terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Palavras de Dalai Lama

Se estamos de bom humor quando nos levantamos de manhã, com um sentimento caloroso no coração, automaticamente está aberta a nossa porta interior para aquele dia. Mesmo se uma pessoa pouco amistosa aparece, não nos perturbamos, e podemos até dizer a ela alguma coisa simpática. Mas num dia de humor menos positivo, quando nos sentimos irritados, nossa porta interior se fecha automaticamente.
O resultado é que, mesmo se encontramos nosso melhor amigo, ficamos pouco à vontade e tensos. Tais situações mostram a diferença que nossa atitude interior faz nas experiências do dia-a-dia.
Precisamos, pois, a fim de criar uma atmosfera agradável em nós mesmos, nas nossas famílias e nossas comunidades, compreender que a fonte desse bem-estar está dentro do indivíduo, dentro de cada um de nós — um bom coração, compaixão humana, amor.

Hoje, enfrentamos muitos problemas. Alguns criados por nós em conseqüência de diferenças ideológicas, religiosas, raciais, econômicas. Entretanto, chegou o momento de pensarmos em um nível mais profundo, em nível humano, e a partir daí apreciar e respeitar essa mesma condição nos outros seres humanos. Devemos construir relacionamentos mais próximos, de confiança mútua, compreensão e ajuda. Todos queremos a felicidade e evitar o sofrimento. Todos temos o mesmo direito de ser felizes, e aí reside a nossa igualdade fundamental. Não é necessário seguir filosofias complicadas. Nosso próprio cérebro, nosso próprio coração é o nosso templo. A filosofia é a bondade.
A humanidade é uma só e este pequeno planeta é nossa única casa. Se temos de proteger esta casa, cada um de nós precisa experienciar um sentimento vivo de altruísmo universal. Nosso planeta foi abençoado com vastos tesouros naturais. Se os usarmos adequadamente, todo ser humano poderá usufruir de uma vida rica e de bem-estar.

O cultivo do amor e da compaixão é a verdadeira essência de todas as crenças. O importante é que em sua vida diária você pratique as coisas essenciais e, nesse nível, quase não existe diferença entre budismo, cristianismo, judaísmo, islamismo ou qualquer outra fé. Todas elas focalizam o desenvolvimento, o aperfeiçoamento dos seres humanos, o sentimento de fraternidade e de solidariedade. Nesse sentido, as diferenças entre as religiões não são de maneira alguma essenciais.

Dalai Lama

Aproveite e leia: Doze Toques Espirituais da Sabedoria dos Rishis...

