.
Fazer aniversário é ter o privilégio de celebrar mais um ano de experiências vividas, de crescimento pessoal, de vivenciar outras dores, suportar novos problemas, inevitavelmente, a vida é feita de uma miscelânea de muitos e inesquecíveis momentos.
Esse é um momento de reconstrução para alma e para o espírito, porque Deus, na sua infinita bondade, deu à natureza, a capacidade de germinar a cada nova estação e a nós a capacidade de reiniciar a cada ano, com prudência e veracidade, apesar de que, as vezes saímos dos trilhos, mas é isso...
Fazer Aniversário é crescer mais,
É ter mais astúcia,
É ser agradecido...
Agradecido a Deus, por tudo...

Josélia Coringa

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ZELITO CORINGA HOJE NA TV COM/SC





O músico Zelito Coringa está em Floripa para uma série de apresentações.
Hoje às 16 h dará entrevista ao Programa Estúdio 36 - TV COM afiliada da Rede Globo - SC. No finalzinho da tarde visitará os estúdios da FM Campestre 98,3 e participará de um bate papo ao vivo. O compositor e poeta Potiguar é natural da cidade de Carnaubais, e trouxe para o CD Bendita Companhia – a canção Xote Lindo - em parceria com Marcoliva e Rafael Calegari, divide ainda com o guitarrista Joubert Narciso, Caio Muniz e a cantora Tatiana Cobbett uma penca de canções inéditas. Zelito Coringa faz show no Espaço Carijó de Artes – Dia 24 (Sábado) às 21 h. Vale a pena conferir.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

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A TODOS OS COLEGAS, ALUNOS E ADMIRADORES DO MEU TRABALHO...

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OBRIGADA POR TODAS AS MENSAGENS RECEBIDAS.

SER MESTRE...

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HOJE É O NOSSO DIA!!!

Professores: Semeadores da Esperança!
Desde 1827, quando D.Pedro I decretou, no dia 15 de outubro daquele ano, que toda cidade, vila ou lugarejo deveria ter uma escola de ensino elementar, Escolas de Primeiras Letras, determinou-se a essência e razão desta comemoração : o Dia do Professor. Um dia em que as escolas devem parar para comemorar e exaltar, com dignidade e alegria, a função do mestre, o semeador da esperança. Semeadores, assim defino os professores. Semeadores que se dedicam a fomentar a vida, a esperança. Semeiam porque acreditam no futuro pródigo das sementes que regam , todos os dias, incansavelmente. Sementes que brotam, dando frutos e flores, porque a terra é cuidadosamente preparada. Com afeto, dedicação e sabedoria. O futuro plantado em cada aprendiz, a boa semeadura, revela a boniteza do ofício de professor. A boniteza de ser professor, como professava o mestre maior, Paulo Freire:

“Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo. Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza. Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por esse saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser o testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa, mas não desiste. Boniteza que se esvai de minha prática se, cheio de mim mesmo, arrogante e desdenhoso dos alunos, não canso de me admirar.”

Eu também sou professor. Sou professor porque tenho paixão pelo que faço. Sou professor porque respeito e admiro os outros professores. Sou professor porque quando olho os meus alunos não vejo apenas sementes, mas frondosas árvores em flor. Sou professor porque me renovo a cada dia, no contato prazeroso com os alunos, porque busco tocar a alma dos jovens e crianças com os quais convivo. Ser professor é uma grande obra, proclamava Cecília Meireles:

“É, certamente, uma grande obra chegar a consolidar-se numa personalidade assim. Ser ao mesmo tempo um resultado — como todos somos — da época, do meio, da família, com características próprias, enérgicas, pessoais, e poder ser o que é cada aluno, descer à sua alma, feita de mil complexidades, também, para se poder pôr em contato com ela, e estimular-lhe o poder vital e a capacidade de evolução.

E ter o coração para se emocionar diante de cada temperamento.
E ter imaginação para sugerir.
E ter conhecimentos para enriquecer os caminhos transitados.”

Que difícil missão a de um professor! E que prazeroso ofício! Como prêmio por sua luta , a certeza de se eternizar em cada um de seus alunos:

“E, depois de ter vivido diante dos seus olhos, dirigindo uma classe, pudesse morar para sempre na sua vida, orientando-a e fortalecendo-a com a inesgotável fecundidade da sua recordação.” (Cecília Meireles)

Reverencio a todos vocês, Semeadores da Esperança!
DO BLOG GABRIEL CHALITA

MESTRES EM CENA FAZEM A DIFERENÇA!

A TODOS FELIZ DIA!!!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

letras com trevo

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REFLITA!


APRENDI E DECIDI
Walt Disney

E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar...
Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las.
Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.
Decidi ver cada deserto como uma possibilidade de encontrar um oásis.
Decidi ver cada noite como um mistério a resolver.
Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.
Naquele dia, descobri que meu único rival não era mais que minhas próprias limitações e que enfrentá-las era a única e melhor forma de as superar.
Naquele dia, descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tenha sido.
Deixei de me importar com quem ganha ou perde; agora, me importa simplesmente saber melhor o que fazer.
Aprendi que o difícil não é chegar lá em cima, e sim deixar de subir.
Aprendi que o melhor triunfo que posso ter, é ter o direito de chamar alguém de "AMIGO".
Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento, “o amor é uma filosofia de vida ”
Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser a minha própria tênue luz deste presente.
Aprendi que de nada serve ser luz se não vai iluminar o caminho dos demais.
Naquele dia, decidi trocar tantas coisas...
Naquele dia, aprendi que os sonhos são somente pra fazer-se realidade.
E desde aquele dia já não durmo para descansar... agora simplesmente durmo para sonhar.

A ARTE DE SER FELIZ

Cecília Meireles

Houve um tempo em que minha janela se abria
Sobre uma cidade que parecia ser feita de giz.
Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.
Era época de estiagem, de terra esfarelada,
E o jardim parecia morto.
Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde,
E, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas.
Não era uma regra: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não
Morresse.
E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caiam de seus
Dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.
Ás vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor.
Outras vezes encontro nuvens espessas.
Avisto crianças que vão para a escola.
Pardais que pulam pelo muro.
Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais.
Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar.
Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega.
Ás vezes, um galo canta.
Ás vezes, um avião passa.
Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.
E eu me sinto completamente feliz.
Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas,
Que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem,
Outros que só existem diante das minhas janelas, e outros,
Finalmente, que é preciso aprender olhar, para poder vê-las assim.


FONTE: http://bloggabrielchalita.blogspot.com

terça-feira, 13 de outubro de 2009

SER PROFESSOR...



RUBEM ALVES - O QUE É SER PROFESSOR Nesta entrevista Rubem Alves fala de sua vida e o que é ser professor. Adélia Prado me ensina pedagogia. Diz ela: "Não quero faca nem queijo; quero é fome". O comer não começa com o queijo. O comer começa na fome de comer queijo. Se não tenho fome é inútil ter queijo. Mas se tenho fome de queijo e não tenho queijo, eu dou um jeito de arranjar um queijo...

domingo, 11 de outubro de 2009

EXALTAÇÃO DE ANINHA


(O PROFESSOR)

Professor, “sois o sal da terra e a luz do mundo”.Sem vós tudo seria baço e a terra escura. Professor, faze de tua cadeira, a cátedra de um mestre. Se souberes elevar teu magistério, ele te elevará à magnificência.Tu és um jovem, sê, com o tempo e competência, um excelente mestre.Meu jovem Professor, quem mais ensina e quem mais aprende?O professor ou o aluno? De quem maior responsabilidade na classe, do professor ou do aluno? Professor sê um mestre. Há uma diferença sutil entre este e aquele. Este leciona e vai prestes a outros afazeres. Aquele mestreia e ajuda seus discípulos. O professor tem uma tabela a que se apega. O mestre excede a qualquer tabela e é sempre um mestre. Feliz é o professor que aprende ensinando. A criatura humana pode ter qualidades e faculdades. Podemos aperfeiçoar as duas. A mais importante faculdade de quem ensina é a sua ascendência sobre a classe
Ascendência é uma irradiação magnética, dominadora que se impõe sem palavras ou gestos, sem criar atritos, ordem e aproveitamento. É uma força sensível que emana da personalidade e a faz querida e respeitada, aceita. Pode ser consciente, pode ser desenvolvida na escola, no lar, no trabalho e na sociedade. Um poder condutor sobre o auditório, filhos, dependentes, alunos. É tranqüila e atuante.
É um alto comando obscuro e sempre presente.
É a marca dos líderes. A estrada da vida é uma reta marcada de encruzilhadas. Caminhos certos e errados, encontros e desencontros do começo ao fim.Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.O melhor professor nem sempre é o de mais saber,é sim aquele que, modesto, tem a faculdade de transferir manter o respeito e a disciplina da classe.