ESCOLA X FAMÍLIA




Escola da família: espaço da paz
por Gabriel Chalita
Educação. Conhecimento. Saber. Palavras capazes de operar milagres, revolucionar histórias e construir futuros condizentes com as expectativas sociais. Um país comprometido com a educação de seu povo concede aos seus cidadãos a argila propícia à grande escultura coletiva responsável por moldar as nações verdadeiramente soberanas. Nações executoras de uma obra-prima imprescindível que é a herança maior das gerações que se sucedem. O Governo do Estado de São Paulo está empenhado em proporcionar essa educação efetiva e eficaz cujo legado dará origem a um Brasil mais justo, fraterno e igualitário. Brasil que se faz dia-a-dia por meio de desafios, idéias, projetos e ações como o Programa Escola da Família, lançado recentemente e que acontece todos os finais de semana nas mais de seis mil escolas da rede estadual de ensino. Trata-se de uma iniciativa tão inédita quanto ousada, fundamentada no compromisso de fazer da escola um ambiente acolhedor, familiar... Um ambiente que possibilite uma educação multiplicadora, extensiva aos familiares dos alunos e a toda a comunidade do entorno escolar. Um lugar que visa a retomar o espírito sagrado das academias gregas, onde alguns dos maiores filósofos de todos os tempos prepararam os aprendizes com vínculo, afeto. Na Academia, no Liceu ou no Jardim de Epicuro o saber se misturava ao prazer. Isso é educação. Cultura, esporte, saúde, lazer, cursos e palestras que promovem geração de renda estão disponíveis nessa nova proposta de instituição de ensino. Aos sábados e aos domingos, as unidades educacionais abrem suas portas e presenteiam a população do Estado com espaços e atividades que fornecem aprendizagem e entretenimento para seis milhões de alunos, somados aos seus familiares e aos 25 mil universitários que estão compartilhando seus conhecimentos com a comunidade. Jovens que monitoram essas ações pedagógicas e recreativas. Nesse contexto, o sonho de edificar uma escola de qualidade está agora mais próximo da realidade. Uma realidade também integrada ao sonho da universidade gratuita. Isso porque todos os milhares de universitários que atuam no programa - somente alunos egressos da escola pública - estudarão sem custos nas faculdades particulares parceiras desse empreendimento. O Estado paga a metade, até o limite de 267 reais. A faculdade assume a outra metade e o aluno, como contrapartida, trabalha em uma escola pública. São duas grandes ações de enorme envergadura social: escolas abertas à comunidade e o acesso à universidade para os nossos aprendizes. A democracia é a espinha dorsal do projeto, uma vez que a comunidade escolar escolhe as atividades que serão implementadas de acordo com as suas maiores necessidades, respeitando a cultura e os costumes locais. É a escola como o espaço mais importante do bairro, da cidade, da região. Parceiros de grande estatura acreditaram nesse sonho e partilham conosco do maior programa de cidadania escolar já desenvolvido neste país. O instituto Ayrton Senna, a Unesco, o Faça Parte - Instituto Brasil Voluntário e centenas de colaboradores espalhados por todas as escolas públicas estão caminhando ao nosso lado nesta jornada pela educação de excelência. É a crença no envolvimento, na responsabilidade partilhada. É a escola pronta para os desafios do século XXI. O início teve o êxito que imaginávamos. Escolas repletas. Os universitários, os educadores contratados, pais, alunos e muitos, muitos voluntários que quiseram dar a sua parcela de contribuição para essa escola dos nossos sonhos. A comunidade tem um novo e bom programa todo final de semana: ir à escola! Pais e filhos estudando juntos, convivendo, ensinando, aprendendo. O Estado fazendo sua parte. São 60 milhões de reais apenas neste semestre. É um investimento de retorno garantido. Investimento no ser humano. Estamos qualificando para a vida e para o mercado de trabalho. Esse é o diferencial da educação competente. Como diz o governador Geraldo Alckmin: "O prédio é importante. A construção é importante. Cada biblioteca e cada laboratório são um auxílio precioso no desenvolvimento da aprendizagem. Mas o essencial não é a obra de cimento e cal. O essencial é a obra humana". Professores, pais, alunos.... Esperança de um mundo em que a convivência seja menos traumática e mais afetuosa. Uma convivência que pode ser enriquecida e solidificada nesta nova Escola da Família, neste novo espaço de paz.