Cora Coralina

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A linguagem como forma de interação entre as pessoas.


Ao trabalhar as variedades linguísticas, o educador precisa destacar alguns pontos relevantes no que se refere às questões concernentes à língua, tais como: marcas de oralidade, níveis de registro, dialeto, neologismos, entre outros.
E agora com o advento da tecnologia, esta questão precisa ainda mais ser discutida em sala de aula, pois a chamada linguagem virtual está interferindo nas produções textuais feitas pelos alunos. É uma questão de costume, algo que acontece automático, sem que eles percebam já estão adotando a linguagem reduzida, as abreviações usadas em um diálogo pelo MSN, onde tudo é rápido para que haja a plena interação entre interlocutores.
Daí surge a necessidade de enfatizar a importância do domínio da linguagem formal, pois quando se trata da escrita, esta requer total domínio por parte do falante.
Por ser um assunto muito vasto, há também uma gama variada de formas diferenciadas para trabalhar o referido conteúdo, tais como:

 Nas produções textuais, o professor poderá sugerir diversas modalidades para o texto, trabalhando a questão da linguagem informal. Ele deverá ser construído utilizando-se de um linguajar caipira, ou ainda produzir um diálogo baseado na linguagem utilizada nas salas de bate-papo, e outros.

 Promover uma dramatização explorando de um lado a linguagem formal e de outro, a informal. Para isso os atores encenarão adequando o vestuário e a linguagem a ser utilizada de acordo com a situação condizente para o momento. Neste caso, há a predominância de gírias (sem exageros e com muito bom senso) e de uma linguagem em nível mais formal.

 Quanto à questão dos dialetos regionais, é sempre bom promover uma mostra focalizando os costumes, tradições e cultura de uma forma geral, pois é uma forma de interação entre os participantes e também de transmitir conhecimentos a todos que visitarão.

Nesta mostra poderá haver exposição de comidas típicas, artesanato, danças, sarau de poesias, como é o caso da literatura de Cordel, oriunda da região nordestina.

Quando os conteúdos permitem esta diversidade, no que se refere à maneira de como explorá-los, sem dúvida os mesmos farão mais diferença no aprendizado dos alunos.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CONTRAPONTO: DEIXAR DESABROCHAR



"Tive um filho, tenho um aluno, e agora? Agora é plantar os pés
no chão, deixar a alma um pouco solta e, como diziam os avisos
nos trilhos de trem de minha cidadezinha natal: parar, olhar, escutar"

Na coluna passada escrevi sobre educação e autoridade, dois temas complicados nos nossos dias de bagunça generalizada. Hoje falo sobre seu contraponto, o que me ensinou um velho mestre sábio sobre educação: "Família e escola fazem muito, se não estorvam. Deixem as crianças e os jovens desabrochar". Na primeira vez em que escutei a frase fiquei um pouco chocada. Se já naquele tempo, eu ainda universitária, questionávamos a frouxa autoridade em casa e na escola, que deixava a meninada perdidona e sem limites, como entender aquela afirmação de quem entendia mais do que a maioria de nós sobre ensino, educação e o resto?

O tempo e a experiência foram mostrando um pouco do mistério: é preciso juntar tudo isso, bater no liquidificador da experiência, tentativa e erro, alegria e desespero de quem lida com esses assuntos na prática e na teoria, e ver no que dá. Pois para lidar com gente não há garantia nem receitas, por mais que sejam vendidas ou espalhadas gratuitamente por aí em abundância: como conseguir parceiro, como segurar seu homem, como enlouquecer sua amante, como ficar rico sem esforço, como ter sucesso, como ser feliz em dez lições a preços módicos.

A questão é como dosar autoridade e liberdade, para que crianças e jovens cresçam. Ou melhor: para que a gente também continue crescendo, pois sou dos que acreditam que viver não é deteriorar-se, mas se expandir. E quando o corpo parece encolher, murchar, envelhecer – é bom usar as palavras certas, pois às vezes os eufemismos soam ofensivos – a alma tem de continuar crescendo. Alma, psique, mente, não importa o conceito científico, moral, espiritual, que lhe queiram dar.

Mas volto ao desabrochar de crianças e adolescentes: se alguém tem perto de si um desses belos, estimulantes, atordoantes exemplares humanos, comece a observar: encante-se, assuste-se, trate de se descabelar e maravilhar. E vai lentamente entender a frase do velho mestre, quando dizia que família e escola não devem estorvar. É preciso olhar, tentar entender um pouco, e respeitar. Amparando quando for preciso, botando limites para que as capacidades, talentos e dificuldades do outro não transbordem tornando-se prejudiciais; estimulando sem interferir gravemente, e admirando-se de como, igual a uma planta ou pássaro, um peixe no mais remoto fundo de oceano, a criança observa, pensa, e precisa se desenvolver. O susto de quem tem a responsabilidade de cuidar (porque, repito interminavelmente, quem ama cuida) não é pequeno.

Tive um filho, tenho um aluno, e agora? Agora é plantar os pés no chão, deixar a alma um pouco solta e, como diziam os avisos nos trilhos de trem de minha cidadezinha natal: parar, olhar, escutar. Mais que isso, pensar.

Falar assim é fácil, escrever mais ainda, dirão. É verdade. Mas se formos menos desligados e mais atentos, mais firmes mas menos rígidos, mais amorosos e mais exigentes neste universo contraditório que todos somos, e mais respeitosos, veremos milagres. E atenção: dizendo "respeitosos" não digo "encolhidos, humildes, suportando todas as más-criações e maluquices", mas sendo ativamente tranquilos. Claro que para isso precisamos ser, se pais, razoavelmente estruturados emocionalmente, pois se formos destrambelhados demais poderemos perturbar as crianças. Professores, temos de ser bem pagos, com excelentes escolas – ou vamos mendigar a esmola de condições mínimas para trabalhar.

Embora os personagens de minhas ficções sejam neuróticos e sofridos, minhas crônicas nem sempre sejam otimistas, acredito que a gente sempre pode repensar a vida e todas as coisas que nela causam tamanho susto e tanto prazer, para sentir que afinal vale a pena. Educar e ensinar não deveria ser razão de tanto conflito, com tão melancólicos resultados como os que muitas vezes se veem por aí. Deveria ser motivo de interesse, adrenalina boa, entusiasmo – ainda que passando por muitos fracassos e frustrações – porque, afinal, somos todos apenas humanos tentando entender o mundo de Deus e as humanas trapalhadas.

Lya Luft COLUNISTA DA REVISTA VEJA
http://filosofarpreciso.blogspot.com

terça-feira, 6 de outubro de 2009

CORINGA EM BRASÍLIA REALIZA REUNIÃO E PARTICIPA DO V CONGRESSO PAN-AMERICANO DE INCENTIVO AO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS


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O presidente da Câmara de Hortaliças do Ministério da Agricultura – Robson Coringa - realizou a sua vigésima reunião ordinária no último dia 21 de Setembro em Brasília na sede do Ministério – para deliberação da seguinte pauta:
1. Preparação de uma base de dados do negócio de HF (hortifruti).
2. Programação de classificação de produtos a nível nacional e padronização de embalagens.
3. Adequação do estatuto social para nova entidade de representação do setor.
4. Ação relacionada à reavaliação toxicológica e resíduos e de agrotóxicos em alimentos/ANVISA.
5. Apresentação sobre produção integrada de batata.
Estiveram presentes nesta reunião as seguintes entidades: ABASMIG, ABBA, ABCSEM, ABH, ABRACEM, ABRAS, ANAPA, ANDEF, ASBRAER, BRASTECE, CEAGESP, CNA, CONAB, CSHCA –SP, EMBRAPA, MAPA/SDC, SICAESP, ANVISA, SINDAG e SEBRAE.
Na ocasião Robson Coringa visitou o gabinete do amigo e também conterrâneo do Rio Grande do Norte Deputado Federal, Vicentinho.
A próxima reunião da Câmara acontecerá na segunda quinzena de novembro. Mais informação acesse: www.agricultura.gov.br/ em seguida procure Câmaras e conselhos, hortaliças e atas de reuniões.