Publicado no Jornal A Tribuna - Santos

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

GABRIEL CHALITA




Escola da família: espaço da paz
por Gabriel Chalita

Educação. Conhecimento. Saber. Palavras capazes de operar milagres, revolucionar histórias e construir futuros condizentes com as expectativas sociais. Um país comprometido com a educação de seu povo concede aos seus cidadãos a argila propícia à grande escultura coletiva responsável por moldar as nações verdadeiramente soberanas. Nações executoras de uma obra-prima imprescindível que é a herança maior das gerações que se sucedem. O Governo do Estado de São Paulo está empenhado em proporcionar essa educação efetiva e eficaz cujo legado dará origem a um Brasil mais justo, fraterno e igualitário. Brasil que se faz dia-a-dia por meio de desafios, idéias, projetos e ações como o Programa Escola da Família, lançado recentemente e que acontece todos os finais de semana nas mais de seis mil escolas da rede estadual de ensino. Trata-se de uma iniciativa tão inédita quanto ousada, fundamentada no compromisso de fazer da escola um ambiente acolhedor, familiar... Um ambiente que possibilite uma educação multiplicadora, extensiva aos familiares dos alunos e a toda a comunidade do entorno escolar. Um lugar que visa a retomar o espírito sagrado das academias gregas, onde alguns dos maiores filósofos de todos os tempos prepararam os aprendizes com vínculo, afeto. Na Academia, no Liceu ou no Jardim de Epicuro o saber se misturava ao prazer. Isso é educação. Cultura, esporte, saúde, lazer, cursos e palestras que promovem geração de renda estão disponíveis nessa nova proposta de instituição de ensino. Aos sábados e aos domingos, as unidades educacionais abrem suas portas e presenteiam a população do Estado com espaços e atividades que fornecem aprendizagem e entretenimento para seis milhões de alunos, somados aos seus familiares e aos 25 mil universitários que estão compartilhando seus conhecimentos com a comunidade. Jovens que monitoram essas ações pedagógicas e recreativas. Nesse contexto, o sonho de edificar uma escola de qualidade está agora mais próximo da realidade. Uma realidade também integrada ao sonho da universidade gratuita. Isso porque todos os milhares de universitários que atuam no programa - somente alunos egressos da escola pública - estudarão sem custos nas faculdades particulares parceiras desse empreendimento. O Estado paga a metade, até o limite de 267 reais. A faculdade assume a outra metade e o aluno, como contrapartida, trabalha em uma escola pública. São duas grandes ações de enorme envergadura social: escolas abertas à comunidade e o acesso à universidade para os nossos aprendizes. A democracia é a espinha dorsal do projeto, uma vez que a comunidade escolar escolhe as atividades que serão implementadas de acordo com as suas maiores necessidades, respeitando a cultura e os costumes locais. É a escola como o espaço mais importante do bairro, da cidade, da região. Parceiros de grande estatura acreditaram nesse sonho e partilham conosco do maior programa de cidadania escolar já desenvolvido neste país. O instituto Ayrton Senna, a Unesco, o Faça Parte - Instituto Brasil Voluntário e centenas de colaboradores espalhados por todas as escolas públicas estão caminhando ao nosso lado nesta jornada pela educação de excelência. É a crença no envolvimento, na responsabilidade partilhada. É a escola pronta para os desafios do século XXI. O início teve o êxito que imaginávamos. Escolas repletas. Os universitários, os educadores contratados, pais, alunos e muitos, muitos voluntários que quiseram dar a sua parcela de contribuição para essa escola dos nossos sonhos. A comunidade tem um novo e bom programa todo final de semana: ir à escola! Pais e filhos estudando juntos, convivendo, ensinando, aprendendo. O Estado fazendo sua parte. São 60 milhões de reais apenas neste semestre. É um investimento de retorno garantido. Investimento no ser humano. Estamos qualificando para a vida e para o mercado de trabalho. Esse é o diferencial da educação competente. Como diz o governador Geraldo Alckmin: "O prédio é importante. A construção é importante. Cada biblioteca e cada laboratório são um auxílio precioso no desenvolvimento da aprendizagem. Mas o essencial não é a obra de cimento e cal. O essencial é a obra humana". Professores, pais, alunos.... Esperança de um mundo em que a convivência seja menos traumática e mais afetuosa. Uma convivência que pode ser enriquecida e solidificada nesta nova Escola da Família, neste novo espaço de paz.


Publicado no Jornal A Tribuna - Santos

domingo, 15 de fevereiro de 2009

ACONTECEU NESTE FIM DE SEMANA EM TODO O ESTADO

As provas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2009) da UERN foram aplicadas neste domingo (15) e amanhã segunda-feira (16). Ao todo, são 23 mil inscritos, sendo mais de 5 mil em Natal e mais de 8 mil em Mossoró, disputando 2.220 vagas em 31 cursos com 70 habilitações distribuídos nos campi de Natal, Mossoró, Assu, Pau dos Ferros e Patu, e nos Núcleos Avançados de Ensino Superior da UERN em Caraúbas, Areia Branca, Apodi, Macau, João Câmara, São Miguel, Alexandria, Umarizal, Touros e Caicó.

Os portões dos locais de prova serão abertos às 7h30 e fechados às 7h45. As provas serão aplicadas entre 8h e 12h.