Ainda nos dias 21, 22, 23 e 24, participou do V Congresso Pan-americano de Incentivo ao consumo de frutas e hortaliças para a promoção da saúde. Promovido pelos Ministérios da Saúde, Agricultura, SUS e ABH.
A realização desse evento teve como objetivo fomentar o debate sobre as experiências dos países na articulação de políticas públicas que busquem melhorar o perfil nutricional da população. Por meio de incentivo ao aumento de consumo seguro, da produção sustentável e do abastecimento ampliado de frutas e hortaliças na perspectiva da alimentação saudável e adequação e da promoção da segurança alimentar e nutricional e da saúde.
em>>"A saúde está na alimentação saudável"< Além de representante da Câmara Setorial da cadeia produtiva de hortaliças – MAPA - do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o potiguar filho natural de Carnaubais é também Vice-Presidente da BRASTECE – Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento. O mesmo viajará para o RN dia 16 de Outubro para a realização de mais uma reunião itinerante para elaboração da proposta de minuta de Regulamento de Mercado único para as Centrais de Abastecimento Brasileiro.A reunião acontecerá no auditório do Hotel Pestana em Natal. Esse encontro tem como objetivo concluir os trabalhos da formulação da lei que será encaminhada para aprovação no congresso nacional. "Na ocasião será discutido a frente parlamentar constituída por representantes do Legislativo Federal para aprovação da mesma."
Carlos Schmidt(APHOTESP),Tashibana(FAESP), Ossir Gorentein( CQH ), Robson Coringa (SINCAESP) e Candice Santos (CONAB)

domingo, 4 de outubro de 2009

DISSE ASSiM O GRANDE SATHYA SAI BABA:


" HÁ QUEM DIGA QUE CONHECIMENTO É PODER, MAS NÃO É VERDADE. CARÁTER É PODER." e digo mais...ser apenas você mesmo em um mundo que se esforça ao máximo para torná-lo igual a todos os outros -significa enfrentar a mais árdua batalha que um ser humano pode enfrentar, sem jamais poder abandoná-la. (desconhecido)

sábado, 3 de outubro de 2009

MORRE PRIMEIRO REITOR DA UERN, PROFESSOR JOÃO BATISTA CASCUDO RODRIGUES

UERN DE LUTO
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) comunica ao povo do Estado e aos segmentos universitários que faleceu, na manhã deste sábado, 03/10, o professor João Batista Cascudo Rodrigues, fundador e primeiro reitor da UERN.

O reitor Milton Marques de Medeiros lamentou a perda do ilustre professor e destacou que a sua história se confunde com a da própria universidade, tendo prestado relevantes serviços nos momentos mais cruciais, fincando os alicerces para que a Instituição pudesse dar passos significativos no seu futuro.

O corpo do ex-reitor será transportado, na noite deste sábado, de Brasília a Mossoró e estará sendo velado a partir das 9h deste domingo, 04/10, no salão principal da Reitoria da UERN, no Centro da cidade.

O sepultamento está marcado para segunda-feira, dia 05 de outubro, às 9h, no Cemitério São Sebastião.

FONTE: UERN

DEIXEM O MEU ÓCULOS EM PAZ!


DEIXEM O MEU ÓCULOS EM PAZ!
É mesmo uma pena que nossos melhores dicionários de referência, o Aurélio e o Houaiss, oscilem entre a tentativa de preservação das prescrições tradicionais e a vontade de incorporar e abonar as formas inovadoras já consagradas no uso do português brasileiro. Digo isso porque, ao tratar do substantivo óculo(s), ambos os dicionários assumem o tom mais prescritivista e autoritário possível, em franca contradição com as análises mais bem feitas que encontramos em outros verbetes:
AURÉLIO SÉCULO XXI: "No Brasil, pelo menos, diz-se, erroneamente, o óculos, este óculos, meu óculos" (verbete ÓCULOS)
HOUAISS: "A palavra óculos é pluralia tantum* ... sendo, portanto, erro a discordância de número (um óculos) que se tem vulgarizado no português coloquial do Brasil (formas corretas: uns óculos, meus óculos, um par de óculos)" (verbete ÓCULO)
*Pluralia tantum são as palavras que só são usadas no plural como bodas, anais, costas, férias.
Como diria nosso herói Macunaíma: "Ai, que preguiça!" Por que essa insistência em achar que esse importante dispositivo para melhorar a visão (que eu uso há quarenta anos!) tem que ser considerado como um par? Por que não chamá-lo então de binóculo, já que também existe o monóculo?
O que aconteceu com óculos foi o mesmo que aconteceu com tesouras, cuecas, calças, ceroulas, tenazes, listados pelo dicionário Houaiss no verbete PLURALIA TANTUM. Nesse verbete, a análise, felizmente, não recorre à imposição do que é "correto" e à condenação do "erro", sendo, ao contrário, isenta desses preconceitos:
PLURALIA TANTUM
Rubrica: gramática.
expressão latina com que são referidos os substantivos de uma língua cuja forma é um plural morfológico, mas que semanticamente podem denotar uma única unidade; trata-se sempre de referentes formados de partes simetricamente duplicadas (p.ex.: tesouras, cuecas, calças, óculos, ceroulas, tenazes)
Uso
embora o emprego do pl[ural] para indicar uma só parelha seja normal no português, registra-se uma dicotomia de tendência: de um lado, para obviar possíveis ambiguidades e explicitar a unidade, o locutor refere-se a um par de tesouras, de alicates, de pinças etc.; de outro, esp[ecialmente] no port[uguês] do Brasil, consuma-se o quase geral emprego do sing[ular] nos mesmos casos: uma tesoura, uma tenaz, a minha calça, a cueca.
É uma pena que não se tenha mencionado também o "quase geral emprego do singular" no caso de óculos. A razão do nosso uso de óculos no singular está nessas palavras do verbete: "substantivos cuja forma é um plural morfológico, mas que semanticamente podem denotar uma única unidade".
Pronto, gente, é só isso: é semântica! A semântica estuda a relação entre as palavras e as coisas do mundo que elas designam. Se nós concebemos o óculos como uma coisa só, nossa lógica linguística vai querer corresponder à nossa lógica de percepção da realidade: se o objeto é considerado como uma unidade, a palavra que o designa só pode estar no singular!
Vamos parar com essa insistência boboca, deixar todo mundo usar seu óculos em paz e cuidar de coisas mais importantes? Por exemplo: somente 8% das escolas com as melhores médias do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2009 eram públicas. Não é perdendo tempo tentando convencer os alunos de que a palavra óculos só pode ser usada no plural que nosso ensino público vai sair do fundo do poço!