Fonte: www.uern.br

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Raio-x das escolas públicas

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) anunciou esta semana que fará um levantamento da situação da infraestrutura das escolas públicas de educação básica do país.
Para realizar esta tarefa foi desenvolvida por esta autarquia uma ferramenta denominada LSEWEB (Levantamento da Situação Escolar na Web). Em parceria com secretarias estaduais e municipais será feito um raio-x de todo o sistema, com dados sobre equipamentos, mobiliário, condições de uso dos banheiros, refeitórios, telhados etc.
Segundo o FNDE o objetivo “é reunir essas informações num banco de dados central, acessível pelo sítio eletrônico do FNDE, para balizar políticas públicas educacionais e melhorar a gestão escolar”.
A ferramenta começa a ser testada esta semana, no Ceará. Até o dia 20 de fevereiro, gestores do estado e do município de Aquiraz serão capacitados sobre a ferramenta. Eles aprenderão a preencher os formulários com as informações sobre as escolas, farão o trabalho de campo, coletando os dados nas unidades de ensino, e irão inserí-los no LSEWEB. Depois de avaliar o teste no Ceará, o intuito é começar a capacitação no restante do país já em março.
É uma iniciativa que certamente otimizará a aplicação dos recursos do MEC repassados em forma de convênios para estados e municípios. Ajudará também no planejamento de manutenção e investimentos educacionais das redes públicas.
Porém, considero que o levantamento da situação das escolas públicas deveria ser utilizado para aperfeiçoar uma matriz de custo aluno-qualidade. Sei que infelizmente o estabelecimento desta matriz continua fora das prioridades governamentais. Mas sei que ela constitui uma das prioridades das entidades do movimento social e é fundamental para que o debate que ocorrerá na Conferência Nacional de Educação não seja presidido por um discurso limitado pela política econômica conservadora e sim por uma perspectiva de construção de um padrão mínimo de qualidade em nosso país.
Minha sugestão é que os representantes da sociedade civil presentes na comissão organizadora da Conferência provoquem este debate.
O INEP poderia realizar uma parceria com nossos pesquisadores das universidades públicas e encomendar um aperfeiçoamento da matriz do custo aluno-qualidade a partir dos resultados do levantamento.
Postado por Luiz Araújo às 09:58

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

ACREDITE OU NÃO HOJE É SEXTA-FEIRA TREZE


Uma Sexta Feira 13 ou seja, uma Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar. O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado um número de coisas completas como 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou os 12 signos do zodíaco.
Já o 13 é considerado um número irregular. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerada um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) temos o mais azarado dos dias.
Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia. Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.
Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas provavelmente por suicídio. Antes disso, porém, existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

Alguns incidentes ocorridos nessa data:

• 13 de Dezembro de 1968: O governo militar do Brasil decreta o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o Congresso.

CRÔNICA DO MÊS



NA TRILHA DOS ENCARNADOS HÁ UM POVO DE BRANCO

Os caminhos da aprendizagem e da verdadeira sabedoria passa pelas mãos da compreensão do outro, do respeito ao outro, da aceitação as diferenças e saberes do outro, do olhar critico, mas, jamais partidarizado e cego ao que há de bom nos afazeres do outro. Conscientes das limitações do tempo e das circunstancias, sem a ilusão da verdade pura e do conhecimento absoluto como pregam os puritanos revolucionários da educação de muitas procelas. Olhar com carinho a face do próximo com respeito e humildade, atitude que fica para um dia de ações de graças muito distante. Quando o desejo insaciável de dominação e posse permanece estatelado em seu pedestal intocável, vislumbram como se isso fosse uma posição de saber ou tamanho exato do salto, e assim andam mais do andam, podem mais do que podem, falam mais do que devem, sabem mais do sabem, fazem mais do que permite a realidade, atuam como se estivessem encenando uma peça do alegre Moliére, de riso menos amarelo e batom vermelho entre os lábios. No entanto, ao invés do bom humor e da paz, esquecem as palavras do Cristo onipresente, onisciente e justo. Atiram palavras rancorosas, tornando o bom exemplo um instrumento robotizado de sentimento negativo. Simplesmente pergunto-me, como podem existir avanços sem a luz da amorosidade, da ludicidade e da parcimônia. Que caminho será esse que agora apontam? Que aprendizado será esse tão carregado de ranço, que futuro será esse que se prende ao passado, e as coisas do presente? E a visão do futuro perfeito? Se já estamos no futuro e o futuro já passou a existir aqui e agora. Se já compreendíamos tudo, se já sabíamos de tudo, não deveríamos seguir para um recomeço menos contraditório e cantarmos além jogral o nosso hino com voz mais estridente? Fazer a educação do futuro pode ficar para o dia de amanhã, não nos enganemos, se ainda tivermos que passar por toda essa trajetória de saberes já entendido por todos e negado o seu intento por conveniência política. Compreender o já compreendido, reaprender o já aprendido, parece ótima desculpa para a repetência dos antigos hábitos, dos possíveis equívocos, dos sonoros mandos autoritários. Menos personalismo e neutralidade com as cores da educação é o que deve ser feito continuamente. Poderíamos percorrer um caminho mais interativo para chegarmos à qualidade sonhada, sem politicagem e puxa-saquismos dos que são meramente usados para o ofício difamatório e não solidário. Que a educação seja para o futuro, e que nesse futuro seja compartilhada e mais construtiva. Enquanto isso calmamente passo um visto nas primeiras páginas desse novo conto de fadas.
Josélia Coringa

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

EM CARNAUBAIS HÁ CONFIRMAÇÕES QUE O PISO SERÁ PAGO.


Prefeito de Carnaubais confirma que pagará piso nacional dos professores
Os servidores municipais lotados na Secretaria de Educação de Carnaubais serão remunerados de acordo com Piso Nacional do Magistério, equivalente a R$ 950. A informação foi confirmada pelo prefeito Luiz Gonzaga Cavalcante, Luizinho, durante uma assembléia realizada na última semana, com o sindicato da categoria. A medida atende às resoluções previstas pela Lei Federal que instituiu o benefício.

Desde o inicio de seu novo mandato, o prefeito têm deixado claro desde o que essa luta histórica dos professores tem de ser respeitada e cumprida. Incontestavelmente. A opinião do administrador municipal é compartilhada por sua equipe de governo e é um avanço em relação à situação apresentada atualmente pelos municípios vizinhos a Carnaubais.

Realizada na Câmara Municipal, a reunião serviu para que a equipe de governo composta por assessores contábeis e jurídicos e representantes das secretarias de Educação, Finanças e Administração, explicassem melhor como será feito o pagamento. Na ocasião, o dirigente do Sindisec, Josenildo Ferreira, solicitou que o município assegurasse perante a categoria o pagamento do piso. A solicitação foi atendida por Luizinho que, ainda garantiu o cumprimento da lei, mesmo sabendo que isso dará impacto financeiro.

De acordo com dados da Secretaria de Educação, atualmente o quadro funcional da educação carnaubaense é composto por 98 profissionais de ensino de nível médio e superior. Quase todos os professores compareceram à reunião, que ainda teve a presença da representação do Conselho do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Durante o debate sugiram duas propostas para assegurar o pagamento do piso sem afetar tanto o orçamento municipal. O prefeito sugere pagar o piso e fazer rateio trimestral da sobra dos recursos destinados para os professores. Essa foi à garantia dada pela equipe de governo.

Já o sindicalista do município de Assu, professor Luiz Carlos sugeriu que seja estabelecida uma contribuição linear de R$ 157,72 para cada professor. Isso seria equivalente as vantagens já contempladas no plano de carreira da categoria. Alguns educadores graduados não concordaram. Acham injusto um profissional de nível inicial ter o mesmo direito. Exigem a tabela de progressão. Outra exigência é em relação ao pagamento agora em janeiro do terço de férias ao qual a categoria tem direito. Ao final da reunião a categoria tirou uma comissão para se reunir com os representantes das secretarias de Educação, Finanças e Administração para avaliar a receita do Fundeb.
DIÁRIO DE NATAL