MARCOS BAGNO JULHO DE 2009http://www.marcosbagno.com.br/conteudo/arquivos/art_carosamigos-julho09.htm

ZELITO CORINGA, REPRESENTANTE DA MÚSICA DO RIO GRANDE DO NORTE



O Carnaubaense, Zelito Coringa, após participar de show no Tom Jazz, no centro da capital Paulista, casa onde se apresenta grandes nomes da Música Brasileira, segue a todo vapor firmando novas parcerias, compondo novas canções e conquistando novos espaços.
Zelito é o representante do Rio Grande do Norte a fazer parte desse seleto grupo de compositores e músicos do sul do país que recentemente lançaram – O CD - Bendita Companhia, do qual uma das canções é do nosso artista potiguar. A apresentação do CD tem assinatura do genial Tom Zé, além de ter tido uma resenha escrita pelo crítico musical – Aquiles do MP4.
O artista da terra faz parte de um projeto de intercâmbio artístico produtivo que interliga compositores dos quatro cantos do país.
Próximo dia 12 de Outubro, Zelito viaja para Florianópolis-SC, lá realizará visitas ao Projeto Crescendo Com Arte, Espaço Carijó de Artes, gravará faixas do CD – Dálias – e ainda fará ensaios de uma Mini-Turnê que acontecerá em algumas capitais do Sul, entre os dias 16 e 30 Novembro.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O rouxinol da nossa poesia


Carnaubais é uma terra de solo fértil, como disse Pero Vaz de Caminha, pertence a um território que se plantando tudo dá.

Assim classificamos a diversidade de talentos da gente humilde do lugar.

Grandes artistas nas letras, musicas, pinturas e poesia.

Neste contexto, destacamos a semente nascida no intelecto de Aldinete Sales, jovem, sorridente, sonhadora, realista e acima de tudo uma vate de mão cheia.

Tive oportunidade de ver algumas preciosidades poéticas desta conterrânea, inteligência impar, experiência nata, fazendo seu espaço no próprio campo da sua existência, sempre ladeada por familiares e amigos.

Sua escolaridade galgada em nossas escolas pùblicas, faz teatro, poesia e mais uma imensidão de coisas do seu próprio querer.

Hoje transcende as fronteiras das limitações de uma vida simples e humilde, universitária do curso de "Historia" UERN, Campy de Açu.

Sua poesia é leve como o vento, sua energia tem a voracidade do fogo e a impetuosidade dos seus temas, abordam sempre a aridez, o sofrimento e força de querer superar obstáculos, caracteristica de quem realmente tem o pujante sangue nordestino.

Muito obrigado, professora Josélia Coringa, por me deixar inteirado destas reliquias poéticas da musa melodiosa, expressada por tão encantadora poetiza.
Escrito por aluiziolacerda às 11h46
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